Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Inglaterra 'vinga-se' da Alemanha 13 anos depois e vence Euro feminino

Empate no tempo regulamentar obrigou a decisão no prolongamento. Chloe Kelly foi a grande figura ao marcar o golo que valeu o primeiro título às inglesas.

Inglaterra 'vinga-se' da Alemanha 13 anos depois e vence Euro feminino

A seleção de Inglaterra conquistou, este domingo, o Europeu feminino, depois de vencer a Alemanha (2-1) com recurso ao prolongamento. Depois de um empate no tempo regulamentar (1-1), as duas seleções tiveram que prolongar a luta para agarrar o título e suceder aos Países Baixos em Wembley. A seleção feminina dos três leões sagrou-se, assim, campeã da Europa e 'vingou-se' da pesada goleada averbada há 13 anos diante da Alemanha, numa final da mesma competição disputada na Finlândia e que foi a mais desequilibrada da história. 

A Inglaterra conseguiu chegar ao golo na segunda parte e colocou-se em boa posição para arrecadar o troféu ainda no tempo regulamentar. Aos 62 minutos, Ella Ann Toone abriu as contas em Wembley, através de uma bela finalização em chapéu, após um grande passe de Keira Walsh. 

Com o passar dos minutos e a aproximação do apito final, a Alemanha foi subindo linhas, arriscando mais e mais, ao passo que a Inglaterra começou a acusar a pressão, cedendo mesmo um golo nos 10 minutos finais. Numa excelente jogada coletiva, que começou numa recuperação de bola, Lina Magull (79') apareceu no sítio certo para desviar a bola para dentro da baliza, restabelecendo o empate e levando a final para... prolongamento. 

Depois de uma primeira parte do prolongamento sem grandes lances de perigo, eis que as inglesas voltaram a assumir a dianteira do marcador nos segundos 15 minutos extra. Após um canto, gerou-se um lance muito confuso na área germânica que Chloe Kelly, jogadora do Manchester City, aproveitou para marcar e oferecer o título à seleção que jogava em casa. 

Feitas as contas, a seleção de Inglaterra conseguiu, por fim, o primeiro título, ao passo que a Alemanha perdeu uma final da competição pela primeira vez, depois de já ter arrecadado o troféu em oito ocasiões (1989, 1991, 1995, 1997, 2001, 2005, 2009 e 2013). 

Recorde histórico nas bancadas

Esta final contou com 87.192 adeptos nas bancadas de Wembley, um número que constitui um recorde histórico. O duelo entre Inglaterra e Alemanha é agora o jogo com mais público numa fase final do Campeonato Europeu masculino ou feminino.

Leia Também: Número de espetadores do Europeu feminino já dobrou último recorde

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório