Meteorologia

  • 04 JULHO 2022
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 28º

Real Madrid bate Liverpool e conquista a 14.ª Liga dos Campeões

Vinícius Júnior marcou o único golo da final em Paris, que fica manchada por aquilo que aconteceu ainda antes do pontapé de saída. Merengues confirmam estatuto de reis da Europa.

Real Madrid bate Liverpool e conquista a 14.ª Liga dos Campeões

O Real Madrid conquistou, este sábado, a Liga dos Campeões da temporada 2021/22, depois de vencer o Liverpool (1-0) na final disputada no Stade de France, em Paris. Os merengues elevam, assim, para 14 os títulos da Champions arrecadados graças ao golo de Vinícius Júnior, que aos 59 minutos marcou o único tento da final. 

Depois de 1956, 1957, 1958, 1959, 1960, 1966, 1998, 2000, 2002, 2014, 2016, 2017 e 2018, eis que o ano de 2022 também passa a ser histórico para a equipa espanhola. O Real Madrid apenas perdeu três finais da Champions e venceu as últimas oito que disputou. Neste momento passa a somar o dobro das 'orelhudas' do AC Milan, que tem sete. O Liverpool prossegue com seis, tal como o Bayern Munique.

Filme do jogo

Depois de um atraso de 36 minutos, provocado pelo caos que se viveu na entrada para o Stade de France, as duas equipas pareciam estar algo receosas nos primeiros minutos, talvez na expectativa daquilo que o adversário iria fazer. 

No entanto, era o Liverpool quem parecia sempre mais perigoso e os dados não deixavam dúvidas: 10 remates dos reds contra um... de Benzema, que até entrou dentro da baliza. Mas já lá vamos. 

Do outro lado Sadio Mané e Mohamed Salah estavam com vontade de fazer estragos em Paris, mas viram um super Courtois resolver todos os problemas que iam aparecendo nos primeiros 45 minutos, com maior ou menor brilho. 

A fechar a primeira parte, Benzema conseguiu bater Alisson, mas o árbitro prontamente invalidou o lance, por fora de jogo do craque francês, numa decisão que acabaria por ser validada... pelo VAR. Ao intervalo mantinha-se o nulo em Paris. 

A segunda parte contou com um Real Madrid mais atrevido, talvez motivado pelo golo anulado a Benzema antes do intervalo, e foram mesmos os merengues quem desfizeram o nulo. Fede Valverde percorreu o corredor direito para cruzar para o lado oposto, onde apareceu Vinícius Júnior (59') para empurrar a bola para o fundo das redes e abrir o ativo no Stade de France. 

O Liverpool foi atrás do prejuízo e Klopp lançou Diogo Jota e Roberto Firmino em busca do golo do empate. No entanto, e uma vez mais, os reds esbarraram no muro belga que guardou, de forma bem-sucedida, a baliza do Real Madrid. Courtois foi acumulando intervenções essenciais para preservar a curta vantagem e os merengues conseguiram, por fim, fazer a festa após o apito final. 

Feitas as contas, o Real Madrid conta agora com 14 'orelhudas', ao passo que o Liverpool termina a temporada a perder mais uma competição, depois de ter visto o Manchester City conquistar a Premier League na derradeira jornada. 

Momento do jogo: O golo anulado a Benzema parece ter despertado os merengues e assustado os reds. Apesar de não ter alterado a marcha do marcador, este foi o ponto de viragem desta final. 

Equipas iniciais 

ONZE DO LIVERPOOL: Alisson; Alexander-Arnold, Konaté, Van Dijk, Robertson; Fabinho, Thiago, Henderson; Luis Díaz, Mané e Salah.

ONZE REAL MADRID: Courtois; Dani Carvajal, Éder Militão, Alaba, Mendy; Casemiro, Valverde, Kroos, Modric; Vinícius Júnior e Benzema. 

Antevisão

O grande dia chegou. Liverpool e Real Madrid disputam, este sábado, a final da Liga dos Campeões e só um deles sairá de Paris de sorriso rasgado. Ingleses e espanhóis provaram ser as equipas mais fortes da prova milionária e esta noite espera-se um grande jogo de futebol no Stade de France, em Paris. 

Na memória dos adeptos do Liverpool está a final perdida em 2018, precisamente para os merengues, pelo que este sábado existe a possibilidade de uma 'vingança inglesa'. 

Ainda assim, torna-se complicado apontar um favorito para esta final. O Real Madrid até é visto, pela casas de apostas, como a equipa teoricamente inferior, mas vale recordar que a equipa espanhola deixou para trás, nesta edição, PSG, Chelsea e Manchester City. 

O pontapé de saída está agendado para as 20 horas e poderá seguir, em direto e ao pormenor, todas as incidências desta partida no Desporto ao Minuto. 

Leia Também: Sete craques que jogaram no Liverpool e no Real Madrid

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório