Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Do banco veio a tranquilidade. FC Porto bate AS Monaco antes da Supertaça

Sérgio Conceição estreou reforços David Carmo e Gabriel Veron na reta final do jogo de apresentação.

Do banco veio a tranquilidade. FC Porto bate AS Monaco antes da Supertaça
Notícias ao Minuto

21:58 - 23/07/22 por Miguel Simões

Desporto Pré-época

O FC Porto apresentou-se aos adeptos, este sábado, com um triunfo por 2-1 diante do AS Monaco, num jogo realizado no Estádio do Dragão que marcou a estreia dos reforços dos dragões, precisamente uma semana antes da Supertaça, diante do Tondela.

A equipa de Sérgio Conceição entrou melhor e a criar vários lances de perigo, mas também viu o adversário a assustar na baliza contrária, com Diogo Costa a evitar duas grandes ocasiões de golo.

No reatar da partida, o AS Monaco ainda chegou a ameaçar, mas seria o FC Porto a mexer com o marcador ao galvanizar-se nos últimos 25 minutos, já depois de algumas mexidas no encontro. Taremi quebrou o nulo através de penálti, Galeno ampliou a vantagem logo após entrar em campo e David Carmo ainda foi a tempo de imitar o colega de equipa, mas o lance acabaria anulado por mão na bola.

Até ao final, ainda houve tempo para o conjunto francês reduzir a diferença no marcador, numa grande penalidade convertida pelo capitão Ben Yedder.

Filme do jogo

Sérgio Conceição optou por lançar um onze sem caras novas, sem 'inventar' na hora de render os vários jogadores que abandonaram o plantel azul e branco este verão. 

Fiel à sua imagem habitual, o FC Porto entrou bastante pressionante e chegou a ameaçar o golo por várias ocasiões, nomeadamente nas investidas de Taremi, que até chegou a atirar ao poste, após remate de Pepe.

No entanto, o AS Monaco também apresentou sinais de fluidez ofensiva e Diogo Costa foi chamado a intervir por duas ocasiões para travar os remates de Minamino e Ben Yedder, este último com a cara.

Na segunda parte, sem mexidas na equipa, o FC Porto entrou algo 'tremido' e permitiu que o adversário se aproximasse com mais perigo da baliza, mas tudo mudaria após as primeiras mexidas de Sérgio Conceição.

Já com Otávio e Grujic em campo, os azuis e brancos passaram a atacar de forma mais criteriosa e, sensivelmente a meio do segundo tempo, Taremi arrancou uma grande penalidade, que o próprio converteria com sucesso.

Pouco depois, o técnico azul e branco promoveu quatro substituições de uma assentada e o recém-entrado Galeno não tardou em mexer com o marcador, logo na primeira jogada de ataque, ao aproveitar um passe açucarado de Otávio para cabecear de forma certeira para o fundo das redes, aos 71 minutos.

Já dentro dos últimos dez minutos, os reforços Gabriel Veron e David Carmo foram a jogo, mas seria este último a festejar... ainda que por pouco tempo. Logo ao primeiro toque, o central ex-Sp. Braga aproveitou um lançamento de linha lateral para fazer o 3-0, porém, o golo seria anulado por mão na bola.

Nos últimos instantes da partida, o também recém-entrado Wendell tocou na bola com a mão, dentro da grande área, levando o árbitro Gustavo Correia a apontar para a marca dos onze metros. Aos 89 minutos, Ben Yedder não desperdiçou e reduziu a desvantagem no encontro, embora Diogo Costa ainda tenha adivinhado o lado.

Ao oitavo jogo de pré-época, o primeiro sem ser à porta fechada e o segundo contra uma equipa estrangeira, o FC Porto volta a triunfar, precisamente uma semana antes de defrontar o Tondela na disputa da Supertaça.

Momento do jogo: O segundo golo do FC Porto. Galeno trouxe a tranquilidade que Sérgio Conceição tanto queria, ao marcar logo na primeira jogada de ataque.

Relato em direto 

90+4' - Apito final. O FC Porto vence o AS Monaco por 2-1.

90' - Quatro minutos de compensação.

89' - GOLO DO AS MONACO! Ben Yedder reduz da marca dos onze metros, embora Diogo Costa ainda tenha adivinhado o lado.

88' - Grande penalidade para o AS Monaco. Wendell toca na bola com o braço dentro da grande área e Gustavo Correia aponta para a marca de grande penalidade.

83' - Golo anulado a Diogo Carmo por mão na bola antes do cabeceamento. Mantém-se o 2-0 no marcador.

82' - GOLO DO FC PORTO! Marca o reforço David Carmo ao primeiro toque na bola, após lançamento de linha lateral.

80' - Tripla substituição no FC Porto. Saem Pepe, Marcano e Uribe para darem entrada a Fábio Cardoso, David Carmo e Gabriel Veron, os últimos dois são os reforços do FC Porto.

78' - Galeno volta a ameaçar o golo e obriga Nubel a sacudir o perigo.

76' - Acendem-se as lanternas nas bancadas do Estádio do Dragão para acentuar o apoio à equipa de Sérgio Conceição.

74' - Ao poste! Otávio remata a partir do lado esquerdo e vê ainda o remate a bater no ferro esquerdo.

71' - GOLO DO FC PORTO! Galeno entra e marca de cabeça, logo após receber passe açucarado de Otávio.

69' - Quatro substituições do lado dos dragões. Saem Evanilson, Taremi, Pepê e Zaidu para darem entrada a Toni Martínez, Galeno, Namaso e Wendell, respetivamente.

67' - GOLO DO FC PORTO! Taremi não treme na hora de rematar e atira para o meio da baliza.

66' - Grande penalidade para o FC Porto! Taremi cai na grande área após disputa de bola com Vanderson e Gustavo Correia não hesita em apontar para a marca dos onze metros.

62' - Substituição no AS Monaco. Sai Minamino, entra Ben Seghir.

61' - João Mário remata, mas a bola desvia em Maripan, que concede pontapé de canto.

60' - FC Porto perto do golo. Zaidu aparece à vontade no corredor esquerdo e vê o seu remate ser travado por Nubel. Na recarga, o nigeriano rematou ainda contra um defesa adversário.

58' - Dupla substituição no FC Porto. Saem Eustáquio e Bruno Costa para darem entradas a Otávio e Grujic, respetivamente.

53' - Cartão amarelo para Maripan. Defesa do AS Monaco trava Evanilson, que já se preparava para entrar dentro da grande área. Livre que pode levar perigo.

49' - Golo anulado ao FC Porto. Evanilson é apanhado em fora de jogo (37 centímetros), após desvio de Pepe, antes de rematar para o fundo das redes. Nobel não ficou bem na fotografia. Valeu a visão do árbitro assistente.

47' - Kevin Volland descobre Ben Yedder solto à esquerda do ataque, mas o passe sai demasiado adiantado.

46' - Substituição no AS Monaco. Sai Gelson Martnis, entra Musaba.

46' - Arranca a segunda parte no Dragão.

45' - Intervalo na partida.

43' - Cartão amarelo para Minamino. João Mário é travado na condução de um contra-ataque e a ação faltosa vale a primeira cartolina amarela para o conjunto do AS Monaco.

42' - Taremi descobre Evanilson descaído na direita, mas Nubel interceta o cruzamento.

37' - Na resposta, o FC Porto beneficia de uma grande oportunidade para mexer com o marcador. Pepê ficou na cara de Nubel, que fechou o ângulo de remate, e Taremi fica a pedir grande penalidade no momento imediatamente a seguir.

36' - Diogo Costa interceta cruzamento oriundo da direita do ataque monegasco. 

34' - FC Porto volta a conceder espaço na zona interior e o AS Monaco parte com várias unidades para o ataque. Pepe trava nova investida e acaba a receber... uma vénia dos adeptos.

32' - Eustáquio desce no terreno para ajudar a equipa a reagir à perda de bola e evita que Gelson Martins crie perigo a partir da direita.

28' - Cartão amarelo para Marcano. Central do FC Porto entra com tudo numa disputa de bola com Gelson Martins e acaba por ser admoestado com a primeira cartolina do encontro.

25' - Ben Yedder, novamente! Na sequência de um pontapé de canto, o avançado do AS Monaco volta a aparecer livre de marcação ao segundo poste e quase inaugura o marcador.

24' - Diogo Costa evita o golo...com a cara! Ben Yedder aparece solto no lado direito da área e remata forte contra o rosto do internacional português.

19' - A centímetros do golo! Taremi remata de fora da área num lance em que chega a escorregar e, assim, desviar a trajetória da bola.

17' - Início de jogo animado no Dragão. O FC Porto está mais pressionante, mas o AS Monaco não se 'desmancha' na organização a partir de trás.

14' - Ao poste! Pepe ameaça o golo numa primeira instância e, na recarga, Taremi acerta em cheio no poste esquerdo da baliza de Nubel.

12' - Adeptos do FC Porto tentam puxar pela equipa de Sérgio Conceição. São vários os cânticos de apoio entoados de fora para dentro do relvado.

7' - Taremi tenta um remate acrobático na sequência de um pontapé de canto, mas acaba por acertar mal na bola.

5' - Diogo Costa evita o golo de Minamino, após lance confuso na grande área. Futebolista do AS Monaco aproveitou uma onda de ressaltos.

4' - Eustáquio tenta a sua sorte de fora da área e obriga Nubel a travar o remate rasteiro.

2' - Aí está o primeiro momento de perigo, com um remate de Taremi à figura.

1' - Apito inicial no Estádio do Dragão.

0' - Ouve-se o hino do FC Porto na entrada dos jogadores em campo.

Pré-jogo

19h50: Bancadas do Estádio do Dragão começam a ficar bem preenchidas para o jogo de apresentação do FC Porto.

19h40: Jogadores do FC Porto vão realizando os habituais exercícios antes do apito inicial.

19h30: A meia hora do encontro, ainda são muitos os adeptos que circulam nas imediações do estádio.

19h15: Recorde-se que o FC Porto está a uma semana de disputar a Supertaça Cândido de Oliveira, diante do Tondela. O jogo está agendado para as 20h45 do próximo sábado, dia 30 de julho, em Aveiro.

19h10: O momento da primeira grande ovação vai para a entrada dos guarda-redes Diogo Costa, Agustín Marchesín, Cláudio Ramos e Francisco Meixedo, para exercícios de aquecimento.

19h05: Aí está a equipa inicial lançada por Sérgio Conceição: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Marcano, Zaidu; Matheus Uribe, Bruno Costa, Eustáquio, Pepê; Mehdi Taremi e Evanilson.

19h00: Eis o onze do AS Monaco para o jogo com os dragões.

18h55: Gelson Martins, ex-Sporting, assina camisolas de adeptos do FC Porto.

18h45: Eis a vista aérea do palco do jogo deste sábado.

18h35: Jogadores do AS Monaco entram em campo e são abordados para cumprimentar adeptos do FC Porto.

18h30: Autocarro do FC Porto já se encontra no Dragão.

18h20: Assim está o balneário do AS Monaco.

18h05: Equipa francesa já se encontra no Estádio do Dragão.

17h45: A mascote Draco já teve direito a aplausos dos adeptos do FC Porto.

17h30: Recorde aqui a entrevista a Edmilson a propósito da contratação de Gabriel Veron, que lutará com jogadores como Pepê e Evanilson por um lugar entre os titulares.

17h15: FC Porto divulga as imagens de como se encontra o Estádio do Dragão a menos de três horas do pontapé de saída.

17h00: No que a saídas diz respeito, Sérgio Conceição perdeu vários jogadores que utilizava com forte regularidade, como é o caso das saídas de Vitinha (Paris SG), Fábio Vieira (Arsenal), Mbemba (Olympique Marseille) e Francisco Conceição (Ajax).

16h50: Os dragões optaram por contratar dois reforços até ao momento: o ex-Sp. Braga David Carmo e, mais recentemente, Gabriel Veron, contratado ao Palmeiras. Além disso, nota ainda para a aquisição a título definitivo de Stephen Eustáquio, que se encontrava cedido pelo Paços de Ferreira.

16h30: Uma das mascotes do FC Porto já faz a festa junto ao estádio.

16h20: A festa já começou nas imediações do Estádio do Dragão, contando com música e diversão durante toda a tarde.

Antevisão

O FC Porto apresenta-se aos adeptos, este sábado, num particular frente ao AS Monaco, que servirá também para dar entrada ao jogadores do plantel no relvado do Estádio do Dragão.

Entre os vários nomes às ordens de Sérgio Conceição, surge um natural destaque para os dois reforços dos dragões até ao momento: o ex-Sp. Braga David Carmo e, mais recentemente, Gabriel Veron, contratado ao Palmeiras.

Sem poder contar com os transferidos Vitinha, Fábio Vieira, Francisco Conceição e Mbemba, Sérgio Conceição irá forçosamente apresentar um onze algo diferente daquele em que apostou regularmente ao longo da época transata, algo que suscitará curiosidade entre os adeptos azuis e brancos.

De referir que a apresentação individual dos atletas do FC Porto ocorrerá instantes antes do início do jogo, que está agendado para as 20 horas.

Leia Também: "Estamos a construir o plantel de acordo com as vontades do treinador"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório