Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Seixal vira 'campo de testes' para os menos utilizados de Roger Schmidt

Com 11 internacionais de fora, jogadores com poucos minutos tentam convencer o treinador alemão.

Seixal vira 'campo de testes' para os menos utilizados de Roger Schmidt
Notícias ao Minuto

07:48 - 22/09/22 por Francisco Amaral Santos

Desporto Benfica

A pausa para os compromissos da seleções aliviou a carga de jogos do Benfica, mas, para muitos jogadores, trata-se de uma nova oportunidade, ao estilo pré-temporada, para convencer Roger Schmidt a ser opção mais regular no regresso da competição, até porque o calendário vai apertar, e de que maneira, até meados de novembro, altura da nova paragem por conta do Mundial'2022, no Qatar. Nesse sentido, os jogadores que não foram chamados às respetivas seleções podem criar boas 'dores de cabeça' a Schmidt, sendo que alguns deles ainda nem sequer contabilizam um único minuto nesta temporada. 

Os primeiros nomes que saltam à vista são os de Diogo Gonçalves (191') e Chiquinho (190'), dois jogadores que somam praticamente o mesmo número de minutos. Ambos têm sido opção de Roger Schmidt em alguns jogos, mas a concorrência aperta cada vez mais nas posições que ocupam dentro de campo. A chegada de Julian Draxler atirou Chiquinho e Diogo Gonçalves para segundo plano, ainda que o segundo até tenha sido a escolha de Schmidt para render o internacional alemão, ao intervalo da visita ao Famalicão. 

Por seu turno, Petar Musa (230') parece estar a ganhar a confiança de Roger Schmidt e até foi titular na visita ao Famalicão, ocupando a vaga do então castigado Gonçalo Ramos. O avançado português é a primeira escolha do treinador das águias, mas vale salientar que Musa já deixou para trás nomes como Henrique Araújo (142') e Rodrigo Pinho (26'). Estes dois últimos têm sido utilizados na equipa B e com créditos evidentes - leia-se, golos -, mas o momento de forma de Gonçalo Ramos, que até foi chamado recentemente à seleção nacional A, complica o caminho de todos os concorrentes. 

Na defesa, nota para a escassa utilização de Mihailo Ristic (10'), reforço sérvio que chegou para concorrer com Grimaldo por um lugar na lateral esquerda. O ex-Montpellier contraiu uma lesão que o atrasou na adaptação à Luz e o lateral espanhol também tem justificado a titularidade com golos e assistências. 

Ainda dentro dos reforços que chegaram ao Benfica no último mercado, apenas um deles ainda não se estreou em jogos oficiais. João Victor chegou à Luz lesionado e continua em recuperação, podendo aproveitar esta pausa para ficar mais perto do regresso e de... fazer a estreia. Por seu turno, John Brooks (2'), que foi contratado no último dia de mercado, já somou os primeiros minutos com a camisola das águias, mas irá, certamente, aproveitar esta pausa para tentar igualar o ritmo dos companheiros de equipa, uma vez que se encontrava sem clube após o findar da temporada passada. 

No meio-campo a contratação de Fredrik Aursnes também empurrou Paulo Bernardo (1') de volta para a equipa B, formação secundária das águias na qual também tem jogado Diego Moreira (1'), jogador que foi aposta na pré-época mas que foi perdendo fulgor. 

Destaque, ainda, para dois casos em que parece demasiado evidente que não entram sequer nas contas de Roger Schmidt. Tanto André Almeida como Gil Dias não somaram, até ao momento, qualquer minuto nesta nova temporada e dificilmente devem somar até janeiro, altura em que reabre a janela de transferências. 

O único totalista

Roger Schmidt depressa estabeleceu um onze-tipo e raramente fez alterações na equipa inicial que apresentou ao longo destes 13 primeiros jogos. No entanto, só há um totalista na equipa encarnada. Trata-se de Odysseas Vlachodimos (1170') e por aí também se explica a ausência de minutos de Helton Leite. No top3 dos mais utilizados surgem, além do guardião grego, Grimaldo (1160') e Enzo Fernández (1109'). 

Lateral direita sempre a rodar 

A única posição no onze de Schmidt em que permanece sempre a dúvida de quem irá jogar é a da lateral direita. Tanto Alexander Bah (529), que chegou no verão, como Gilberto (641), que era o dono do lugar na temporada transata, ganharam a confiança do treinador das águias e ambos contabilizam quase o mesmo tempo de jogo. O dinamarquês encontra-se ao serviço da seleção, o que pode querer dizer que Gilberto será titular na visita ao Vitória SC, no reatar dos campeonatos nacionais. 

Leia Também: David Neres ainda sonha com vaga inesperada, mas está focado no Benfica

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório