Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

FC Porto dispensa 'passas do Algarve' e vence antes do Clássico

Dragões assinaram uma exibição dominante diante do Portimonense e continuam na perseguição ao líder, o Benfica.

FC Porto dispensa 'passas do Algarve' e vence antes do Clássico
Notícias ao Minuto

19:58 - 08/10/22 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

No Algarve, com uma temperatura agradável… as condições estavam reunidas para umas boas férias, mas o FC Porto recusou ‘tirar o pé do acelerador’, e alcançou, este sábado, a terceira vitória consecutiva, ao bater o Portimonense, por 2-0.

Otávio desbloqueou o marcador, ainda no primeiro tempo, e, já no segundo foi a vez de Pepê fazer o gosto ao pé, permitindo aos azuis e brancos continuar na perseguição ao líder, o Benfica, com quem têm encontro marcado, na próxima jornada.

Kosuke Nakamura evitou o pior

O Portimonense assinou uma entrada positiva em campo, com algumas investidas interessantes, particularmente, a partir do lado esquerdo, fruto das combinações entre Moustapha Seck e Rui Gomes, mas rapidamente a ‘corrente’ começou a seguir no sentido contrário.

Matheus Uribe deu o primeiro sinal de aviso, quando, aos 17 minutos, obrigou Kosuke Nakamura a esticar-se para desviar um potente remate desferido à entrada da grande área, dando, assim, início ao domínio azul e branco.

Apenas cinco minutos depois, Otávio deu aos adeptos do FC Porto motivos para festejar, quando trocou a bola com o Evanilson… de peito, antes de acertar em cheio na bola, de primeira, e colocar a bola no fundo das redes.

Até final, os dragões ainda dispuseram de duas oportunidades claras para dilatar a vantagem. Aos 34 minutos, Evanilson atirou a centímetros do poste, e, aos 39, Kosuke Nakamura ‘voou’ para negar aquele que seria um golaço de Mehdi Taremi.

Pepê ‘matou’ o jogo

A tendência ascendente do FC Porto manteve-se na segunda parte, e, apenas sete minutos após o regresso dos balneários, já Pepê dilatava a vantagem, com um toque de classe, que fez sobrevoar a bola sobre Kosuke Nakamura.

Os algarvios ainda ensaiaram uma tímida resposta, e, aos 76 minutos, obtiveram, por fim, a primeira oportunidade do jogo, e só a trave ‘salvou’ Diogo Costa de sofrer um golo certo de Yago Cariello.

Feitas as contas, com este triunfo, o FC Porto isola-se, provisoriamente, na segunda posição da I Liga, com 22 pontos, menos três do que o líder, o Benfica (que, à mesma hora, bateu o Rio Ave, por 4-2), com quem irá medir forças já na próxima jornadas.

Quanto ao Portimonense, que tem vindo a ‘perder gás’ após um arranque de temporada ‘imaculado’ e sofreu a terceira derrota nas quatro últimas rondas, é sétimo classificado, com 15 pontos conquistado ao cabo de nove partidas.

Momento do jogo: O FC Porto estava a vencer, por 1-0, mas o Portimonense dava sinais de que, de um momento para o outro, poderia surpreender e relançar a luta pelo resultado. No entanto, o golo de Pepê, no início da segunda parte, ‘matou’ as esperanças dos homens da casa.

Onzes

Portimonense: Kosuke; Fahd Moufi, Pedrão, Relvas, Outtara; Seck, Paulo Estrela, Ewerton; Luquinha, Rui Gomes e Yago Cariello.

FC Porto: Diogo Costa; Rodrigo Conceição, Fábio Cardoso, David Carmo, Wendell; Uribe, Eustáquio, Pepê, Otávio; Taremi e Evanilson.

Antevisão

A I Liga é, este sábado, palco de um dia como há poucos, em que os três 'grandes' do futebol português vão a jogo no espaço de poucas horas. O FC Porto tem visita agendada ao Portimonense, logo depois do Santa Clara-Sporting, e ao mesmo tempo que o Benfica-Rio Ave.

Uma partida sobre a qual, claro está, paira o 'fantasma da primavera passada'. Isto é, o jogo entre ambas as equipas, no mês de abril, em que os dragões golearam, por 7-0, fazendo desatar a polémica e originando, inclusive, um processo aos algarvios, que muito deu que falar.

Desta feita, os homens de Paulo Sérgio vão a jogo com o estatuto de 'equipa-sensação' da nova época, com 15 pontos conquistados ao cabo de oito rondas, o que significa que, em caso de triunfo, ficarão a apenas um dos vice-líderes, que continuam na perseguição aos encarnados.

O Portimonense-FC Porto diz respeito à nona jornada do campeonato nacional, contará com a arbitragem de Manuel Mota, da Associação de Futebol de Braga, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 18h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Portimonense-FC Porto: Dragões no Algarve com o Clássico no horizonte

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório