Powered bySolverde
Disclaimer

Um Pote de magia contra uma baliza embruxada: Notas do Sporting-Rio Ave

Leões atiraram à baliza de Jhonatan vezes sem conta. Assim que o avançado de verde e branco acertou no fundo das redes, o feitiço dos vilacondenses perdeu força e o caminho à vitória ficou traçado.

FBL-POR-LIGA-SPORTING-RIO AVE

© Getty Images

Tiago Antunes
14/08/2022 07:43 ‧ 14/08/2022 por Tiago Antunes

Desporto

Análise

O Sporting regressou a casa em grande na noite de sábado. Perante os seus sócios e adeptos, os leões bateram o Rio Ave por 3-0 numa exibição que só não foi de encher a vista porque a baliza vilacondense parecia... embruxada.

Cada remate em direção às redes de Jhonatan acaba defendido ou desviado pelos postes. Foi Trincão, foi Pedro Gonçalves, foi Edwards, até chegou a ser Ugarte. Foram vários os participantes na roleta do golo, mas só aos 24 minutos é que houve um vencedor. 

A magia de Edwards levou ao golo de Pedro Gonçalves, num momento em que Rúben Amorim também brilhou no banco. Foi do treinador que partiu o desenho deste golo, isto porque mexeu as peças em campo para dar fluidez ao ataque.

O Rio Ave tentou quebrar o ímpeto leonino, mas sem êxito. Ainda para mais quando se apanha um Matheus Nunes de pontaria afinada. Foi, sem dúvida, um dos momentos da noite, tal como o segundo golo de Pedro Gonçalves, com habilidade para dar e vender.

A noite foi mesmo de espetáculo no palco preferido do Sporting, a sua própria casa. 

Dito isto, vamos às notas.

A figura

Não é possível escolher outro nome que não seja o de Pedro Gonçalves. O arranque da nova época já mostrou que este não é o mesmo jogador que usou a camisola 28 dos leões na época passada. Pedro Gonçalves voltou à sua melhor versão e passou a ser, com larga margem, a figura central do ataque do Sporting. É dele que partem os lances de maior perigo dos leões. Grande momento de Pedro Gonçalves com a camisola do Sporting.

A surpresa

Rúben Amorim, ao mudar o desenho tático, ajudou Marcus Edwards a soltar-se, acabando por ser a surpresa na partida. O inglês, que começou escondido, ganhou destaque quando jogou 'em cima' de Trincão. Ambos partiram da direita para o centro e desorientaram a defesa do Rio Ave, com destaque para Edwards, que serviu Pedro Gonçalves no primeiro golo e que podia, com outra abordagem ao lance, oferecer mais e até marcar. Pelo segundo jogo seguido, o inglês deixa bons apontamentos e Paulinho deve preparar um espaço no banco de suplentes. 

A desilusão

A equipa do Rio Ave devia ter jogado como um único bloco em Alvalade e nem todos os jogadores entenderam a ideia. Paulo Vítor foi o principal do grupo. A jogar no lado esquerdo do ataque, teve pouco poder ofensivo, não causando grandes problemas à defesa do Sporting. A defender, devia ter ajudado mais Pedro Amaral, que viu-se sozinho com Trincão e Edwards para guardar. Foi muito pela falta de apoio desse lado que Rúben Amorim decidiu atacar o Rio Ave pela direita do seu conjunto. Foi também pela incompetência defensiva de Paulo Vítor que a defesa vilacondenses ficou exposta a golos do Sporting.

Os treinadores

Rúben Amorim

A mensagem deixada ao plantel no final do último jogo serviu de despertador. A equipa acordou, deu uma grande resposta em casa e prepara-se para dar mais réplicas destas, desde já na próxima jornada frente ao FC Porto. A mudança de estilo no ataque foi mesmo o momento alto do técnico leonino, que optou ainda, e estranhamente, por sentar Nuno Santos, em grande forma, no banco de suplentes para levar Neto para a equipa, ficando Matheus Reis na ala. As ideias são sempre as mesmas, mas cada vez melhor trabalhadas. A equipa do Sporting move-se a motivação e resultados como este serão sempre um bom propulsor.

Luís Freire

Levava a lição bem estudada, mas não era o dia do Rio Ave. A equipa foi a Alvalade com uma ideia de jogo, uma finalidade para esta partida, e foi contrariada pela irreverência de alguns jogadores do Sporting, os quais é cada vez mais difícil travar. Apesar das duas derrotas nos dois primeiros jogos da I Liga, a equipa de Luís Freire deixou bons indicadores, prometendo ser uma pedra no sapato das equipas grandes, como já foi noutras épocas.

O árbitro

Uma das melhores partidas arbitradas por Manuel Mota. Com poucos casos, acabou por mostrar apenas três amarelos, um deles a Ugarte com um tom mais alaranjado. Partida segura, mas da qual se pede réplicas.

Leia Também: Sporting dá show em Alvalade com patrocínio de Pote e companhia

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Renato Sanches despediu-se do Benfica com esta curta mensagem

Mercado de Transferências

Renato Sanches despediu-se do Benfica com esta curta mensagem

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Estas luzes do carro podem indicar problemas. Sabe o que significam?

Dicas

Estas luzes do carro podem indicar problemas. Sabe o que significam?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas