FPF decreta minuto de silêncio em memória das vítimas da Indonésia

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decretou hoje a realização de um minuto de silêncio nas competições por si organizadas, nomeadamente a Taça de Portugal, em memória das vítimas da tragédia ocorrida na Indonésia.

FPF decreta minuto de silêncio em memória das vítimas da tragédia na Indonésia

© Lusa

Lusa
02/10/2022 12:58 ‧ 02/10/2022 por Lusa

Desporto

FPF

"A Direção da Federação Portuguesa de Futebol decreta um minuto de silêncio em memória das vítimas da tragédia ocorrida num estádio de futebol na Indonésia. A homenagem será cumprida em todos os jogos das competições organizadas pela FPF", pode ler-se em comunicado publicado no sítio oficial do organismo.

Na mesma nota, o presidente da FPF, Fernando Gomes, refere que "foi com enorme estupefação e um sentimento de profunda dor, mas também de revolta" que teve conhecimento "dos acontecimentos de proporções trágicas ocorridos num estádio na Indonésia".

"É com grande tristeza que lamento as consequências dramáticas desta tragédia de que resultaram a morte de mais de 170 adeptos, entre eles muitas crianças. Um estádio de futebol deve ser palco de festa e alegria e nunca de violência e morte", concluiu.

O minuto de silêncio será respeitado nas competições organizadas pela FPF, nomeadamente na Taça de Portugal, cuja segunda eliminatória decorre este fim de semana.

As autoridades indonésias disseram que os tumultos ocorridos no final de um jogo de futebol em Java Oriental provocaram 174 mortos, mas admitiram que este número poderá aumentar por haver muitos feridos em estado crítico.

A tragédia, uma das piores da história do futebol, ocorreu no sábado à noite, quando cerca de 3.000 adeptos invadiram o campo após a derrota da equipa da casa, o Arema FC, frente aos rivais do Persebaya Surabaya, por 3-2.

A polícia usou gás lacrimogéneo para tentar controlar os adeptos em fúria, mas a sua ação acabou por provocar o pânico, com milhares de pessoas a precipitarem-se para a saída.

Muitas das pessoas morreram espezinhadas no caos da debandada.

Nos tumultos, que se estenderam ao exterior do estádio, morreram pelo menos dois agentes da polícia.

O campeonato indonésio foi suspenso e as autoridades ordenaram um inquérito aos incidentes.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

David de Gea 'pica' Cristiano Ronaldo com acordo milionário: "De graça"

Al Nassr

David de Gea 'pica' Cristiano Ronaldo com acordo milionário: "De graça"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Lancia Ypsilon HF, o novo desportivo elétrico, estreou-se em Balocco

carros elétricos

Lancia Ypsilon HF, o novo desportivo elétrico, estreou-se em Balocco

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas