Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Sporting deixa escapar milhões da Champions e cai para Liga Europa

Sporting chegou a estar na liderança do grupo, mas a reviravolta sofrida diante do Eintracht Frankfurt foi fatal para a equipa de Rúben Amorim na Liga dos Campeões. Ainda assim, há um lugar reservado na Liga Europa.

Sporting deixa escapar milhões da Champions e cai para Liga Europa
Notícias ao Minuto

21:55 - 01/11/22 por Miguel Simões

Desporto Liga dos Campeões

O Sporting vacilou na missão de se apurar para os 'oitavos' da Liga dos Campeões, esta terça-feira, ao ceder uma derrota com o Eintracht Frankfurt (1-2). O apito final em Alvalade parecia ditar o adeus redondo às competições europeias, mas o golo do Tottenham em Marselha deixou a equipa de Rúben Amorim com um lugar reservado na Liga Europa.

Num primeiro tempo algo equilibrado, os leões procuraram desde bem cedo chegar ao primeiro golo encontro e esse momento chegou... mas perto do intervalo. De primeira, Arthur Gomes deixou Alvalade ao rubro e o Sporting até foi para o intervalo na liderança do grupo.

Os alemães conseguiram voltar ao jogo através de uma grande penalidade convertida por Kamada à passagem da hora de jogo e, pouco depois, foi a vez de Kolo Muani assinar o tento da reviravolta. A derrota dita o adeus à Champions e o olá à Liga Europa.

A chama acendeu perto do intervalo...

Rúben Amorim decidiu promover seis alterações em relação ao onze apresentado em Arouca, com as entradas de St. Juste, Nuno Santos, Pedro Porro, Manuel Ugarte, Marcus Edwards e Paulinho, sem grandes invenções e numa versão muito próxima à que habitualmente apresenta.

O Sporting até entrou melhor com uma tentativa madrugadora de Edwards e, fruto das arrancadas pelas laterais, conseguiu que dois jogadores doas alemães (Kamada e Jakic) ficassem amarelados dentro dos primeiros 15 minutos. Porém, o Eintracht Frankfurt também foi aproveitando os períodos em que teve bola para 'encostar' os leões em determinados momentos, sendo que Evan N’Dicka até esteve bem perto de marcar.

Pouco depois de Paulinho ter falhado um cabeceamento que podia ter mexido com o marcador, Nuno Santos lesionou-se ao tentar chegar a uma bola e saiu de maca à passagem da meia hora de jogo - com direito a imensos aplausos -, permitindo a entrada de Matheus Reis em campo, que não tardou em ver uma amarelo.

Quando o Eintracht subia à área leonina deixava lacunas atrás que os leões aproveitavam nos contra-ataques, um dos quais que merecia melhor finalização de Ugarte. Alvalade não festejou aí, festejou a seguir. Aos 39 minutos, uma bola de Ugarte sofreu um desvio na defesa adversária e Arthur Gomes apareceu no sítio certo para, de primeira, atirar para o fundo das redes e deixar Alvalade em ebulição.

...mas apagou-se na segunda parte

Num início de segundo tempo algo morno, a equipa de Amorim sentiu dificuldades em chegar com clarividência ao último terço e a verdade é que que quando não marcam uns... marcam outros.

À passagem da hora de jogo, o Eintracht beneficiou de uma grande penalidade por braço de Coates na bola (ele que se queixou de ter sofrido uma carga) e, na hora de converter o castigo máximo, Kamada restabeleceu a igualdade.

Dez minutos depois, num lance de insistência bem trabalhado pelos visitantes, Kolo Muani apareceu no sítio certo para assinar o tento da reviravolta no encontro e deixares os milhares de alemães presentes em Alvalade em estado de euforia.

Já com Trincão e Essugo em campo, Rúben Amorim ainda lançou Jovane Cabral e o Sporting, a espaços, foi procurando o tão desejadi golo do empate, mas revelou ser inconsequente na hora de assustar Trapp nos instantes finais.

Com este resultado, e beneficiando do golo do Tottenham ao cair do pano em Marselha, o Sporting fica na terceira posição, com sete pontos, enquanto o Eintracht Frankfurt agarra o segundo lugar, com dez.

Momento do jogo: Inevitavelmente o lance que conduziu à reviravolta do Eintracht Frankfurt, com Kolo Muani a atirar o Sporting para o último lugar do grupo aos 72 minutos.

[Notícia atualizada às 22h04]

Leia Também: Vai de primeira. O remate de Arthur Gomes que deixou Alvalade em ebulição

Leia Também: Coates colocou o braço na bola dentro da área e Kamada marcou o penálti

Leia Também: O golo de Muani que deixa o Sporting fora das provas europeias

Pré-direto

19h50: Um empate bastará ao Sporting para carimbar o acesso aos 'oitavos' da Liga dos Campeões. Um triunfo poderá conduzir os leões ao primeiro lugar do grupo. Já uma derrota deixará a equipa de Rúben Amorim fora da Champions, sendo que a eventual queda para a Liga Europa estará dependente do que o Olympique Marseille conseguir na receção ao Tottenham. Tudo em aberto, do primeiro ao quarto lugar.

19h45: Bancadas de Alvalade começam a compor-se a rigor para o emocionante duelo desta terça-feira.

19h43: Equipas recolhem aos balneários.

19h35: Speaker do estádio anuncia os números das camisolas na ficha de jogo e os adeptos... completam com o nome. Grande momento em Alvalade.

19h30: Adeptos presentes no topo sul de Alvalade começam a entoar cânticos e o apoio estende-se às restantes bancadas do estádio.

19h27: Aí estão os jogadores do Sporting em campo a ter direito a uma enorme onda de aplausos.

19h24: Momento de entrada em campo da equipa do Eintracht Frankfurt. Assobiam os sportinguistas, aplaudem efusivamente os milhares de alemães presentes no estádio

19h19: Desta vez são os guardiães do Sporting a entrar em campo e ouvem-se os primeiros (fortes) aplausos do público de Alvalade.

19h12: Iniciam-se os exercícios de aquecimento dos guarda-redes do Eintracht Frankfurt e os adeptos alemães ficam ao rubro.

19h00: O Desporto ao Minuto já se encontra no Estádio de Alvalade para levar até si as emoções deste decisivo duelo nas contas para os 'oitavos' da Liga dos Campeões.

Equipas iniciais

Sporting: Antonio Adán; Gonçalo Inácio, Sebastián Coates, St. Juste; Pedro Porro, Pote, Manuel Ugarte, Nuno Santos; Arthur Gomes, Paulinho e Marcus Edwards.

Suplentes do Sporting: Franco Israel, Matheus Reis, Esgaio, Marsà, Nazinho, Alexandropoulos, Mateus Fernandes, Dário Essugo, Rochinha, Trincão, Fatawu, Jovane.

Eintracht Frankfurt: Kevin Trapp; Tuta, Kristijan Jakić, Ndicka; Dina Ebimbe, Daichi Kamada, Sow, Pellegrini; Jesper Lindstrøm, Mario Götze, Kolo Muani.

Suplentes: Grahl, Ramaj, Onguéné, Smolcic, Rode, Chandler, Alidou, Borré, Alario, Knauff.

Antevisão

O Sporting prepara-se para receber, esta terça-feira, o Eintracht Frankfurt, com vista a todas as decisões no grupo D da Liga dos Campeões. Quem continua, quem cai para a Liga Europa e quem fica de fora? Tudo será decidido na entusiasmante noite desta sexta-feira.

Os leões - que perderam em Arouca na passada jornada da I Liga - sabem que um empate garante a qualificação para a próxima fase da prova e, em caso de triunfo, poderão até chegar ao primeiro lugar, dependendo do confronto entre OIympique de Marseille e Tottenham.

Contudo, há ainda o outro lado da moeda. Em caso de derrota, o Sporting - atual segundo classificado do grupo - sabe que não irá continuar na prova milionária e apenas cairá para a Liga Europa se o Tottenham vencer em Marselha.

Independentemente do desfecho do outro jogo do grupo, o conjunto de Rúben Amorim sabe que depende exclusivamente de si para acompanhar os rivais Benfica e FC Porto na 'chuva de milhões' com o apuramento para os 'oitavos' da maior prova europeia de clubes, algo que se traduziria no feito inédito de haver três equipas portugueses a apurar-se na fase de grupos da Champions.

Recorde-se que, depois de dois triunfos logo a abrir o grupo D da competição, o Sporting vacilou com duas derrotas frente aos franceses do Olympique de Marseille e, caso dê continuidade ao empate em Londres, frente ao Tottenham, sairá certamente a sorrir.

O jogo tem apito inicial agendado para as 20 horas, será ajuizado pelo esloveno Slavko Vincic e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Sporting-Eintracht: 'Chuva de milhões' em busca do inédito para Portugal

Leia Também: O onze provável do Sporting para o 'tudo ou nada' na Europa

Leia Também: Do A ao H. As contas de todos os grupos na última jornada da Champions

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório