Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Bruno acordou tarde para Portugal, mas ainda a tempo de 'caçar' Rui Costa

O médio tem sido o protagonista principal da seleção nacional no Mundial e corre agora para ser o futuro 'general' das quinas e 'fintar' Rui Costa no trono dos goleadores.

Bruno acordou tarde para Portugal, mas ainda a tempo de 'caçar' Rui Costa
Notícias ao Minuto

07:21 - 30/11/22 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto Análise

Bruno Fernandes é o nome em maior destaque na seleção nacional, na presente edição do Mundial, tendo já rubricado dois golos e outras tantas assistências.

Um nome nem sempre consensual, entre os convocados, afinal despertou tarde para os holofotes da seleção principal das quinas. Basta recordar que a primeira internacionalização do médio do Manchester United apenas sucedeu com 23 anos e dois meses, já sob o comando de Fernando Santos. Uma chamada à seleção que coincidiu com a sua vinda para o Sporting, clube onde averbou 63 golos em 137 partidas.

Até ao momento, o futebolista de 28 anos contabilizou 51 internacionalizações e 13 golos, sendo que o 'grito do ipiranga' do médio, na seleção, apenas sucedeu no último ano e meio. Dos 13 remates certeiros efetuados, Bruno Fernandes apenas contabilizou dois tentos até junho de 2021. Depois disso, o ex-Sporting já festejou por 11 ocasiões e rubricou uma mão cheia de exibições de gala.

Bruno Fernandes apenas não se perfila como o futuro comandante da seleção nacional, após a retirada de Cristiano Ronaldo, como também vai à procura de ser o médio mais goleador de sempre do conjunto das quinas. Apesar de ter despertado tarde na 'sala de máquinas' de Portugal, a verdade é que Bruno Fernandes já é o segundo médio com mais golos na história do país.

O jogador, natural da Maia, contabiliza até ao momento 13 golos, a meio caminho do líder Rui Costa, que encarrilou 26 ao longo da carreira. Com a curiosidade de que o ex-Benfica se estreou mais cedo por Portugal, aos 21 anos e 30 dias, como também precisou de mais tempo dentro dos relvados para rubricar um remate certeiro (média de 274 minutos por jogo contra os 244 de Bruno Fernandes).

Início timído e tardio para um caminho que se avizinha triunfal

Apesar da primeira internacionalização de Bruno Fernandes somente ter sucedido aos 23 anos, a verdade é que até às portas dos 25 anos o médio carburou apenas 11 partidas ao serviço de Portugal.

Até ao dia 5 de junho de 2019, o futebolista de 28 anos completou os 90 minutos apenas por uma ocasião e, simultaneamente, o melhor Bruno Fernandes na seleção 'nasceu' na fase final da Liga das Nações desse ano. 

O médio dos red devils foi aposta de Fernando Santos nos últimos 24 encontros e se excluirmos o embate diante do Luxemburgo, em março de 2021, em que foi ausência por castigo, como também jogos de preparação ou momentos em que esteve lesionado, Bruno Fernandes só ficou de fora de um jogo oficial, por opção técnica, em novembro de 2018, no decorrer da fase de grupos da Liga das Nações. Caso para dizer que o desportista de 28 anos desperou já de 'barja rija' para a seleção, mas bem a tempo de ser o futuro 'general' da seleção.

Leia Também: Estamos lá: Brunão, com Ronaldo na sombra, abriu a porta dos 'oitavos'

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório