Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Portugueses à prova. Dos 'carrascos' entre rivais aos duelos inéditos

Benfica, FC Porto, Sporting e Sporting de Braga conheceram, esta segunda-feira, os próximos adversários nas competições europeias.

Portugueses à prova. Dos 'carrascos' entre rivais aos duelos inéditos
Notícias ao Minuto

08:03 - 08/11/22 por Miguel Simões

Desporto Análise

Ainda faltam mais de três meses para o regresso das competições europeias, mas as quatro equipas portuguesas (Benfica, FC Porto, Sporting e Sporting de Braga) já podem começar a pensar nas ambições para passar à fase seguinte de cada uma das provas, por força dos resultados dos sorteios conhecidos esta segunda-feira.

Na Liga dos Campeões, o Benfica vai defrontar os belgas do Club Brugge (curiosamente o adversário dos dragões na fase de grupos), enquanto o FC Porto terá pela frente o Inter, pelo que se trata de mais uma equipa italiana a colocar Sérgio Conceição à prova.

O Sporting 'caiu' para a Liga Europa e vai medir forças com os dinamarqueses do Midtjylland, que já tinham sido eliminados pelas águias no acesso à fase de grupos da prova milionária.

Já o Sporting de Braga estreia-se na Liga Conferência Europa frente aos italianos da Fiorentina, naquele que será um novo duelo inédito europeu para os bracarenses, à semelhança do que tinha acontecido com todos os adversários da fase de grupos da Liga Europa.

Entre os carrascos dos rivais e os confrontos nunca antes registados, as quatro equipas portuguesas sabem que, pelo meio, terão uma paragem para o Mundial do Qatar, pelo que em três meses tudo poderá mudar, tanto no que diz respeito ao próprio rendimento, como ao dos adversários sorteados.

No geral, as perspetivas parecem ser positivas, mas é preciso provar isso em campo para elevar o nome de Portugal no ranking de clubes.

Benfica vai 'espalhar chocolate'?

Análise ao adversário: Os tricampeões belgas protagonizaram uma fase de grupos surpreendente e, com o apuramento confirmado à quarta jornada, apenas foram ultrapassados pelo FC Porto na derradeira ronda da prova. Contudo, a nível interno, as coisas não estão a correr propriamente bem, de tal forma que, por esta altura, o Club Brugge é qu arto e está a 11 pontos... do líder Genk. O ponto alto na Liga dos Campeões terá sido a goleada no Dragão (0-4), embora o FC Porto tenha respondido na mesma dose na Bélgica (0-4). Ainda assim, as águias lideradas por Roger Schmidt terão de ter cuidado se quiserem 'espalhar bom chocolate'.

Histórico de confrontos: (-)

Estrela da equipa: Andreas Skov Olsen está a protagonizar um bom arranque de temporada e já entrou para o topo de jogadores mais valiosos do Club Brugge. Na Liga dos Campeões, o extremo dinamarquês de 22 anos apenas contribuiu com um golo e uma assistência, mas esta temporada já leva um total de oito tentos certeiros e três passes para golo em 20 jogos. Um jogador a merecer especial atenção nas transições da equipa belga.

FC Porto volta a eliminar italianos?

Análise ao adversário: Num grupo com Bayern Munique e Barcelona, o Inter conseguiu 'empurrar' o Barcelona para a Liga Europa e carimbou o apuramento para os 'oitavos' da Champions. Um pouco à semelhança do adversário do Benfica, olhando para o contexto atual, também a equipa de Milão parece atravessar mais dificuldades no contexto interno, de tal forma que nem figura em zona europeia, fruto do sétimo lugar, também a 11 pontos do líder Napoli. Sérgio Conceição sabe como criar dificuldades a equipas italianas (especialmente no Dragão, onde só sabe ganhar) e terá mais um desafio para mostrar isso mesmo.

Histórico de confrontos: Em quatro jogos, o Inter levou a melhor por duas ocasiões (ambas em casa), sendo que, no Dragão, o FC Porto arrancou um triunfo e um empate. Nos oitavos da edição de 2004/05 da Liga dos Campeões, os dragões empataram em casa (1-1) e perderam em Milão (3-1), enquanto na fase de grupos da época seguinte, os azuis e brancos triunfaram no Dragão (2-0) e foram derrotados no San Siro (2-1), num grupo em que o FC Porto foi último classificado e o Inter... líder.

Estrela da equipa: Lautaro Martínez é o avançado que, apesar de alguns momentos menos consistentes, parece estar em melhor forma. O argentino de 25 anos tem sido a principal 'arma' de Simone Inzaghi para o ataque e, apesar de só ter contribuído com um golo e duas assistências na fase de grupos, já leva um total de sete tentos certeiros e quatro passes para golo em 19 jogos realizados na presente temporada. É um dos nomes a ter em atenção para a estratégia de Sérgio Conceição.

Sporting inspira-se no rival?

Análise ao adversário: Fruto do segundo lugar na temporada passada, o Midtjylland ainda disputou o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, mas acabou por ser afastado pelo Benfica (agregado de 7-2) e, mesmo na Liga Europa, terminou com os mesmos oito pontos que o líder Feyenoord e, imagine-se, os não apurados Lazio e Sturm Graz. Internamente, repete-se a história dos adversários acima mencionados, sendo que, por esta altura, os dinamarqueses ocupam a oitava posição, em zona de despromoção, a dez pontos do líder Nordsjaelland. Rúben Amorim não pedirá dicas a Schmidt, mas pode haver inspiração...

Histórico de confrontos: O Sporting jogou apenas frente ao Midtjylland por duas vezes e conseguiu sorrir em ambas. Na primeira ronda da Taça UEFA de 2001/02, os leões venceram na Dinamarca (0-3) na primeira mão e acabaram por triunfar também no segundo jogo, por 3-2.

Estrela da equipa: Anders Dreyer é a figura do Midtjylland, não só pelos números, mas também pelo que acrescenta ao momento ofensivo da equipa dinamarquesa. Na Liga Europa alcançou o registo de dois golos e uma assistência, porém, juntando todas as competições, já são dez tentos certeiros e três passes para golo em 24 partidas realizadas esta temporada. O extremo de 24 anos destaca-se pela velocidade nos corredores e poderá dificultar a tarefa defensiva aos leões.

Sp. Braga com a missão mais complicada?

Análise ao adversário: Após ter terminado a fase de grupos da Liga Conferência Europa na segunda posição, com os mesmos pontos que o líder Basaksehir, a Fiorentina será o primeiro adversário do Sporting de Braga naquela que é a estreia dos bracarenses na terceira prova da UEFA. No campeonato italiano, o conjunto de Florença segue na 12.ª posição, a nove pontos da AS Roma, que ocupa a última vaga europeia atualmente. Havia adversários menos sonantes no leque de possíveis adversários, ainda assim, o conjunto de Artur Jorge tudo fará para evitar o afastamento das competições europeias.

Histórico de confrontos: (-)

Estrela da equipa: Luka Jovic já sabe o que é jogar em Portugal - passou pelo Benfica e ainda regressou a atuar pelo Eintracht Frankfurt - e é uma das principais 'armas' da Fiorentina. Na Liga Conferência Europa destacou-se com quatro golos em apenas seis jogos, contra apenas dois em 12 no campeonato italiano, pelo que o avançado sérvio parece ter 'faro de golo' na prova europeia e será certamente uma dor de cabeça para a equipa bracarense.

Leia Também: Sorteio sorridente na Champions: Benfica-Brugge e FC Porto-Inter

Leia Também: Sporting defronta Midtjylland no playoff em sorteio com final antecipada

Leia Também: Sp. Braga defronta Fiorentina no playoff da Liga Conferência

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório