Artur Jorge foi apresentado nesta segunda-feira como novo treinador do Sp. Braga. O técnico bracarense revelou-se entusiasmado por poder regressar à equipa principal dos minhotos e falou sobre lealdade e mérito.
"Não será novidade para ninguém que estou aqui de coração totalmente cheio. Muito obrigado pela oportunidade, estou extremamente contente e grato pelo desafio proposto. Chego por convicção, não por emoção, por ser o mais fácil, mas sim por mérito. Estou convicto que estou aqui pela competência demonstrada, por acreditar no meu trabalho feito nos últimos anos. O meu percurso é, por opção, feito através de lealdade e fealdade ao Sporting Clube de Braga, com muita dedicação. Chego, hoje, ao topo. Quero continuar a ganhar e teremos um plano, a energia e a mentalidade ganhadora, para podermos ter sucesso", disse o técnico.
Artur Jorge vê-se agora na cadeira de sonho e sente a responsabilidade inerente ao clube.
"A responsabilidade estará sempre presente. Esta cadeira de sonho é minha, onde me sinto claramente dono dela. Pelo que fui fazendo, pela forma como foram apostando em mim. Representar o clube é uma grande responsabilidade. Nada se altera em relação ao que pensava há meses", acrescentou.
Esta não é a primeira passagem de Artur Jorge pela equipa principal do Sp. Braga. Em 2019/20, quando Rúben Amorim mudou-se para o Sporting, os minhotos 'experimentaram' Custódio e Artur Jorge na equipa principal. Olhando para trás, o novo treinador principal dos arsenalistas vê o trabalho cumprido com plenitude.
"O presidente lançou-me um desafio e foi cumprido na plenitude. Também sabia que o que tinha feito não era garantia para continuar no cargo. Tive de voltar atrás, continuar a trabalhar, a ganhar, fazer a formação do clube vencedora. É isso também que me traz aqui com o desejo de tornar esta equipa de topo", disse ainda.
A continuidade de Ricardo Horta no Sp. Braga não é assunto que Artur Jorge queira discutir. O técnico minhoto garantiu que conta com o capitão para a nova época.
"Quando vinha para cá, falei com o presidente no elevador sobre isso. Os jogadores que acabaram a última época são os que temos atualmente no plantel. Contamos com todos. O Ricardo Horta é jogador do Braga, por isso conto com ele", afirmou.
A aposta na formação é para continuidade. Artur Jorge era, até então, treinador das camadas jovens do Sp. Braga e, conhecendo as capacidades dos jovens jogadores dos arsenalistas, mostra-se confiante pelo projeto.
"A nossa ambição é entrar em todos os jogos para ganhar. Essa é a mentalidade que temos de ter, com exigência máxima, suportada por aquilo que os jogadores possam fazer. A formação é um projeto de continuidade e o plano é consolidar as apostas que foram feitas no ano passado, fazendo com que sejam mais-valias, de maneira a criar ativos desportivos e financeiros. A nossa academia é de excelência", disse.
Artur Jorge vai orientar a equipa principal do Sp. Braga até 2024.
Leia Também: Oficial: Artur Jorge é o novo treinador do Sporting de Braga