Mundial2022. FIFA quer criar fundo para vítimas de acidentes de trabalho

A FIFA assumiu hoje o "interesse" em criar um fundo indemnizatório para as vítimas de acidentes de trabalho nas obras do Mundial2022 de futebol do Qatar, já depois de várias federações se disponibilizarem para o fazer.

Portugal é oitavo e segue no grupo dos dez melhores no 'ranking' da FIFA

© Lusa

Lusa
13/10/2022 20:24 ‧ 13/10/2022 por Lusa

Desporto

Mundial'2022

importante tentar fazer com que qualquer pessoa que tenha sofrido uma lesão como resultado da sua participação no Campeonato do Mundo seja de alguma forma compensada", justificou o vice-secretário-geral, Alasdair Bell.

As declarações ocorreram durante uma audiência no Conselho da Europa sobre a proteção dos direitos dos trabalhadores no Qatar.

"Não é a coisa mais fácil de configurar, é preciso pensar. Requer estrutura, regras e governança, mas, definitivamente, é algo que queremos avançar", sublinhou o dirigente.

No início de outubro, a Federação Francesa de Futebol (FFF) anunciou que estava a trabalhar com várias outras federações num fundo de indemnizações para as vítimas de acidentes de trabalho nos estádios afetos ao Mundial2022.

"Conversámos com uma dezena de federações para trabalhar num conjunto de propostas (...), como a criação de um centro de acolhimento para trabalhadores migrantes que faria parte do legado da Copa do Qatar (...) e de um fundo de indemnização para todos aqueles que foram vítimas de acidentes de trabalho durante as obras do mundial", explicou o vice-presidente da FFF, Philippe Diallo.

Várias organizações de direitos humanos têm vindo a fazer este tipo de propostas, tendo desafiado vários patrocinadores do evento a apoiar a iniciativa.

Depois de pressões internacionais, o Qatar implementou sistemas de compensação de trabalhadores, porém, e de acordo com a Amnistia Internacional, essas medidas têm sido lentas e não beneficiam todos.

Diversas ONG têm aplaudido algumas reformas sociais adotadas pelas autoridades do Qatar, contudo, apontam ainda bastantes deficiências na proteção dos trabalhadores, bem como um problema recorrente de salários por pagar.

Já as autoridades do Qatar refutam as críticas à sua inação em relação aos direitos dos trabalhadores, recordando a introdução de um salário mínimo, o relaxamento da dependência destes em relação aos seus empregadores e a imposição de regras de proteção mais rigorosas durante os verões muito quentes.

 

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Com futuro por definir, Francisco Conceição 'aplaude' Sérgio Conceição

Mercado de Transferências

Com futuro por definir, Francisco Conceição 'aplaude' Sérgio Conceição

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Há multas por excesso de velocidade na Via Verde?

Radares de Velocidade

Há multas por excesso de velocidade na Via Verde?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas