Meteorologia

  • 12 AGOSTO 2022
Tempo
19º
MIN 18º MÁX 31º

"Título? Há três candidatos, mas o FC Porto parte um bocadinho à frente"

Rúben Amorim anteviu um campeonato competitivo e abordou o estado dos rivais, dos quais admitiu não saber tanto nesta fase.

"Título? Há três candidatos, mas o FC Porto parte um bocadinho à frente"

Rúben Amorim lançou neste sábado a partida que vai abrir a nova época desportiva do Sporting. Os leões partem oficialmente para 2022/23 no Minho, frente ao Sp. Braga, em jogo agendado para este domingo, a partir das 18h00.

Confira, abaixo, o essencial das palavras do técnico dos leões.

Termina a conferência de imprensa

Tiago Antunes | há 5 dias

Rúben Amorim terminou de lançar a partida frente ao Sp. Braga, agendada para este domingo, a partir das 18h00. Nota para a presença de Adán e Ugarte na convocatória, da qual sai Neto por castigo.

Aposta nos jovens da formação

Tiago Antunes | há 5 dias

"Depende mais deles do que de mim. Obviamente que temos jogadores na academia com muito talento, jogadores como o Afonso Moreira, que foi ao Europeu e que jogou nos juvenis e já treinou várias vezes connosco, está integrado na equipa B. O que temos de fazer é acelerar esses jogadores. Se têm talento, eles têm de sofrer e temos de dar passos em frente porque vamos viver muito da formação cada vez mais, porque, para manter alguns jogadores, vamos ter de abdicar de ter um plantel tão grande, temos de apostar cada vez mais nos jogos. Agora, depende deles, isto tudo muda, temos vários jogadores que podem estrear. Não vou dizer nomes porque posso mudar de ideias e estrear outros, e quero que todos saibam que todos têm lugar na equipa principal desde que trabalhem e apresentem resultados. A porta está aberta para todos, mas têm de saber que a exigência é maior e que, neste momento, é mais difícil do que foi para o Nuno Mendes, para o Matheus Nunes. Naquela altura, fizemos uma limpeza e eles tiveram logo lugar, mas agora é diferente. O plantel é melhor, os jogadores têm mais qualidade, a meu ver, portanto é mais difícil entrar nesta equipa do que era naquela altura".

Saída de Bruno Tabata e peso na profundidade da equipa

Tiago Antunes | há 5 dias

"O Tabata é um jogador que faz falta ao plantel, mas, para segurarmos uns, temos de abdicar de outros. O esforço que se está a fazer para se manter jogadores como Matheus Nunes, nós temos de prejudicar a profundidade do plantel, vamos ter apostar em jovens da equipa B em caso de lesões, é uma opção da equipa técnica, mas há jogadores que, mesmo por vontade deles, não querem sair, são muito importantes para nós. Agora, sabemos que não podemos ter o melhor dos dois mundos, o Tabata é um jogador que nós queríamos no plantel, mas temos de fazer opções e foi isso que aconteceu. Realçar o plantel do Tabata, que ainda não saiu, pode sair nos próximos dias, que foi sempre um profissional exemplar, que queria jogar mais no onze inicial, apesar de no Sporting não haver titulares, e não podemos prejudicar esses jogadores que se comportam tão bem, que são opções do banco, a jogar a titular de três a quatro jogos. Temos de ter atenção a isso, mas o principal foi ter de fazer escolhas".

Restantes baixas da equipa

Tiago Antunes | há 5 dias

"O Bragança ainda vai demorar um bocadinho a voltar. O Ugarte também está apto, vai para a convocatória. Não podemos contar com o Neto que está castigado. Serão essas a únicas baixas".

Adán integrado na convocatória

Tiago Antunes | há 5 dias

"Em relação ao Adán, já vai para a convocatória. Recuperou rapidamente, também faz todos os possíveis para jogar, é um jogador especial nesse aspeto, forçou muito para estar na convocatória e para ser opção. FOi isso que aconteceu, deu todos os sinais de que estava apto para ir a jogo e, portanto, foi convocado com naturalidade. Em relação ao Franco Israel, por tudo o que vi na pré-época, acho que acertámos. Também temos de ver que ele só tem um mês de trabalho com o Jorge Vital [treinador de guarda-redes] e, se ele já demonstra esta capacidade, com um ano de trabalho com o Vital ele certamente vai ser um guarda-redes para nós. É o presente o futuro do Sporting".

Interesse em Cristiano Ronaldo

Tiago Antunes | há 5 dias

"O Cristiano Ronaldo é jogador do Manchester United e não vou estar aqui a comentar possibilidades que não existem. Ele é jogador do Manchester United e parece-me que vai continuar".

Sporting fez proposta por Ricardo Horta?

Tiago Antunes | há 5 dias

"Não tentámos ir buscar o Ricardo Horta porque não temos dinheiro. É jogador do Sp. Braga, não sei o que vai acontecer com ele, mas vamos jogar com o Sp. Braga. Quero deixar claro que não fizemos proposta por ele porque não temos dinheiro. Se está fechado com o Benfica, não sei. Tenho a certeza que vai jogar, estando fechado ou apalavrado. O foco que temos é se vai jogar na ala ou a avançado, é a única questão que temos sobre ele, foi um dos jogadores que me ajudou a estar neste momento num grande clube como o Sporting. Amanhã, que perca os três pontos".

Favorito ao título de campeão nacional

Tiago Antunes | há 5 dias

"Em relação ao início de temporada, ainda não vi os rivais. Foquei-me muito no que estamos a fazer na preparação dos jogos e muito naquilo que o Sp. Braga estava a fazer. Obviamente que sabemos dos resultados, que o Benfica está bem, está a marcar muitos golos, e o FC Porto é o FC Porto, é sempre um candidato muito forte, é o campeão nacional e, portanto, obviamente, os três clubes partem mais ou menos em igualmente, sabendo que uma equipa é campeão, a outra já não vence há algum tempo, nós não ganhamos o campeonato há um ano e queremos voltar a vencer. É dessa forma que olhamos para o campeonato, depende do início, tudo pode mexer com esta início. Há três candidatos ao título, sabendo que o FC Porto é o campeão, portanto, é o que parte um bocadinho à frente".

Início de campeonato frente ao Sp. Braga e calendário

Tiago Antunes | há 5 dias

"Acima de tudo, foi pensar apenas no Sp. Braga. Vamos logo preparando o primeiro jogo na pré-época, é o jogo logo a seguir. É um início de campeonato difícil, mas também sabemos que pode ser um início bom. Temos capacidade para vencer qualquer equipa em Portugal e, portanto, se nos focarmos naquilo que temos de fazer em cada jogo e não pensarmos no que temos de fazer no segundo ou no terceiro jogo, penso que vmaos dar boa resposta. Olhando para o calendário, aquilo que pensei é que pode ser um início de um excelente campeonato".

Objetivos da nova temporada

Tiago Antunes | há 5 dias

"Objetivos são de acordo com a grandesza do clube. Vamos para o terceiro ano de trabalho. Vamos lutar pelos títulos, especialmente em Portugal. Estamos na Liga dos Campeões, mas queremos passar o grupo. É assim que temos de pensar, mas vamos lutar pelos títulos nacional. Temos de pensar jogo a jogo. Tivemos uma pré-época complicada, mas a equipa está preparada".

Início de conferência

Tiago Antunes | há 5 dias

Rúben Amorim dá início à antevisão do Sp. Braga-Sporting. Acompanhe aqui no Desporto ao Minuto

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório