Powered bySolverde
Disclaimer

Konichiwa, Hidemasa-san. As notas do Sporting-Gil Vicente

Internacional japonês foi uma figura 'omnipresente' na manobra defensiva e (especialmente) ofensiva dos leões, contribuindo com um golo e uma assistência para o triunfo caseiro.

Sporting CP v Gil Vicente FC - Liga Portugal Bwin

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
01/10/2022 08:02 ‧ 01/10/2022 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Análise

O Sporting 'afogou as mágoas' da derrota sofrida no Bessa, diante do Boavista, por 1-2, e regressou, esta sexta-feira, às vitórias, ao receber e bater o Gil Vicente, por 3-1, na partida de abertura da oitava jornada do principal escalão do futebol português.

Os leões assinaram uma exibição 'mandona', contra um conjunto gilista demasiado 'tímido', e partem, desta maneira, com a confiança em alta para o Vélodrome, onde irão defrontar o Marseille, na terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Paulinho deu o primeiro 'sinal de aviso', aos 11 minutos, quando marcou, tendo o lance sido invalidado por posição irregular. No entanto, à segunda foi mesmo de vez, e, assistido por Nuno Santos, Hidemasa Morita foi ao chão desviar, para o golo que desfez o nulo.

O internacional japonês estava 'on fire' e, apenas seis minutos, voltou a dizer presente, com um brilhante passe para Pedro Gonçalves, que 'bailou', tirou Lucas Cunha da frente e atirou para o fundo das redes à guarda de Andrew.

Pelo meio, o conjunto orientado por Ivo Vieira procurou responder, mas, quer Fran Navarro, quer Murilo, embateram numa 'muralha' de nome Antonio Adán, que, após ser alvo de tantas críticas, respondeu à altura e foi segurando a vantagem.

Mas, quem não marca, arrisca-se a sofrer, e, aos 82 minutos, Rochinha (que tinha entrado para o lugar de Paulinho, apenas quatro minutos antes) recebeu um passe de Ricardo Esgaio e atirou a contar. O golo de honra pertenceu a Fran Navarro, já nos descontos.

Com este triunfo, o Sporting passa a somar 13 pontos e ascende, provisoriamente, à sétima posição da I Liga, deixando para trás o Estoril, que ainda vai visitar o Desportivo de Chaves. Já o Gil Vicente, é décimo classificado, com nove pontos.

Figura

Hidemasa Morita reforçou, esta sexta-feira, ainda mais a candidatura à titularidade no meio-campo do Sporting. Figura ‘omnipresente’ no meio-campo do Sporting, o internacional japonês foi ao relvado desfazer o nulo, aos 16 minutos. No entanto, não se deu por satisfeito, e, aos 22, assistiu para o golo de Pedro Gonçalves, com um fantástico passe de calcanhar.

Surpresa

Exibição ‘certinha’ de José Marsà. Naquela que foi a estreia a titular de leão ao peito, o jovem defesa-central formado no Barcelona mostrou-se competente a defende e confortável com bola, entregando-a (quase) sempre de forma irrepreensível aos companheiros de equipa, e, assim, ‘pedindo’ mais minutos.

Desilusão

O lado direito da defesa do Gil Vicente mostrou-se uma autêntica ‘autoestrada’, naquela que foi uma noite para esquecer de Danilo Veiga. Pedro Gonçalves e, principalmente, Nuno Santos fizeram o que quiseram do luso-brasileiro, que acabou por ficar diretamente ligado ao resultado.

Treinadores

Rúben Amorim: O Sporting demonstrou algumas dificuldades iniciais em contornar a organização do Gil Vicente. Começou por tentar o jogo direto, mas, ao ver que não funcionava, testou novas dinâmicas, e os golos foram-se sucedendo, pelo que o triunfo não merece qualquer tipo de contestação.

Ivo Vieira: O Gil Vicente preocupou-se, em primeiro lugar, em não sofrer. Uma estratégia que durou… 16 minutos. Ao ver-se em desvantagem, os gilistas pouco fizeram para justificar outro desfecho que não a derrota, tirando um ou outro lance nascido de desatenções defensivas do Sporting. Ao intervalo, desfez a linha de cinco defesas e os visitantes foram ligeiramente mais perigosos, mas era já tarde para evitar este desfecho.

Árbitro

Tiago Martins fez o que se pede a um árbitro e foi uma das personagens menos 'visíveis' em campo. O juiz da Associação de Futebol de Lisboa procurou deixar jogar, de tal maneira que, ao intervalo, tinha assinalado apenas... cinco faltas, o que resultou numa partida sem grandes interrupções. Disciplinarmente, mostrou-se, também discreto, menos com protestos de jogadores como Nuno Santos ou Pedro Gonçalves, que foram 'amarelados'.

Leia Também: Genialidade de Morita acabou com golo de Pedro Gonçalves

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Raul Moreira envolto em polémica: "Ou ganha o Benfica, ou matamos alguém"

Futsal

Raul Moreira envolto em polémica: "Ou ganha o Benfica, ou matamos alguém"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Do filme à vida real. Brad Pitt pilotou um McLaren de Fórmula 1

Fórmula 1

Do filme à vida real. Brad Pitt pilotou um McLaren de Fórmula 1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas