Meteorologia

  • 07 OUTUBRO 2022
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 30º

"Vitória do FC Porto no Clássico será sempre um incómodo para o Sporting"

Em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, Chaínho antevê um Clássico com poucos golos e muita luta, assinalando que a ausência de Matheus Nunes nos leões pode fazer a diferença.

"Vitória do FC Porto no Clássico será sempre um incómodo para o Sporting"

FC Porto e Sporting medem forças no próximo sábado, em partida a contar para a terceira jornada do campeonato português. Os dragões seguem invictos na I Liga, com duas vitórias em outros tantos jogos, ao passo que os leões cederam um empate na primeira jornada, aquando da deslocação a Braga.

Esta será a primeira partida entre as duas equipas para o campeonato após a confusão registada no Clássico da 22.ª jornada da época passada. Pelo meio, FC Porto e Sporting disputaram uma meia-final da Taça de Portugal, mas que aconteceu num clima algo tenso. Ainda assim, há quem acredite que estes incidentes não vão influenciar de forma alguma o duelo.

Em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, Carlos Chaínho, antigo jogador dos portistas, mostrou-se convicto de que os momentos de grande tensão vividos nos últimos FC Porto-Sporting, que se prolongaram para fora das quatro linhas, com trocas de acusações e vários castigos, não terá efeitos neste jogo da terceira jornada do campeonato português.

"Acredito que não [possa influenciar o jogo]. Após o jogo das meias-finais da Taça de Portugal, passou-se muita coisa. Isso são situações que não têm nada a ver com o jogo. De certeza que as pessoas não pensam nisso. Daquilo que conheço do mundo do futebol, acho que não vai haver qualquer tipo de problemas. O jogo vai valer por si mesmo. O caminho é esse e acredito que seja esse o pensamento de todos", começou por dizer Chaínho, que antevê um Clássico no Estádio do Dragão com poucos golos e muita luta.

"Nos últimos anos, estas duas equipas têm-nos proporcionado grandes jogos. Não acredito que seja uma partida com muitos golos, mas vai ter algum de certeza. A existência de poucos golos prova também a competência defensiva das duas equipas. FC Porto e Sporting são muito sólidos em termos estruturais. Acho que vai ser um grande jogo. As equipas estão frescas, e isso é um fator importante. Há todos os ingredientes para ser uma grande noite", vincou.

O ex-jogador recorda, ainda, que uma derrota do Sporting neste encontro pode deixar a equipa a cinco pontos da liderança, o que poderá, na sua opinião, causar mais "dificuldades" na recuperação dos pontos perdidos.

"Não acho que uma derrota do Sporting seja uma coisa negativa. Ainda assim, é complicado ficar já com cinco pontos por recuperar, uma vez que quem está atrás tem sempre mais dificuldades. Mas estamos na terceira jornada e até à última ainda vai acontecer muita coisa. Nos últimos campeonatos, temos visto equipas com grandes vantagens a perdê-las e outras a recuperá-la. Isto, depois, depende da capacidade de cada equipa. Caso o Sporting perca, será sempre um incómodo para eles. Porém, não acredito que o campeonato fique já decidido neste encontro. Qualquer equipa pode perder pontos ao longo do campeonato", sublinhou Carlos Chaínho.

FC Porto e Sporting encontram-se com dois pontos de diferença, mas uma derrota num encontro de cariz elevado pode sempre causa mossa no estado anímico da equipa. Todavia, Chaínho sustenta que os jogadores das duas equipas estão sempre preparados para este tipo de situações.

"Estamos a falar de duas grandes equipas, e o pensamento deles está no jogo deste sábado. Pela experiência que tenho, nenhuma das duas equipas vai estar a pensar numa terceira. Estamos no princípio do campeonato e tanto podemos ganhar pontos, como perdê-los. Estas equipas têm jogadores que já passaram por este processo de recuperação de pontos, e, em termos anímicos, estão habituados a isso, não se refugiam no assunto e nem fazem dele um drama. Este é o grande problema das equipas", sinalizou Chaínho, antes de acrescentar:

"É sempre mais complicado em termos anímicos para a equipa que perde. Mas, caso o FC Porto perca, também será difícil para eles, podendo perder um pouco de confiança. No entanto, isto vai depender de muitos fatores. Mas tenho a certeza de que nenhuma das equipas está a pensar no Benfica", completou

A saída de Matheus Nunes e a possível titularidade de Otávio

A semana de preparação para o Clássico fica, claramente, marcada pela saída de Matheus Nunes, do Sporting, rumo aos ingleses do Wolverhampton. Carlos Chaínho sustenta que o médio será uma grande perda para o clube de Alvalade, mas não acredita que isso colocará os leões numa situação de maior desvantagem em relação ao FC Porto.

"O Matheus Nunes é um jogador importantíssimo no xadrez do Sporting pela maneira que joga e das dinâmicas que tem vindo a adquirir. Foi o melhor jogador em Braga e esteve entre os melhores diante do Rio Ave. É um miúdo com uma capacidade impressionante. Todos estávamos à espera que ele saísse, porque é um jogador cobiçado. É preferível vendê-lo agora do que estar a sair a 29 ou 30 de agosto. Aí, seria pior para encontrar um substituto à altura", disse Chaínho, sublinhando que Rúben Amorim já está preparar uma solução.

"O Sporting já sabe com quem conta. Agora, o Rúben Amorim tem de encontrar outro jogador e seguir em frente. O FC Porto também perdeu o Vitinha e o Fábio Vieira para esta época. O Matheus saiu mais tarde do que eles, essa é a grande diferença. Agora se torna mais forte ou não eu não sei. Não sabemos se não vem outro jogador e a equipa não se torna mais forte. Digo sempre que no futebol temos a ideia de que sabemos e tudo mas não sabemos, há muitas alternativas. Agora, que o Matheus era uma pedra para o Sporting isso era de certeza".

Do lado do FC Porto, Chaínho antevê o regresso de Otávio à equipa inicial, recordando as saídas por lesão de Matheus Uribe e Marko Grujic, que foram os titulares desde o arranque oficial da época, no encontro em Vizela.

"Da maneira como joga e mete intensidade, acredito que o Otávio adquire logo a forma num treino. Ele entra logo no processo e muda muita coisa. Acredito que irá jogar. Fisicamente bem é um homem que é titular no FC Porto. Mas há o Uribe que é importante e o Grujic que apresentou fadiga. Neste jogo vai haver mudanças e pode entrar o Otávio. Não sou o mister do FC Porto, mas de certeza que ele vai jogar", finalizou.

Leia Também: FC Porto-Sporting ferve. Insultos, um telemóvel e a 'amizade' que já era

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório