Meteorologia

  • 19 JUNHO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 21º

Sporting 'afoga mágoas europeias' nos Açores e volta a sorrir

Morita e Nuno Santos marcaram os golos que valeram o triunfo sobre o Santa Clara, numa tarde em que Antonio Adán se ‘redimiu’.

Sporting 'afoga mágoas europeias' nos Açores e volta a sorrir
Notícias ao Minuto

17:26 - 08/10/22 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

O Sporting deixou para trás a pesada derrota sofrida a meio da semana, diante do Marseille, por 1-4, e regressou, ao final da tarde deste sábado, às vitórias, na deslocação ao terreno do Santa Clara, por 2-1.

Hidemasa Morita marcou, ainda na primeira parte, o golo que abriu o caminho ao triunfo verde e branco, mas não esqueceu o passado e fez questão de pedir desculpa à antiga equipa. Já à beira do apito final, foi Nuno Santos quem fez o gosto ao pé.

Só um ‘mecânico’ conhecedor para desmontar tamanho ‘autocarro’

O Santa Clara entrou em campo mais preocupado em não sofrer do que em, verdadeiramente, fazer ‘mossa’ ao Sporting, sentimento que se refletiu numa equipa extremamente recuada, com 11 jogadores permanentemente atrás da bola e uma linha de seis na defesa.

Os leões tiveram paciência, foram encontrando maneira de circular a bola nos (poucos) espaços que lhe eram permitidos, e, aos poucos, foram-se aproximando da grande área. De tal maneira que, aos 27 minutos, já somavam… três pedidos de grande penalidade.

No primeiro, Artur Soares Dias assinalou falta de Gabriel Silva sobre Nuno Santos, mas, após consultar o VAR, voltou atrás. No segundo, Paulinho reclamou mão de Paulo Eduardo na bola, mas sem sucesso. E, no terceiro, foi Jeremiah St. Juste a ir ao relvado após uma disputa com MT.

Foi então que, aos 29 minutos, e com relativa naturalidade, os verde e brancos desbloquearam o nulo. Marcus Edwards atirou para defesa incompleta de Gabriel Batista, e, na recarga, Hidemasa Morita apareceu no sítio certo para emendar, marcando à antiga equipa, mas não festejando.

O ‘velho’ Adán voltou

Ao intervalo, Mário Silva mexeu, lançando Kyosuke Tagawa para o lugar de João Lima, e a alteração quase teve efeitos imediatos, visto que o japonês trabalhou bem na grande área e deixou a bola em Pedro Bicalho, que atirou para uma defesa ‘apertada’ de Antonio Adán.

A resposta surgiu pouco tempo depois. Marcus Edwards pegou na bola, deixou três adversários para trás e ‘disparou’, fazendo a bola passar a escassos centímetros do poste da baliza à guarda de João Batista.

Aos 68 minutos, o guarda-redes leonino voltou a dizer ‘presente’, ao ‘voar’ para negar o golo do empate a Ricardinho. E voltou a fazê-lo, já aos 83, desta feita após um potente remate de Bruno Almeida, à entrada da grande área. Aos 90, Nuno Santos marcou, e, aos 90+5, Kyosuke Tagawa fez o mesmo e selou o resultado final.

Com este triunfo, o Sporting passa a somar 16 pontos e ascende, provisoriamente, à quinta posição da I Liga. Quanto ao Santa Clara, que já não sabe o que é vencer há quatro partidas consecutivas, é 16.º e antepenúltimo classificado, com cinco pontos.

Momento do jogo: Diante de um Santa Clara tão compacto, o Sporting corria o risco de ir aumentando os níveis de ansiedade caso o golo demorasse. A verdade é que, na primeira oportunidade de que dispôs, a equipa orientada por Rúben Amorim marcou, por intermédio de Hidemasa Morita, e pôde encarar a partida com outra tranquilidade.

Onzes

Santa Clara: Gabriel Batista; Pierre Sagna, Adriano, Anderson Carvalho, Paulo Eduardo, MT; Pedro Bicalho, Bobsin; Gabriel Silva, Ricardinho e João Lima.

Sporting: Adán; Ricardo Esgaio, Matheus Reis, St. Juste, Coates, Nuno Santos; Ugarte, Morita; Pedro Gonçalvez, Edwards e Paulinho.

Antevisão

Santa Clara e Sporting terão a honra de dar o 'tiro de partida' para aquele que se adivinha ser um sábado de 'loucos', no qual, como poucas vezes é visto, os chamados três 'grandes' do futebol português vão entrar em ação no espaço de poucas horas.

Os leões vão aos Açores em busca de encontrar a cura para a 'ressaca europeia', visto que, a meio da semana, sofreram uma pesada derrota, por 1-4, na visita ao Marseille, em partida a contar para a terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Os insulares também poucos motivos para sorrir têm, visto que chegam à nona ronda da I Liga no seguimento de uma série de três jogos em que somaram um empate e duas derrotas, a última das quais diante do Rio Ave, por 0-1.

O Santa Clara-Sporting joga-se no Estádio de São Miguel, será ajuizado por Artur Soares Dias, árbitro da Associação de Futebol do Porto, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 15h30 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Sta. Clara-Sporting: Despertar do pesadelo europeu e acertar no fuso

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório