Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

"Só vejo o Vitória SC ser castigado com jogos à porta fechada"

O treinador Pepa admitiu hoje que o Vitória de Guimarães, sexto classificado da edição 2021/22 da I Liga portuguesa de futebol, foi "irregular", mesmo com "coisas positivas", antes da receção ao Gil Vicente, para a 34.ª jornada.

"Só vejo o Vitória SC ser castigado com jogos à porta fechada"
Notícias ao Minuto

13:50 - 14/05/22 por Lusa

Desporto Pepa

Ciente de que há uma "tendência para se olhar como deceção" a incapacidade vitoriana em atingir o quinto lugar, de acesso à Liga Conferência Europa, o técnico frisou que os seus jogadores fizeram "muita coisa boa", mas com "alguma inconstância", ao contrário do adversário de domingo, que garantiu o quinto lugar e o inédito apuramento para as provas da UEFA após ter sido "mais regular".

"Temos de reconhecer que, do outro lado, houve uma equipa mais regular do que nós. Tudo fizemos para conseguir mais, mas há muitas coisas positivas que queremos continuar. (...) Já falei de alguma inconstância, de alguma irregularidade em termos exibicionais [para explicar o sexto lugar]", disse, na antevisão ao desafio de domingo, marcado para as 20:30, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, e que encerrará oficialmente a I Liga 2021/22.

Pepa deu os "parabéns" aos homens de Barcelos pela "época fantástica" que 'assinaram', com 51 pontos nas 33 partidas já realizadas, mas também vincou que o sentimento de "deceção" nas hostes vimaranenses emerge da circunstância de a equipa, com 45 pontos na classificação, ter "alimentado a esperança" de um lugar mais acima até à 33.ª ronda.

Apesar de reconhecer que os seus 'pupilos' deveriam ter "conseguido mais vitórias" e que é "impensável" sofrer golos por 20 partidas consecutivas, Pepa recusou desvalorizar o sexto lugar, que pode ainda valer a Liga Conferência Europa, caso o FC Porto derrote o Tondela, na final da Taça de Portugal, em 22 de maio.

Apesar de dizer que "não assinava o sexto lugar" se "no início da época" lhe dissessem que iria viver a "turbulência" que viveu, Pepa frisou que há jogadores que passaram por "cinco treinadores nos últimos dois anos" -- quatro deles em 2020/21 -, duas direções, presididas por Miguel Pinto Lisboa e, a atual, por António Miguel Cardoso, bem como vários diretores desportivos e 'team managers'.

O técnico perspetivou ainda "um grande jogo" entre Vitória e Gil Vicente, sem revelar se vai dar minutos a elementos menos utilizados, até porque, no seu entender, "as oportunidades conquistam-se desde o primeiro dia de trabalho".

Grato para com os adeptos que assistiram ao treino da manhã de hoje, no Estádio D. Afonso Henriques, o treinador comentou ainda o facto de o jogo com os gilistas se realizar à porta fechada, na sequência de um processo do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol referente ao Vitória de Guimarães--Benfica (0-1), de 04 de janeiro de 2020, que teve quatro interrupções.

"Só vejo o Vitória ser castigado com jogos à porta fechada. Já é o segundo desde que estou aqui há um ano [o primeiro foi com o Leixões, em julho de 2021, referente ao 'caso Marega']. Ainda agora temos uma situação vergonhosa, do Rochinha [no jogo com o Boavista], em que o clube já se manifestou. (...) Quando é o Vitória, leva sempre por tabela", disse.

O Vitória de Guimarães, sexto classificado da I Liga portuguesa, com 45 pontos, recebe o Gil Vicente, quinto, com 51, em partida da 34.ª e última jornada marcada para as 20:30 de domingo, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, com arbitragem de André Narciso, da Associação de Futebol de Setúbal.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório