Meteorologia

  • 29 JUNHO 2022
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 24º

UEFA duplica prémio monetário e compensar clubes de futebol feminino

A UEFA vai duplicar o prémio monetário total do Euro2022 de futebol feminino, em Inglaterra, cujo campeão poderá obter um total de 2.085.000 euros, e compensará, pela primeira vez, os clubes pela dispensa das jogadoras.

UEFA duplica prémio monetário e compensar clubes de futebol feminino
Notícias ao Minuto

17:32 - 23/06/22 por Lusa

Desporto Euro'2022

As 16 seleções presentes, entre as quais a portuguesa, receberão um pagamento mínimo de 600 mil euros, o dobro do que foi pago no último Euro2017, disputado nos Países Baixos, e pela primeira vez haverá um bónus de desempenho na fase de grupos com pagamentos a oscilar entre 100 mil euros por vitória e 50 mil por empate.

A UEFA informou ainda que as seleções que atingirem os quartos-de-final irão receber mais 205 mil euros, as que chegarem às meias-finais mais 320 mil euros, e a que conquistar o título levará para casa 660.000 euros, o finalista vencido 420 mil euros, sendo que os prémios são cumulativos, o que significa que, vencendo todas as partidas, o campeão arrecadará 2085.000 euros.

A UEFA decidiu em 2021 fazer alterações nos modelos de distribuição financeira na Liga dos Campeões Feminina e no Campeonato da Europa como parte da sua estratégia para os próximos cinco anos, apelidada de "Time for Action" para o futebol feminino.

Os seus objetivos incluem duplicar o alcance e o valor destas duas competições, bem como duplicar o número de mulheres e raparigas a jogar futebol nas federações filiadas na UEFA para atingir a meta dos 2,5 milhões de praticantes.

Em relação à indemnização aos clubes pelo empréstimo de jogadores, o valor total será calculado em função do número de dias que uma jogadora é dispensada para a fase final, que abrangerá dez dias de preparação, o número total de dias em que a sua seleção participa no torneio, além de mais um dia de viagem adicional.

Os clubes serão compensados à taxa de 500 euros por dia, por jogadora, com os pagamentos a serem distribuídos entre outubro e dezembro deste ano, mas, à partida, têm garantido um pagamento mínimo de 10 mil euros por cada jogadora que participe na competição.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório