Câmara de Leiria garante prioridade à União no Estádio Municipal

A União de Leiria, da Liga 3, terá prioridade na utilização do Estádio Municipal de Leiria sobre as SAD do Belenenses e do Estrela da Amadora, da II Liga, garantiu hoje o vereador do Desporto do município, Carlos Palheira.

View taken 03 December 2003 of the Estadio Dr Magalhaes Pessoa in Leiria. The stadium will host 30.000 football fans during two games of the first round of the Euro 2004, Switzerland vs Croatia 13 June and Croatia vs France 17 June. The continental compet

© Getty Images

Lusa
22/06/2022 19:30 ‧ 22/06/2022 por Lusa

Desporto

Liga 3

Na terça-feira, a Liga de clubes anunciou os estádios indicados pelos clubes que disputam os campeonatos profissionais, tendo a SAD do Estrela da Amadora, da II Liga, inscrito o de Leiria como primeira opção, enquanto o Belenenses SAD, também do escalão secundário, apontou o recinto como alternativa ao Estádio Nacional, em Oeiras.

Hoje, o vereador do Desporto da Câmara de Leiria avançou à agência Lusa que essa utilização terá de ser coordenada com os jogos da União de Leiria, que disputa a Liga 3, que "terá sempre acesso prioritário, pelos critérios de utilização do estádio". 

"A União de Leiria terá sempre preferência. Nunca será relegado em detrimento de clubes de fora do concelho", reforçou.

O mesmo responsável considera, contudo, que "à partida, nenhum desses clubes [Belenenses SAD e Estrela da Amadora SAD] irá jogar no Estádio de Leiria", porque a indicação dada por ambos se trata de "um processo de inscrição em que é preciso sinalizar campos" aprovados pela Liga.

"O Belenenses tem o Jamor como estádio principal e o Estrela esclareceu a situação com o seu campo [José Gomes] em comunicado divulgado", afirmou.

Por outro lado, "na época passada também houve equipas que sinalizaram o Estádio de Leiria - como o Tondela e o Santa Clara, este para as competições europeias - e não o usaram. É um processo dinâmico", sublinhou Carlos Palheira.

Exemplo disso, lembrou, é o facto de "o Belenenses SAD ter jogado em Leiria sem que tivesse informado a Liga dessa possibilidade", na relação enviada à Liga no início da temporada 2021/2022.

O responsável municipal lembra, contudo, que "é possível fazer uso de um estádio por mais do que um clube", situação que "não é caso virgem em estádios nacionais e internacionais".

A eventual sobrecarga do relvado não preocupa o município, porque o operador que contratualizado para fazer a manutenção oferece "muitas garantias".

"Temos a certeza que o relvado conseguirá aguentar a pressão, caso seja necessário", referiu, assegurando que, "se houver problemas, temos sempre a possibilidade inviabilizar a utilização" por parte de algumas das equipas. 

A experiência da época passada, em que o Belenenses SAD disputou quatro jogos da I Liga em Leiria, foi uma forma "de dar uso ao equipamento", tendo a utilização sido paga "de acordo com o tarifário previsto".

O vereador sublinha, neste processo, o interesse que a infraestrutura desportiva de Leiria tem suscitado.

"É um estádio do Euro2004, cumpre todas as regras, tem o plano de segurança certificado e a qualidade das instalações é reconhecida, porque temos investido nele: o relvado está bom, as instalações elétricas são ótimas e a iluminação permite transmissões televisivas em 4K. É uma instalação muito capaz e por isso é tão solicitada", concluiu.

Leia Também: SAD afirma que José Gomes "foi, é e será sempre" casa do Estrela da Amadora

Leia Também: II Liga: Estrela da Amadora vai passar a jogar... em Leiria

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Nuno Lobo

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Emmanuel Macron

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas