O FC Porto recebe, este sábado, o Marítimo em jogo da 1.ª jornada da nova edição da I Liga. Os campeões nacionais iniciam, assim, a defesa do título, depois de há precisamente uma semana terem conquistado a Supertaça, com uma vitória categórica diante do Tondela (3-0).
Agora, no Dragão, os atuais campeões nacionais tentam entrar no campeonato com o pé direito (com uma vitória, leia-se), algo que apenas não aconteceu por uma vez desde que Sérgio Conceição comanda os destinos da equipa azul e branca.
Do outro lado estará um Marítimo comandado e trabalhado por Vasco Seabra. Os insulares reconhecem as dificuldades na deslocação ao Estádio do Dragão, mas acreditam numa possível surpresa logo no arranque do campeonato.
No que ao histórico de confrontos diz respeito, a balança pende, naturalmente, para o lado do FC Porto. Num total de 101 jogos oficiais, a vitória sorriu aos dragões em 69 ocasiões. O Marítimo venceu 14 e os restantes 18 acabaram em empate.
O pontapé de saída está agendado para as 20h30 deste sábado e Hélder Malheiro é o árbitro nomeado para estar no Dragão.
Treinadores em discurso direto
Sérgio Conceição
Missão da nova época: "As expectativas são as de sempre. Ter um bom jogo e um resultado positivo. O Marítimo, desde da época passada, com o Vasco, que fez um trabalho excelente... Houve algumas saídas e entradas. Continua a ser uma equipa competitiva, bem organizada e sabe bem aquilo que tem a fazer. Estamos preparados para isso. Temos que olhar para o adversário, com respeito, e para nós."
Defesa do título. Alvo a abater?: "Não temos nenhuma bandeira com esse slogan. Eu frisei isso porque somos campeões nacionais. Aliás, na época passada o Rúben disse mesmo. É normal. Nós temos ganho, mas no ano seguinte as coisas não correm tão bem, apesar de acabarmos as épocas com mais de 80 pontos. Épocas boas, mas não excelentes."
Vasco Seabra
Começar campeonato com visita ao Dragão: "Nunca há alturas ideais para jogar contra o FC Porto. Temos uma base do ano passado, é verdade, mas sabemos que vai ser um momento em que os nossos jogadores ainda estão a ambientar-se."
O que espera do adversário: "Aquilo que sentimos é que vamos ter um adversário altamente competitivo, à imagem do seu treinador. Não costumo ver o Sérgio [Conceição] a agarrar-se a desculpas, vejo as suas equipas sempre muito competitivas, altamente agressivas e intensas no jogo."
Últimos resultados
FC Porto: VVVVV
Marítimo: VEVEE
Últimos onzes
FC Porto: Marchesín; João Mário, Pepe, Marcano, Zaidu; Uribe, Grujic, Pepê, Danny Namaso; Taremi e Evanilson.
Marítimo: Miguel Silva; Winck, Mosquera, Matheus Costa, Vitor Costa; Diogo Costa, Beltrame, Bruno Xadas; Miguel Sousa, André Vidigal e Joel Tagueu.
Ausentes
FC Porto: David Carmo, Otávio (castigados), Manafá (lesionado) e Evanilson (em dúvida).
Marítimo: Rafael Brito, Vitor Costa, João Afonso (lesionados).
Leia Também: FC Porto prepara-se para ter casa cheia no arranque da I Liga