"Treinar o Vitória SC? Se voltasse atrás um ano, não pensava duas vezes"

Treinador português foi ainda questionado pela ambição de treinar um dos três 'grandes' em Portugal.

Vitoria Guimaraes SC v Sporting CP - Liga Portugal Bwin

© Getty Images

Notícias ao Minuto
01/06/2022 17:58 ‧ 01/06/2022 por Notícias ao Minuto

Desporto

Pepa

Pepa concedeu, esta quarta-feira, uma extensa entrevista à Rádio Renascença, tendo sido desafiado a falar da época instável do Vitória SC, da mira europeia da próxima temporada e da ambição do emblema de Guimarães sempre que se inicia uma nova época.

"Faço um balanco positivo. Houve muita instabilidade ao longo da época, muita com responsabilidade nossa. É algo que queremos e temos de melhorar, porque queremos ser melhores e ponto final. Não vale a pena estar com desculpas, porque temos de ter a capacidade de contornar isso e sermos mais competentes. Quando estava fora falava-se do Vitória como um cemitério de treinadores, era a gíria, que era um clube difícil. Se voltasse atrás um ano, era igual, não pensava duas vezes. É um clube especial, adeptos com uma exigência tremenda", começou por dizer.

Questionado sobre a pressão que existe em Guimarães por parte dos adeptos, o treinador de 41 anos falou num grau de exigência semelhante ao dos três 'grandes' portugueses.

"Posso dizer uma asneira, mas eu acho que há mais [por comparação aos três 'grandes']. Num Porto, Benfica e Sporting, cinco derrotas são um descalabro. Aqui a exigência é igual, mas a verdade é que os recursos são outros, completamente diferentes. A exigência é a mesma, portanto é este equilíbrio que é importante termos. A nossa ambição não tem limite, mas temos que ter os pés bem assentes no chão e saber lidar com a derrota, que é algo que vai acontecer infelizmente algumas vezes. O dinheiro não ganha jogos, ajuda em muita coisa, mas aqui não pode ser", atirou.

Antes de chegar ao Vitória SC, Pepa destacou-se no Tondela e, posteriormente, no Paços de Ferreira, tendo colocado os pacenses na rota da Europa, através da quinta posição em 2020/21, tendo falado do grau de aventura e de competência necessário a ter.

"Lembro-me quando saí da formação do Benfica, fui para o distrital de Aveiro e chamaram-me de maluco, que nunca iria chegar ao futebol profissional. É preciso ter competência, mas também sorte de estar no sítio certo à hora certa. Podemos ter sorte nas oportunidades, mas no resto não vamos ter. Em qualquer área, temos de estar preparados e temos de ser competentes", afirmou.

"Fase de grupos? Não podemos ambicionar outra coisa. Arrisco-me a dizer que o que tiver de sair no sorteio, saiu. Em bom português: quem vier, morre. Tem de ser esse o nosso pensamento, com respeito por todos os clubes. Não é falsa humildade, é o que é", comentou em relação ao sorteio que vai colocar o Vitória SC nos potes de acesso à segunda pré-eliminatória da terceira prova europeia.

Para finalizar, quando questionado sobre o objetivo de chegar a um 'grande', Pepa não hesitou em colocar os vimaranenses na rota dos grandes clubes portugueses.

"Às vezes fazem-se essas ligações, mas no futebol profissional, uma pessoa coloca isso de parte. Chegar a um grande, pode parecer estranho, mas eu acho que já cheguei a um grande. O Vitória não tem os recursos do Porto, Benfica e Sporting, mas é um grande clube. Não me vou andar a queixar quando temos estes recursos. É com o que temos. Vai-nos obrigar a ser ainda mais competentes e com pouco fazer muito", rematou.

Recorde-se que o Vitória SC ficou em sexto lugar, com 48 pontos, a três do Gil Vicente, detentor da última vaga de acesso à Liga Conferência Europa. Contudo, a derrota do Tondela no Jamor abriu uma nova vaga e, por isso, o sexto classificado irá arrancar a época mais cedo que os restantes clubes da I Liga.

Leia Também: Pepa após apuramento europeu: "Estamos onde temos de estar"

Leia Também: "Só vejo o Vitória SC ser castigado com jogos à porta fechada"

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Adeptos do Sporting atiram-se a Gyokeres com dois recados inflamados

Sporting

Adeptos do Sporting atiram-se a Gyokeres com dois recados inflamados

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Porsche 911 que Senna conduziu e assinou pode ser seu. Saiba como

Ayrton Senna

Porsche 911 que Senna conduziu e assinou pode ser seu. Saiba como

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas