Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 17º

"Se ganhássemos o Mundial e não marcasse um golo, assinava por baixo"

Craque português falou aos jornalistas a três dias da estreia de Portugal no Mundial'2022.

"Se ganhássemos o Mundial e não marcasse um golo, assinava por baixo"
Notícias ao Minuto

07:07 - 21/11/22 por Notícias ao Minuto

Desporto Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo está "recuperado", acredita no "potencial enorme" da seleção nacional e reitera que não segue atrás de recordes. Em conferência de imprensa, realizada na manhã desta segunda-feira, a três dias da estreia de Portugal no Mundial'2022, em Doha, no Qatar, Ronaldo sublinhou que ficaria feliz com a vitória portuguesa, mesmo sem marcar qualquer golo numa "grande competição". 

Momento de forma: "Sinto-bem. Tive um pequeno problema, mas já estou recuperado. Temos feitos bons treinos e sinto-me preparado para começar o Mundial da melhor maneira. Estou bem."

Memórias dos Mundiais: "São sempre momentos bons ou menos bons. Nestas competições, e até os Europeus, são sempre marcantes. O mundo para para nos ver jogar. As recordações são sempre positivas e bonitas."

Portugal favorito?:" Isso é sempre relativo. Acredito que temos um potencial enorme. Ganhar? Isso já veremos. Acredito que sim e tenho esse feeling, mas temos de começar bem com o Gana, que é o mais difícil. A partir daí é ir devagarinho."

Melhor seleção?: "Isso veremos no final. Do meu ponto de vista, quem ganha é a melhor seleção. Acredito que sim. Tem um potencial enorme. Vai ser bonito de se ver. A exigência será muito grande. Temos que começar com calma. Temos que ser os melhores. Se acreditamos que somos os melhores, temos de mostrar dentro de campo. Fácil."

Maior responsabilidade: "Será o meu quinto Mundial. A responsabilidade tenho sempre, desde os meus 11 anos em que saí de casa para ir para Lisboa. Sinto que sou mais observado do que os outros, mas responsabilidade tenho sempre. Gosto de ter, mas a pressão é sempre a mesma. Desde muito jovem que lido com isso. Umas vezes mal, outras bem. Depende do momento e do calor. Não sou perfeito, mas sinto-me capacidade para assumir a responsabilidade."

Ganhar o Mundial valeria o estatuto de melhor de sempre?: "Não, não vejo as coisas por aí. Mesmo se ganhasse o Mundial, haveria sempre esse debate. Uns gostam mais, outros menos. É como tudo na vida. É normal. Obviamente, sendo um jogador ambicioso, adoraria ganhar esta competição. Mas se não ganhar mais nada, ficarei feliz pela carreira que tive. Claro que era um sonho ganhar um Mundial, e é possível, mas vamos ver."

Timing da entrevista a Piers Morgan: "Na minha vida o timing é sempre o timing. Obviamente que, do vosso lado, é fácil opinar. Umas vezes verdade, muitas vezes mentiras. O timing é o meu timing. Não tenho que pensar no que os outros pensam. Tenho a certeza que não vai influenciar aqui na seleção. Toda a gente me conhece e sabem aquilo que sou e penso. Não serão influenciados por aquilo que os outros dizem ou pensam. O grupo está bem, está unido, está blindado. É um grupo que quer esta competição. Noto que está confiante. Todos querem jogar, que é algo que gosto de ver. Por isso, não tenho dúvidas que nada abalará o plantel."

Banco no United, tem algo a provar?: "Se tivesse que demonstrar com 37 anos e oito meses, estaria preocupado... Com o que já fiz e ganhei... Claro que tenho de demonstrar aquilo que sou ano após ano. O Mundial será das competições mais importantes, sim."

Metas individuais e outras seleções: "Os recordes, como já referi algumas vezes, são eles que me seguem. Tenho batido recorde atrás recorde. Seria bonito e especial bater o record de Eusébio, mas não é algo que me faça perder o sonho. Se Portugal ganhasse o Mundial e eu não marcasse um golo, assinaria por baixo. Juro pelos meus filhos. Isso é o mais relevante para mim. Há aquelas seleções que vemos de maneira diferente: Brasil, Argentina, França, Alemanha... Têm aquela pontinha de favoritismo, mas em 2016 também ninguém dava nada por nós." 

Fotografia com Messi, em campanha publicitária: "Foi uma campanha que adorei fazer. Era algo que procurava há muitos anos. Toda a gente conhece a grandeza da marca. Estou focado e muito otimista que as coisas vão correr bem. O xeque-mate vamos fazendo na vida. Gostava de ser eu a fazer contra ele [Messi]. No futebol seria mágico." 

Falta-lhe esse título?: "Seria mágico e um sonho, mas volto a referir. Na vida não me falta nada e tive mais do que eu esperava. Ganhar o Mundial seria um sonho. Todas as equipas querem ganhar, mas só uma pode ganhar. Temos de pensar com calma."

Palavras de Casillas: "O Iker é uma pessoa com quem tenho uma grande relação, ganhámos muitas coisas juntos. É normal... Eu entendo o que se passa. A mim nada me surpreende. Concordo com ele e espero demonstrar que vamos eliminando aquele pequeno leque de críticas. As pessoas que gostam de mim são milhões. Essa é que é a minha motivação. Isso não há dinheiro que pague.... A alegria dos meninos quando passam por mim." 

Momento com Bruno Fernandes: "Há sempre polémicas... Com o Bruno Fernandes, correu-vos mal outra vez. Fiz uma brincadeira com ele, com quem tenho uma relação excelente. O voo dele atrasou e eu perguntei se tinha vindo de barco. Era uma brincadeira, como foi com o João Cancelo. Ele estava um bocadinho triste, numa entrada mais ríspida entre ele e o Félix. Puxei-o para cima e depois surge mais uma polémica. Tudo o que gira à minha volta, há sempre debate, conversas... O ambiente na seleção é excelente. Estamos de corpo e alma aqui. Não há problemas. Não perguntem sempre pelo Cristiano, não falem de mim. O caso do Cristiano está encerrado. Falem sobre eles e sobre a competição. Se alguém me fizesse uma pergunta sobre o Rafa, eu não responderia, porque é um assunto encerrado. O selecionador já falou sobre esse tema. Perguntem coisas sobre eles e sobre a seleção."

Leia Também: Cristiano Ronaldo e a polémica com Bruno Fernandes: "Correu-vos mal..."

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório