Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Estamos lá: Brunão, com Ronaldo na sombra, abriu a porta dos 'oitavos'

Portugal a um empate de garantir o primeiro lugar do Grupo H.

Estamos lá: Brunão, com Ronaldo na sombra, abriu a porta dos 'oitavos'

A seleção portuguesa carimbou, esta segunda-feira, a passagem aos oitavos de final do Campeonato do Mundial, após vencer por 2-0 a congénere uruguaia.

Voltámos a sofrer, não tanto como contra o Gana, mas deu para acabar o encontro com o triunfo e desfrutar da ‘festa com mate’ (uma bebida de água aquecida em erva moída, numa pequena cabaça, que é sorvida num tubo metalizado, chamado de bombilla, e muito consumida no país celeste).

Portugal tentou aplicar uma mudança superior na caixa de velocidades, comparativamente à primeira parte diante do Gana, porém dessa subida não resultou mais ocasiões de golo.

Aliás, Rochet foi um mero espectador na etapa inicial e o lance de maior perigo acabou por surgir na ‘trincheira’ rival com Bentancur, à passagem dos 32 minutos, isolar-se na cara de Diogo Costa, mas o guardião do FC Porto a levar a melhor sobre o jogador do Tottenham.

A seleção de todos nós vivia apenas de ameaças, o ‘défice de açúcar’ era notório e a amargura de uma nação acabou por estalar com a lesão de Nuno Mendes, que abandonou o relvado em lágrimas, aos 42 minutos, dando o seu lugar a Raphael Guerreiro.

A segunda parte começou com uma invasão de campo de um indivíduo que transportava a bandeira arco-íris. Resolvida a situação, Portugal carregou a todo o vapor no acelerador. Félix começou por acertar na malha lateral, para, pouco depois, aos 54 minutos, Bruno Fernandes cruzar para o golo de todos nós. Deu a impressão, à primeira vista, que Ronaldo ainda desviou de cabeça, mas a FIFA atribuiu mesmo o golo ao médio do Manchester United.

A celeste reagiu de pronto e colocou várias vezes o coração lusitano em sobressalto. Maxi Gómez por atirar ao poste, pouco depois Suárez enviou a redondinha à malha lateral e o sufoco termina com Diogo Costa, outra vez ele, a salvar-nos da onda de tristeza. Porém, e já nos instantes finais, chegou o tratado de paz, assinado por Bruno Fernandes, da marca dos 11 metros, após uma grande penalidade cometida por José María Giménez. Já nos descontos, Bruno Fernandes ainda contou com duas soberanas ocasiões para chegar ao hattrick, mas Rochet e o poste negaram a felicidade (já grande) ao médio dos red devils.

Portugal é a terceira seleção a carimbar a passagem aos oitavos de final, após selado o apuramento das congéneres francesa e brasileira, e fica agora a um ponto, diante da Coreia do Sul, de garantir o primeiro lugar do Grupo H.

Momento do jogo: O minuto 54, que se traduziu na abertura da lata portuguesa com o primeiro golo de Bruno Fernandes.

Onzes

Onze de Portugal: Diogo Costa; Cancelo, Rúben Dias, Pepe, Nuno Mendes; Rúben Neves, William Carvalho, Bruno Fernandes; João Félix, Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo.

Onze de Uruguai: Rochet; Godín, Giménez, Coates; Varela, Vecino, Valverde, Bentancur, Olivera; Cavani, Darwin.

Antevisão: Portugal vai defrontar, esta segunda-feira, o Uruguai, a partir das 19 horas,  no Lusail Iconic Stadium, num duelo relativo à segunda jornada do Grupo H. Antes disso, às 13 horas, defrontam-se Coreia do Sul e Gana.

Recordar que na primeira jornada, a seleção de todos nós quase nos obrigou a recorrer aos calmantes, após um final agoniante em que o Gana só não empatou a partida, no derradeiro lance, por força de uma escorregadela de Iñaki Williams.

A seleção venceu por 3-2 a congénere africana, e beneficiando do empate sem golos na outra partida, isolou-se na liderança do grupo com três pontos. Uruguaios e sul-coreanos somam apenas um ponto e o Gana ainda à espera de amealhar os primeiros pontos.

Recordar que para o confronto diante dos pupilos de Diego Alonso, Fernando Santos não vai poder com o lesionado Danilo e Otávio permanece em dúvida. Desta forma, Pepe vai regressar ao eixo da defesa do emblema das quinas.

Leia Também: Mundial'2022: Siga em direto os resultados e marcadores da 2.ª jornada

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório