O apuramento para a Liga dos Campeões está fechado, depois de Copenhaga, Rangers e Dínamo Zagreb terem confirmado nesta quarta-feira a presença na fase de grupos da prova. Com estes resultados, os clubes portugueses já conhecem os potes e as possíveis consequências no sorteio da próxima fase da prova.
O FC Porto está inserido no pote 1 do sorteio, enquanto Sporting e Benfica integram o 3, ficando com menos possibilidades de evitarem os 'tubarões' da prova.
Esta será a segunda vez consecutiva que Portugal vai estar representado por três emblemas na Liga dos Campeões, depois do feito alcançado na edição passada, com dragões, leões e águias a confirmarem a presença entre as 32 vagas.
A equipa de Sérgio Conceição, campeã nacional, senta-se na mesa dos grandes, com Manchester City, AC Milan, Bayern Munique, Paris Saint-Germain e Ajax, assim como Real Madrid, atual detentor do troféu e campeão em Espanha, e Eintracht Frankfurt, vencedor da Liga Europa. Os dragões escapam a esses clubes, mas não a Liverpool, Chelsea, Barcelona, Juventus, Sevilla, RB Leipzig, Tottenham e Atlético de Madrid.
Sporting e Benfica estão no pote de Borussia Dortmund, RB Salzburgo, Shakhtar Donestsk, Inter e Napoli. Com menos sorte, já sabe que lhe vai calhar um dos clubes que estão ao lado do FC Porto.
No pote 4, Rangers, Dínamo Zagreb, Maccabi Haifa, Marseille, Copenhaga, Club Brugge, Celtic e Viktoria Plzen, todos, teoricamente, mais acessíveis, e 'elegíveis' para serem adversários dos clubes portugueses.
O sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões realiza-se na quinta-feira, a partir das 17h00 de Lisboa.
Eis os potes do sorteio da Liga dos Campeões:
Pote 1: Real Madrid, Eintracht Frankfurt, Manchester City, AC Milan, Bayern Munique, Paris Saint-Germain, FC Porto, Ajax.
Pote 2: Liverpool, Chelsea, Barcelona, Juventus, Atlético de Madrid, Sevilla, RB Leipzig, Tottenham.
Pote 3: Borussia Dortmund, RB Salzburgo, Shakhtar Donetsk, Inter, Napoli, Benfica, Sporting, Bayer Leverkusen.
Pote 4: Rangers, Dínamo Zagreb, Maccabi Haifa, Marseille, Copenhaga, Club Brugge, Celtic, Viktoria Plzen.