Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Quase 80 desportistas morreram desde o início da invasão russa

Uma lista onde constam nomes como os do nadador Volodymyr Ulianytsky, o treinador de pólo aquático Vitaliy Lysun, a ginasta Daria Kurdel ou o futebolista Serhiy Balanchuk.

Quase 80 desportistas morreram desde o início da invasão russa
Notícias ao Minuto

10:14 - 09/08/22 por Notícias ao Minuto

Desporto Guerra na Ucrânia

Pelo menos 77 desportistas profissionais ucranianos, de diferentes modalidades, morreram em resultado da invasão russa à Ucrânia, de acordo com uma contagem feita por uma ONG desportiva local que inclui vítimas registadas até 11 de julho.

A agência noticiosa local Ukrinform cita o relatório da ONG Sports Angels, que contém informações sobre a morte destes atletas em várias circunstâncias desde o início da invasão russa a 24 de fevereiro. A agência ucraniana indica também que o website da ONG irá em breve atualizar esta informação para incluir outros atletas ucranianos que tenham morrido nas últimas semanas.

A lista inclui o especialista em kickboxing Mykola Zabavchuk, o jogador da Liga de rugby Maksym Shvets, ou o campeão local em competições de 'strongman' Vasyl Paveliev. Além destes nomes, também constam os do nadador Volodymyr Ulianytsky, o treinador de pólo aquático Vitaliy Lysun, a ginasta Daria Kurdel e o  futebolista Serhiy Balanchuk.

A página Sport Angels foi criada na Ucrânia há alguns meses para fornecer informações sobre atletas que morreram na guerra, alguns deles depois de se alistarem nas forças armadas do país. O site foi criado com a assistência do Comité Desportivo Ucraniano.

Leia Também: Zelensky quer isolar russos. "Hitler foi o último a tentar", diz Medvedev

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório