"Diogo Costa fora da Supertaça? Baliza do FC Porto não será problema"

Castigo do Conselho de Disciplina tirou o jovem guardião da decisão frente ao Tondela. Jorge Amaral, antigo jogador do FC Porto, não vê grandes problemas na ausência de Diogo Costa, deposita confiança na principal alternativa e já fala na despedida de... Marchesín.

Notícia

© Global Imagens

Tiago Antunes
28/07/2022 07:23 ‧ 28/07/2022 por Tiago Antunes

Desporto

Exclusivo

O FC Porto prepara a participação na Supertaça Cândido de Oliveira, na qual terá o Tondela pela frente, tal como na final da Taça de Portugal. Os dragões vão entrar no Estádio de Aveiro com algumas caras novas, mas também com ausências de peso.

O Conselho de Disciplina atribuiu castigos a Diogo Costa, Fábio Cardoso, Otávio e Manafá por conta dos cânticos insultuosos ao Benfica, dos quais os dragões não vão recorrer. Assim sendo, mesmo com Otávio já certamente fora do jogo, este grupo não fará parte das contas de Sérgio Conceição.

Jorge Amaral, ex-jogador do FC Porto, aceitou a decisão dos azuis e brancos. Em conversa exclusiva com o Desporto ao Minuto, o antigo guarda-redes apontou ainda o dedo ao Conselho de Disciplina pelas diferentes medidas tomadas em casos semelhantes.

"Concordo que o FC Porto não recorra porque acho que o Conselho de Disciplina abriu uma 'caixa de Pandora'. Cumprindo esses castigos, pode ser que, num futuro próximo, o Conselho de Disciplina possa ter o mesmo peso e a mesma medida em circunstâncias não iguais, mas muitas delas parecidas. Já tivemos muitos exemplo no passado de ofensas a adeptos contrários que não acabaram em punição. Portanto, para não acontecer o facto de recorrer e tudo ser tirado, acho que o FC Porto deve manter os castigos e esperar que, no futuro, o Conselho de Disciplina possa ter a mesma pena para quem cometa os mesmos delitos", começou por dizer.

Notícias ao Minuto Diogo Costa assumiu a titularidade da baliza do FC Porto na época passada© Getty Images

Ao não recorrer, os quatro atletas cumprem a suspensão na Supertaça frente a um adversário que desceu de divisão e que não pôde reforçar-se por proibição da FIFA. Jorge Amaral recusa olhar para a decisão como desvalorização do adversário.

"O Otávio já não podia jogar, portanto, o único titular a ficar de fora com este castigo será o Diogo Costa. Muito sinceramente, não é na baliza que poderá estar o problema. Diogo Costa é, efetivamente, fantástica, mas, se estiver lá Marchesín ou Cláudio Ramos, tenho a certeza de que a baliza do FC Porto vai estar bem protegida. Não tenho dúvidas disso. Fosse qualquer adversário, mantinha a decisão de não recorrer deste castigo, que eu aceito porque estas situações [de provocação a outros clubes] devem ficar para os adeptos, não para os jogadores", acrescentou.

Na ausência de Diogo Costa, teoricamente, será Marchesín o dono da baliza, em Aveiro. Jorge Amaral depositou confiança no argentino e falou sobre um sentimento misto em relação ao guardião do FC Porto, tendo já em vista uma possível saída.

"Falar de Marchesín é fácil por tudo o que já fez em jogo, mas muito complicado porque não está a jogar e é um grande guarda-redes. Gosto muito do Marchesin e, se calhar, ele teve um papel extraordinário no crescimento do Diogo Costa, assim como Młynarczyk teve com Vítor Baía. É claro que Marchesín é um guarda-redes que me dá todas as garantias, como Diogo Costa dá. Hierarquicamente, é o titular direto nesta situação, enquanto Cláudio Ramos será o terceiro guarda-redes. Muito sinceramente, se o FC Porto optar por levar Cláudio Ramos e poupar Marchesín com a possibilidade de ir embora, também aceito. É um profissional de mão cheia, aceito que queira jogar e ir ao Mundial, tem todo o direito e o FC Porto deve até colaborar pelo homem e pelo profissional que é. Se isso não acontecer, certamente estará Marchesín na baliza da Supertaça", acredita.

Notícias ao Minuto Marchesín saltou para o banco, mas deverá ser titular na Supertaça© Global Imagens

Caso Marchesín abandone o FC Porto neste verão, Cláudio Ramos será o candidato número um a ser... o número dois da baliza portista. Jorge Amaral vê qualidade no guardião que já passou pelo Tondela, mas prefere ver uma cara nova no Dragão para a posição.

"Eu gosto muito do Cláudio Ramos, foi até considerado um dos melhores guarda-redes da I Liga quando estava no Tondela. Tanto foi que até foi chamado à seleção nacional. É um guarda-redes que dá garantias absolutas. Agora, o FC Porto vai precisar de mais alguém para enriquecer a sua baliza, para intrometer-se entre estes dois elementos e aumentar a competitividade. Acho que Cláudio Ramos, é um bom guarda-redes, mas acho que o FC Porto deve procurar alguém que, tal como Cláudio Ramos, lute para ser o primeiro", considerou.

Notícias ao Minuto Desde 2020, Cláudio Ramos jogou apenas dois jogos pelo FC Porto© Getty Images

Nesta equação, o nome de Francisco Meixedo acaba riscado. Na opinião de Jorge Amaral, o jovem guardião deveria ser emprestado para ganhar minutos de jogo.

"É um jovem que ainda está a crescer, que precisa de tempo para tal. Não ponho em causa a sua competência, mas, neste momento, e é uma etapa de crescimento com perspetiva a longo prazo, um ano de empréstimo seria uma boa opção", disse.

Notícias ao Minuto Francisco Meixedo é, atualmente, a quarta opção para a baliza do FC Porto© FC Porto

Tendo a Supertaça em perspetiva, Jorge Amaral acredita que o jogo frente ao Tondela poderá ser desequilibrado. De um lado, estará o campeão nacional, do outro, vai apresentar-se um dos recentes despromovidos. Ainda assim, pede atenção.

"A Supertaça será quase um 'David e Golias'. Não se pode desconfiar do Golias porque, apesar da equipa estar na II Liga e ter algumas dificuldades, se minimizarmos o adversário, as coisas podem não correr tão bem. Mas o FC Porto tem tudo para ganhar. Mal seria se o FC Porto não ganhasse, com todo o respeito que tenho pelo Tondela", vincou.

A nova época do FC Porto será de grande expectativa, isto depois de uma dobradinha a nível nacional. Jorge Amaral vê os dragões com a mesma força e determinação, e prevê grande ajuda de David Carmo e Gabriel Veron, que não deverão ser os únicos a reforçar a equipa neste verão.

"A pré-época foi agradável, especialmente este jogo contra o AS Monaco. Manteve-se o ADN da equipa, com a entrada de Otávio viu-se muita coisa boa, por ser um jogador mais cerebral. Senti que a equipa está bem, está determinada, com o mesmo querer, os reforços vão trazer muita qualidade ao plantel. Se calhar, virá mais um ou outro. Acho que vai ser um FC Porto com muita força para defender este título e esta dobradinha que conseguiu no ano passado", concluiu.

O FC Porto-Tondela, a contar para a Supertaça Cândido de Oliveira, está marcado para as 20h45 do próximo sábado, no Estádio de Aveiro.

Leia Também: FC Porto não vai recorrer no caso dos cânticos insultuosos ao Benfica

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Treinador Pepa despede-se do Sport dois dias após ser demitido

Brasil

Treinador Pepa despede-se do Sport dois dias após ser demitido

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3278
2Benfica3278
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Rio Ave3236
11Moreirense3236
12Arouca3234
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3232
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Miguel Oliveira ainda tem de passar um exame para voltar às pistas

MotoGP

Miguel Oliveira ainda tem de passar um exame para voltar às pistas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas