Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Zelensky quer isolar russos. "Hitler foi o último a tentar", diz Medvedev

O presidente da Ucrânia disse, em entrevista ao Washington Post, que se devia isolar "qualquer tipo de russo". A ideia foi criticada pelo antecessor de Putin.

Zelensky quer isolar russos. "Hitler foi o último a tentar", diz Medvedev
Notícias ao Minuto

10:02 - 09/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

O vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, criticou, esta terça-feira, a sugestão do presidente da Ucrânia em isolar a população russa, ideia defendida por Volodymyr Zelensky em entrevista ao Washington Post.

"O palhaço mor da Ucrânia sugeriu responsabilizar toda a população russa. Adolf Hitler foi o último que tentou aplicar essa ideia a uma população. Resta alguma dúvida sobre a natureza do regime ucraniano?", escreveu o antecessor do atual presidente da Rússia, Vladimir Putin. 

"Qualquer tipo de russo - façam-no ir para a Rússia"

As declarações de Medvedev surgem em resposta à entrevista dada por Zelensky à publicação norte-americana acima referida, e publicada na noite de segunda-feira.

O governante ucraniano defendeu que "a sanção mais importante é o fecho das fronteiras - porque os russos estão a roubar o território de outros". De acordo com Zelensky, os russos deviam "viver no seu mundo até que mudem a sua filosofia"

Na sequência da ideia da primeira-ministra da Finlândia, que defendeu que os turistas russos deviam ver os seus vistos limitados - e que a União Europeia devia tomar uma decisão conjunta neste assunto -, Zelensky defendeu o mesmo. "Qualquer tipo de russo - façam-no ir para a Rússia", afirmou ao Post

"Vão perceber assim", referiu, acrescentando: "Vão dizer: 'Isto [a guerra] não tem nada a ver connosco. A população não pode ser responsabilizada, certo?' Pode", notou.

"A população escolheu este governo e não estão a lutar contra ele, não estão a contestar, não estão manifestar-se", explicou.

E fingindo que se dirigia aos russos, rematou: "Não querem isolar-se?"

"Dizem ao mundo inteiro que tem que viver sob as vossas regras. Então vão e vivam lá. É a única forma de influenciar Putin", explicou.

Leia Também: Detidos russos que preparavam alegado ataque contra ministro da Defesa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório