Powered bySolverde
Disclaimer

FC Porto assina arranque à campeão e goleia o Marítimo

Triunfo, por 5-1, permite aos dragões igualar Benfica, Estoril e Vizela no topo da tabela.

FC Porto v CS Maritimo - Liga Portugal Bwin

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
06/08/2022 22:29 ‧ 06/08/2022 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

I Liga

O FC Porto arrancou, ao início da tarde deste sábado, da melhor maneira possível a defesa do título de campeão nacional, ao receber e bater o Marítimo, no estádio do Dragão, por categóricos 5-1.

Mehdi Taremi (bis), Evanilson, Iván Marcano e Toni Martínez marcaram os golos que permitiram aos azuis e brancos conquistar o segundo triunfo em tantos outros jogos oficiais, em 2022/23, após a conquista da Supertaça, diante do Tondela. Já a resposta, pertenceu a Cláudio Winck.

Do ‘susto’ ao ‘massacre’

O estádio do Dragão estava ‘à pinha’ para ver o primeiro jogo caseiro do FC Porto na nova temporada, mas o Marítimo recusou amedrontar-se e entrou em campo de ‘peito feito’, deixando os homens de casa ‘espantados’.

Aos três minutos, Bruno Xadas fletiu da esquerda para o centro, e ‘disparou’ em cheio à barra da baliza à guarda de Diogo Costa. Seis minutos depois, foi a vez de Joel Tagueu interceptar um mau passe de Iván Marcano e atirar para uma boa defesa de Diogo Costa.

O aviso estava dado, mas, aos poucos, os azuis e brancos conseguiram reerguer-se. De tal maneira que, aos 13 minutos, já festejavam o primeiro golo da noite, da autoria de Mehdi Taremi, no seguimento de uma ‘asneira’ de Cláudio Winck.

Aos 21, o VAR anulou um golo a Evanilson, por posição irregular, mas o avançado recusou baixar os braços, e, aos 40, atirou mesmo a contar. Três minutos depois, mais um tento. Desta feita, de Mehdi Taremi, a castigar mais um erro defensivo dos insulares.

Pelo meio, houve, ainda, a registar uma autêntica ‘chuva’ de cartões amarelos, a Matheus Uribe, Joel Tagueu, Iván Marcano e Sérgio Conceição, assim como um vermelho direto, a Diamantino Figueiredo, adjunto dos dragões.

‘Nuestros hermanos’ fecharam a noite

No segundo tempo, o ‘rolo compressor’ azul e branco manteve-se, e, apenas um minuto após o regresso dos balneários, Evanilson aproveitou mais um erro defensivo do Marítimo e atirou a centímetros da baliza à guarda de Miguel Silva.

O Marítimo ensaiou uma ‘tímida’ resposta, e, aos 66 minutos, ficou perto de marcar, por intermédio de Miguel Sousa, mas a noite era mesmo dos homens da casa, que fecharam o resultado graças a cabeceamentos de Iván Marcano e Toni Martínez, minimizando, assim, os ‘estragos’ do golo tardio de Cláudio Winck.

Com este triunfo, o FC Porto soma os três primeiros pontos da nova edição da I Liga, e cola-se, assim, aos líderes Benfica, Estoril e Vizela, que venceram os respetivos jogos. Quanto ao Marítimo, encerra a jornada inaugural com a contagem a ‘zeros’.

Momento do jogo: Se, com um golo de desvantagem, o Marítimo ainda podia ambicionar levar pontos do estádio do Dragão, com três, tornou-se uma mera ‘miragem’. Evanilson e Mehdi Taremi marcaram, à beira do intervalo, os dois tentos que acabaram por ‘matar’ a partida, de vez.

Onzes

FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Marcano, Zaidu; Grujic, Uribe, Pepê, Namaso; Taremi e Evanilson.

Marítimo: Miguel Silva; Cláudio Winck, Matheus Costa, Zainadine, Léo Andrade; Diogo Mendes, Miguel Sousa, Beltrame; Bruno Xadas, Vidigal e Joel Tagueu.

Antevisão

Com a motivação em alta, fruto da categórica vitória sobre o Tondela, por 3-0, que valeu a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira, o FC Porto vira, este sábado, todas as atenções para o início da defesa do título de campeão nacional.

Os homens de Sérgio Conceição terão pela frente o Marítimo, numa partida a contar para a primeira jornada da nova temporada da I Liga, numa partida onde não podem contar com David Carmo e Otávio, que cumprem castigo.

Do outro lado, o técnico dos insulares, Vasco Seabra, prepara-se para estrear os reforços de verão Matous Trmal, Lucho Vega, Pablo Moreno e Jesús Ramírez em partidas de cariz oficial, num palco onde a exigência é máxima.

O FC Porto-Marítimo será ajuizado por Hélder Malheiro, árbitro da Associação de Futebol de Lisboa, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h30 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: FC Porto-Marítimo: Após Supertaça, é hora de defender o título de campeão

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Morreu Peter Rufai, antigo guarda-redes do Farense

Óbito

Morreu Peter Rufai, antigo guarda-redes do Farense

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Sauber inaugurou base britânica da Audi para a Fórmula 1

Fórmula 1

Sauber inaugurou base britânica da Audi para a Fórmula 1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas