Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

FC Porto vive pesadelo belga no Dragão e complica contas na Champions

Dragões acumulam zero pontos ao cabo de duas jornadas e ocupam, por isso, o quarto e último lugar do grupo B. Club Brugge soma seis pontos e prossegue na liderança. 

FC Porto vive pesadelo belga no Dragão e complica contas na Champions

O FC Porto sofreu, esta terça-feira, uma pesada derrota na receção ao Club Brugge (0-4), em jogo da 2.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Os dragões voltam, assim, a perder, depois da derrota em Madrid, na ronda anterior, e ocupam o último lugar do grupo B, sem qualquer ponto amealhado. 

Perante um adversário teoricamente inferior, o FC Porto assinou uma exibição muito abaixo do razoável e acabou por ser 'despachado' por um conjunto belga altamente eficaz e letal na hora de visar a baliza de Diogo Costa. 

Jutglà (14'), Sowah (47'), Olsen (52') e Antonio Nusa (90') foram os autores dos golos do Club Brugge, numa noite de autêntico pesadelo no Estádio do Dragão. Na próxima jornada, o FC Porto receberá o Bayer Leverkusen. 

Classificação atual do grupo B 

  1. Club Brugge, 6 pontos
  2. Atlético de Madrid, 3 pontos
  3. Bayer Leverkusen, 3 pontos
  4. FC Porto, 0 pontos

Filme do jogo

Sérgio Conceição promoveu o regresso de Otávio ao onze, que recuperou da lesão que o impediu de estar presente na vitória diante do Desportivo de Chaves, mas o FC Porto não entrou da melhor forma no duelo com os belgas. Aos 14 minutos, o Club Brugge adiantou-se no marcador na sequência de uma grande penalidade cometida por João Mário. Jutglà avançou para a marca do castigo máximo e atirou a contar, pese embora Diogo Costa até tenha adivinhado o lado, e abriu as contas no Estádio do Dragão

O golo belga deixou o FC Porto nervoso e até algo desorientado, ao passo que o Brugge assumiu uma posição mais tranquila e uma postura mais em busca do erro adversário. Sem Taremi - a cumprir castigo - os dragões revelavam dificuldades em ligar o processo ofensivo e cometiam erros sucessivos na fase de construção. 

Os minutos foram passando, os assobios vindos das bancadas subiam de tom e o intervalo acabaria por chegar, sem que o FC Porto tivesse disposto de uma grande oportunidade para, pelo menos, restabelecer a igualdade no marcador. 

No regresso dos balneários, Sérgio Conceição operou uma dupla mexida, lançando Toni Martínez e Namaso para tirar João Mário e Evanilson, mas viu o FC Porto ser atropelado pelos belgas em pouco mais de cinco minutos. Kamal Sowah, aos 47 minutos, ampliou a vantagem do Brugge num momento de clara desatenção da defesa portista, ao passo que Olsen (52') deixou mesmo o Estádio do Dragão em estado de choque, ao mesmo tempo que o placard marcava 0-3.

A tarefa do FC Porto ficou, a partir desse momento, praticamente impossível, mas nem por isso Sérgio Conceição deixou de ir em busca de soluções para trazer de novo o conjunto portista para a discussão do resultado. Veron e Gonçalo Borges também foram para dentro de campo, mas tudo corria mal ao FC Porto: perdas de bola, cruzamentos sem nexo e um Brugge sempre muito perigoso quando metia a bola no último terço. 

Até apito final, o Club Brugge ainda chegou ao quarto golo, que deu ainda maior drama à derrota do FC Porto. Antonio Nusa apareceu na cara de Diogo Costa, mesmo em cima do apito final, e aplicou o derradeiro golpe aos dragões.

O FC Porto continua, assim, sem somar qualquer ponto na Liga dos Campeões e complica as contas de um possível apuramento para os oitavos de final da prova milionária. 

Momento do jogo: O segundo golo belga, logo após intervalo, foi um duro golpe para o FC Porto que tentava ir em busca de uma eventual remontada. 

Equipas iniciais 

ONZE DO FC PORTO: Diogo Costa; João Mário, Pepe, David Carmo, Zaidu; Uribe, Eustáquio, Otávio; Pepê, Galeno e Evanilson.

ONZE DO CLUB BRUGGE: Mingolet; Odol, Mechele, Sylla, Meljer; Nielsen, Vanaken, Onyedika; Olsen, Sowah e Jutglà.

Antevisão

O FC Porto recebe, esta terça-feira, o Club Brugge em jogo da 2.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Depois da derrota em Madrid, no reduto do Atlético, na ronda inaugural, os dragões recebem o tricampeão belga com o único objetivo de arrecadar os três pontos. 

Ainda assim, vale salientar que o FC Porto em uma baixa de peso. Mehdi Taremi (castigado) está fora das opções de Sérgio Conceição para o jogo desta noite, cujo apito inicial está agendado para as 20 horas no Estádio do Dragão. 

Siga , em direto, todas as incidências do jogo entre FC Porto e Club Brugge no Desporto ao Minuto. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório