Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Portugal-Gana: Hora de contrariar a história e começar com o pé direito

Encontro de estreia das cores nacionais no Campeonato do Mundo tem apito inicial agendado para as 16h00.

Portugal-Gana: Hora de contrariar a história e começar com o pé direito
Notícias ao Minuto

07:43 - 24/11/22 por Notícias ao Minuto

Desporto Antevisão

Hoje é dia de estreia de Portugal no Mundial'2022. A seleção nacional dá esta quinta-feira o pontapé de saída no Campeonato do Mundo, procurando, diante do Gana, evitar as entradas em 'falso' nas três edições anteriores.

No Estádio 974, em Doha, um recinto composto precisamente por aquele número de contentores e com capacidade para 40.000 espetadores, a equipa das quinas vai tentar fazer o que não conseguiu nos mundiais de 2010, 2014 e 2018, ou seja vencer o jogo de estreia, algo que alcançou pela última vez em 2006, na Alemanha, quando bateu Angola (1-0) no arranque.

De lá para cá, Portugal não sorriu no jogo de estreia num Campeonato do Mundo: em 2010, começou com um empate 0-0 com a Costa do Marfim; em 2014 estreou-se com uma derrota, frente à Alemanha (0-4); e no Mundial'2018, já com Fernando Santos no comando, a seleção portuguesa iniciou a 'campanha' na Rússia com um 'frenético' empate com a Espanha (3-3).

Pela frente, Portugal terá um adversário que venceu no único embate entre ambos, mas com sabor amargo, já que ditou o 'adeus' dos lusos à fase final da edição de 2014, no Brasil. Na altura, a equipa comandada por Paulo Bento venceu os africanos por 2-1, mas este foi um resultado que de nada valeu para que as cores nacionais se mantivessem na competição.

Agora no Qatar, a formação comandada por Fernando Santos vai estrear-se depois de ter efetuado um particular ainda em solo luso, perante outro oponente africano, a Nigéria, que terminou com um triunfo luso por 4-0. Um encontro no qual não esteve presente Cristiano Ronaldo, devido a uma gastroenterite, jogador que já deverá estar presente esta quinta-feira.

Na antevisão a esta partida, Fernando Santos disse que quer dar "uma enorme alegria" aos portugueses e assumiu que Portugal tem "o sonho, a ambição e a capacidade" de erguer o troféu de campeão mundial.

O encontro entre Portugal e Gana tem apito inicial agendado para as 19h00 locais (16h00 em Lisboa), e contará com a arbitragem do norte-americano Ismail Elfath.

Treinadores em discurso direto

Fernando Santos:

O que é um Mundial aceitável para Portugal? Não ponho nenhum target. Sei que é dificuldade. Propomo-nos a dar uma grande alegria aos portugueses. É isso que vamos procurar fazer em todos os jogos. Sentimos este apoio fantástico desde 2016. Quando começar amanhã as praças vão estar cheias e as pessoas vão estar agarradas ao televisor. O que nos move é dar uma grande alegria aos portugueses. A parte de baixo não vale a pena pensarmos, sequer.

Reorganização da equipa após particular com a Nigéria: Fizemos uma muito boa exibição, é verdade. Tivemos alegria, dinâmica e imprevisibilidade. Grande capacidade de reorganização do jogo, principalmente na reação à perda e na organização defensiva. Depois de 35 minutos de grande nível, entrámos num período em que desligámos e no qual não o podíamos ter feito. Falhar vamos sempre falhar, vamos sempre cometer alguns erros, mas há coisas desnecessárias. São falhas que não há necessidade. Para percorrer o tal outro meio caminho do código postal é não cometer falhas do mesmo nível. Ficamos mais perto de vencermos o jogo.

Portugal sem vencer um jogo de estreia num Mundial desde 2006: O primeiro jogo é sempre mais importante, porque é o primeiro e o próximo. A vitória traz energias mais positivas. Mas no Euro já empatei três e ganhei... Assinava por baixo, mas é um risco muito grande. O adversário vai cria-nos muitos problemas. Esta equipa do Gana é muito bem organizada e vimos isso contra a Suíça, recentemente. É muito rápida nas transições e no ataque rápido. Se não estivermos alerta, eles têm jogadores de muita qualidade, com momentos muito importantes no jogo. Temos respeito pelo adversário. Temos de pensar em nós e em potenciar as nossas capacidades e caraterísticas para alcançarmos a vitória amanhã.

Otto Addo

Análise: Temos de ser bravos neste jogo, ser confiantes. Os jogadores estão preparados e concentrados. Temos de defender bem, é certo. Os jogos até agora neste Mundial têm sido muito equilibrados, com resultados muito 'apertados' e acredito que o nosso será igual.

Foco da equipa: O nosso foco é o jogo com Portugal. Temos de sobreviver à fase de grupos e, depois, ninguém sabe o que poderá acontecer. Temos um objetivo, que é ganhar a Portugal, o que será muito difícil. Depois disso, veremos.

Impacto da saída de Ronaldo na equipa portuguesa: Honestamente não me interessa, não é um problema nosso se essas questões podem afetar Portugal. Todos querem ganhar jogos e este é um grande jogo, um jogo de Campeonato do Mundo, portanto acho que ninguém se sentirá afetado com o que quer que seja.

Últimos resultados:

Portugal: V-D-V-D-V

Gana: V-D-D-V-V

Últimos onzes:

Portugal: Rui Patrício, Dalot, Rúben Dias, António Silva, Nuno Mendes, Otávio, Bruno Fernandes, Wiiliam Carvalho, João Félix, Bernardo Silva e André Silva.

Gana: Lawrence Ati-Zigi, Tariq Lamptey, Mohamed Salisu, Daniel Amartey, Baba Rahman, Elisha Owusu, Salis Abdul Samed, Jordan Ayew, Iñaki Williams, Daniel Afriyie e André Ayew.

Ausências:

Portugal: Nada a registar.

Gana: Nada a registar.

Leia Também: CR7 não preocupa Fernando Santos: "Viram o jogo, jogaram matraquilhos..."

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório