Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

"Regresso de Cristiano Ronaldo ao Sporting? Só vejo coisas positivas"

Carlos Saleiro foi colega de Cristiano Ronaldo nas camadas jovens do Sporting e acredita que um eventual regresso a Alvalade poderá mesmo acontecer após o Mundial'2022.

"Regresso de Cristiano Ronaldo ao Sporting? Só vejo coisas positivas"
Notícias ao Minuto

08:00 - 16/11/22 por Francisco Amaral Santos

Desporto Exclusivo

O futuro de Cristiano Ronaldo voltou a ser tema de discussão um pouco por tudo o mundo, uma vez que a continuidade no Manchester United está mais do que comprometida. A polémica entrevista do craque português à TalkTV acionou todos os alarmes em Old Trafford e o 'divórcio' com os red devils parece ser uma mera questão de tempo.

Nesse sentido, começam a ser apontados possíveis destinos para Ronaldo e um deles passa por um regresso... a casa. Ou seja, ao Sporting. Ora, em exclusivo ao Desporto ao Minuto, Carlos Saleiro acredita que Cristiano Ronaldo pode, de facto, voltar a vestir a camisola verde e branca, ainda que isso implique uma operação financeira muito bem preparada. 

"Não será uma situação muito fácil, porque obviamente o Ronaldo tem um salário astronómico, com tudo aquilo que está associado. Teria que ser uma situação muito bem estruturada para que pudesse regressar ao Sporting", começa por dizer Saleiro, jogador também formado em Alcochete e que foi colega de CR7 nas camadas jovens do clube leonino. 

Uma das grandes questões em torno do regresso de Cristiano Ronaldo passa pela forma como Rúben Amorim teria que adaptar a equipa e o sistema tático para incluir o experiente avançado. Para Saleiro, isso não será, porém, uma dificuldade, apontando para a qualidade do antigo colega de equipa. 

"Acho que não teria que haver adaptações. Naturalmente o Ronaldo iria para a posição 9, que é aquela que tem ocupado nos últimos anos. Por isso poderia encaixar muito bem neste sistema tático de Rúben Amorim e não teria que existir uma adaptação só para que Ronaldo pudesse jogar ou rentabilizar as suas ações. Acho que o Ronaldo adapta-se perfeitamente a este sistema e a outro qualquer. Estamos a falar, talvez, do melhor de todos os tempos. Ao vir para o Sporting e para o futebol português nem haveria dúvida: vinha, jogava e renderia certamente", explica o antigo avançado do Sporting. 

CR7 seria acrescento de qualidade 

Carlos Saleiro também não tem dúvidas de que a presença de Cristiano Ronaldo no Sporting seria benéfica não só do ponto de vista desportivo. O antigo jogador recorda que Ronaldo é uma "lenda" e que acrescenta sempre pontos positivos a qualquer clube do mundo. 

"Em qualquer equipa ou país, o Ronaldo é uma lenda mundial e está no lote dos melhores do mundo. São poucos os que conseguiram fazer ou igualar Ronaldo em toda a história do futebol mundial. É uma referência. Seja no Sporting ou na China, será sempre uma referência e alguém que traz benefícios aos jogadores que estão na equipa e à formação. Sinceramente, e não é por ser o Ronaldo, alguém com que privei na formação do Sporting, só vejo coisas positivas no eventual regresso dele ao Sporting", aponta. 

Saída do United é questão de tempo 

A recente entrevista de Cristiano Ronaldo a Piers Morgan, na qual tece duras críticas a Erik ten Hag e ao Manchester United, tem sido tema de discussão em Inglaterra. No entanto, Saleiro entende o lado de Ronaldo e garante que o timing seria sempre alvo de críticas. 

"Um jogador como o Cristiano Ronaldo iria sempre provocar discussões e debate a qualquer altura que falasse sobre este problema. Claro que talvez não deixe confortáveis as pessoas do Manchester United, mas o Ronaldo sabe aquilo que diz e pensa. Muitas vezes questionamos os jogadores, que escondem muitas coisas e informações. Desta vez talvez tenhamos visto uma entrevista pura. Muitas vezes os jogadores e os clubes escondem as coisas. Faz falta este tipo de frontalidade no futebol", frisa, prosseguindo.

"Os jogadores estão sempre com receio de falar para não serem castigados ou multados. Se calhar, esta entrevista vem desbloquear muitas coisas e dar liberdade para expressar aquilo que vem na alma dos jogadores. Tem de ser feita de forma inteligente, mas é difícil escolher o momento quando alguém como o Ronaldo fala. Estas declarações causam muito barulho, mas acho que, ao falar, quer dizer que vai sair do Manchester United a seguir ao Mundial. E é um desejo de todos os sportinguistas que ele regresse à base. Não sei se acontecerá ou não, mas acho que faria sentido voltar", defende. 

Mundial para esquecer mágoas em Inglaterra

Saleiro revela-se, também, confiante de que Cristiano Ronaldo irá comparecer no Qatar perto da sua melhor versão e ajudar Portugal a chegar o mais longe possível no Mundial'2022. Além disso o antigo jogador do Sporting e agora empresário acredita que após o primeiro golo de Ronaldo todo o ruído será esquecido. 

"A forma como ele falou é precisamente para isso: retirar toda a pressão que tinha dentro dele, falar e agora, sim, focar-se na seleção e no Mundial. Poderá ser uma das últimas provas desta envergadura para ele e certamente o dia-a-dia em Manchester já estava a tornar-se pesado porque não poderia falar e expressar tudo o que sentia. Agora está num ambiente novo, onde talvez se sinta mais acarinhado e valorizado. O Ronaldo será um elemento chave no sucesso da nossa seleção. Acredito nisso. Ainda está muito bem e com a idade que tem é um privilégio vê-lo jogar. Já não tem a mesma velocidade de reação de há uns anos, mas é de louvar todo o empenho que mete na profissão. O Ronaldo merece ter a cabeça limpa. Quando começar o Mundial e aparecer o primeiro golo, tudo será abafado. Esperemos que seja isso que aconteça", conclui. 

Leia Também: "Espero que possamos mostrar ao mundo de que Portugal é capaz"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório