FC Porto dispensa 'passas do Algarve' e vence antes do Clássico

Dragões assinaram uma exibição dominante diante do Portimonense e continuam na perseguição ao líder, o Benfica.

Notícia

© FC Porto

Carlos Pereira Fernandes
08/10/2022 19:58 ‧ 08/10/2022 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

I Liga

No Algarve, com uma temperatura agradável… as condições estavam reunidas para umas boas férias, mas o FC Porto recusou ‘tirar o pé do acelerador’, e alcançou, este sábado, a terceira vitória consecutiva, ao bater o Portimonense, por 2-0.

Otávio desbloqueou o marcador, ainda no primeiro tempo, e, já no segundo foi a vez de Pepê fazer o gosto ao pé, permitindo aos azuis e brancos continuar na perseguição ao líder, o Benfica, com quem têm encontro marcado, na próxima jornada.

Kosuke Nakamura evitou o pior

O Portimonense assinou uma entrada positiva em campo, com algumas investidas interessantes, particularmente, a partir do lado esquerdo, fruto das combinações entre Moustapha Seck e Rui Gomes, mas rapidamente a ‘corrente’ começou a seguir no sentido contrário.

Matheus Uribe deu o primeiro sinal de aviso, quando, aos 17 minutos, obrigou Kosuke Nakamura a esticar-se para desviar um potente remate desferido à entrada da grande área, dando, assim, início ao domínio azul e branco.

Apenas cinco minutos depois, Otávio deu aos adeptos do FC Porto motivos para festejar, quando trocou a bola com o Evanilson… de peito, antes de acertar em cheio na bola, de primeira, e colocar a bola no fundo das redes.

Até final, os dragões ainda dispuseram de duas oportunidades claras para dilatar a vantagem. Aos 34 minutos, Evanilson atirou a centímetros do poste, e, aos 39, Kosuke Nakamura ‘voou’ para negar aquele que seria um golaço de Mehdi Taremi.

Pepê ‘matou’ o jogo

A tendência ascendente do FC Porto manteve-se na segunda parte, e, apenas sete minutos após o regresso dos balneários, já Pepê dilatava a vantagem, com um toque de classe, que fez sobrevoar a bola sobre Kosuke Nakamura.

Os algarvios ainda ensaiaram uma tímida resposta, e, aos 76 minutos, obtiveram, por fim, a primeira oportunidade do jogo, e só a trave ‘salvou’ Diogo Costa de sofrer um golo certo de Yago Cariello.

Feitas as contas, com este triunfo, o FC Porto isola-se, provisoriamente, na segunda posição da I Liga, com 22 pontos, menos três do que o líder, o Benfica (que, à mesma hora, bateu o Rio Ave, por 4-2), com quem irá medir forças já na próxima jornadas.

Quanto ao Portimonense, que tem vindo a ‘perder gás’ após um arranque de temporada ‘imaculado’ e sofreu a terceira derrota nas quatro últimas rondas, é sétimo classificado, com 15 pontos conquistado ao cabo de nove partidas.

Momento do jogo: O FC Porto estava a vencer, por 1-0, mas o Portimonense dava sinais de que, de um momento para o outro, poderia surpreender e relançar a luta pelo resultado. No entanto, o golo de Pepê, no início da segunda parte, ‘matou’ as esperanças dos homens da casa.

Onzes

Portimonense: Kosuke; Fahd Moufi, Pedrão, Relvas, Outtara; Seck, Paulo Estrela, Ewerton; Luquinha, Rui Gomes e Yago Cariello.

FC Porto: Diogo Costa; Rodrigo Conceição, Fábio Cardoso, David Carmo, Wendell; Uribe, Eustáquio, Pepê, Otávio; Taremi e Evanilson.

Antevisão

A I Liga é, este sábado, palco de um dia como há poucos, em que os três 'grandes' do futebol português vão a jogo no espaço de poucas horas. O FC Porto tem visita agendada ao Portimonense, logo depois do Santa Clara-Sporting, e ao mesmo tempo que o Benfica-Rio Ave.

Uma partida sobre a qual, claro está, paira o 'fantasma da primavera passada'. Isto é, o jogo entre ambas as equipas, no mês de abril, em que os dragões golearam, por 7-0, fazendo desatar a polémica e originando, inclusive, um processo aos algarvios, que muito deu que falar.

Desta feita, os homens de Paulo Sérgio vão a jogo com o estatuto de 'equipa-sensação' da nova época, com 15 pontos conquistados ao cabo de oito rondas, o que significa que, em caso de triunfo, ficarão a apenas um dos vice-líderes, que continuam na perseguição aos encarnados.

O Portimonense-FC Porto diz respeito à nona jornada do campeonato nacional, contará com a arbitragem de Manuel Mota, da Associação de Futebol de Braga, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 18h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Portimonense-FC Porto: Dragões no Algarve com o Clássico no horizonte

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

NAPA chegam à final da Eurovisão e celebraram com festejo... de Gyokeres

Eurovisão

NAPA chegam à final da Eurovisão e celebraram com festejo... de Gyokeres

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Campeão Neuville tenta responder à armada japonesa no Rali de Portugal

Rali de Portugal

Campeão Neuville tenta responder à armada japonesa no Rali de Portugal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas