Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

FC Porto-Tondela: Magia da final da Taça de regresso à Mata do Jamor

Depois de duas épocas fora do Estádio Nacional, a final da prova rainha do futebol português volta ao local habitual. Dragões vão tentar fechar a época com chave de ouro com a dobradinha, ao passo que os beirões procuram secar as lágrimas da descida com um título histórico.

FC Porto-Tondela: Magia da final da Taça de regresso à Mata do Jamor
Notícias ao Minuto

08:02 - 22/05/22 por Notícias ao Minuto

Desporto Antevisão

A prova rainha do futebol português está de volta ao lugar onde a magia acontece. O Estádio Nacional, no Jamor, recebe este domingo a final da 82.ª Taça de Portugal que coloca frente a frente FC Porto e Tondela.

No Jamor, onde será encontrado o sucessor do Sporting de Braga, vão estar duas equipas cuja época teve finais completamente distintos. Se o FC Porto levantou o título de campeão nacional, o Tondela viu confirmada a descida de divisão à II Liga depois de várias épocas entre os grandes.

Se, por um lado, os azuis e brancos procuram erguer pela 18.ª vez o troféu e conquistar a nona dobradinha, isolando-se como o segundo clube com mais triunfos na segunda competição nacional mais importante, os beirões querem limpar as lágrimas da despromoção, levantar pela primeira vez o troféu e conquistar o título mais relevante em 89 anos de história.

Se a classificação do campeonato tivesse algum reflexo no jogo de domingo, certamente que os azuis e brancos partiam como claros favoritos à conquista do troféu, mas o Tondela terá uma palavra a dizer, isto porque em logo está uma possível presença em provas europeias..

Os beirões, que afastaram o Mafra para chegar a esta inédita final, podem replicar uma situação que aconteceu ao Beira Mar em 1999/2000, quando os aveirenses desceram de divisão e jogaram na Taça UEFA. Ora, os homens de Nuno Campos podem chegar à próxima edição da Liga Europa, enquanto participam na II Liga, graças à vaga reservada ao vencedor da Taça.

Mas do lado azul e branco também se procura fazer história, isto depois de terem afastado o Sporting para chegar a esta final. Sérgio Conceição pode tornar-se o primeiro treinador do FC Porto a alcançar duas dobradinhas, depois de em 2019/20 ter cometido idêntica proeza.

A final da 82.ª Taça de Portugal, entre FC Porto e Tondela, realiza-se no este domingo e tem início às 17h15. O árbitro é Rui Costa, da Associação de Futebol do Porto, que também fará a estreia no Jamor, aos 45 anos.

Treinadores em discurso direto:

Sérgio Conceição

Duas semanas em festa: Aquilo que eu vi foi que após as folgas, acabaram-se os festejos. Alguns atletas até foram ao Olival na folga, para fazer recuperação, como é o caso do Pepe. A semana foi normal e muito tranquila e dedicada. O que passou, passou. Podemos é lembrar que a Académica já ganhou aqui ao Sporting e o Aves também. Temos que estar alertas. Confiantes mas desconfiados.

Pode ser o primeiro treinador português a conquistar a dobradinha: Não ando atrás de recordes pessoais. O importante é trazer mais um título para o museu. Para isso é preciso entrar em campo, jogar e ganhar. E vai ser difícil. Temos de ser a equipa que fomos ao longo da época. Ninguém se cortou em nada. Trabalhámos um pouco mais os penáltis... Eu sei que o Tondela em nove penáltis marcou os nove. Eu não gosto muito de estatísticas, mas estes são pormenores importantes.

O peso de campeão na Taça: Peso? Nenhum. A partir do momento em que o árbitro apita é a nossa competência que vai ditar se temos este peso. Se não estivermos no nosso máximo, o Tondela vai aproveitar."

Nuno Campos

Equipa preparada: Naturalmente que era um jogo que queríamos ter preparado de outra forma. Grande desilusão no desafio anterior, onde a quatro minutos do fim tínhamos os objetivos conseguidos e depois foi a desilusão. Preparar este jogo não foi fácil, mas penso que estávamos bem preparados", começou por dizer Nuno Campos.

Hipóteses: Sabemos do poderio do FC Porto, que é o campeão nacional, com recorde de pontos, Sérgio Conceição fez um excelente trabalho, que foi três vezes campeão em cinco ano. Apesar do favoritismo do FC Porto temos hipóteses para ganhar. Vamos enfrentar uma equipa muito forte, mas temos uma vontade muito grande para vencer.

Aproveitar erros do adversário: Temos de agarrar a oportunidade com unhas e dentes. Temos de tentar combater o poderio do FC Porto e sabemos das nossas hipóteses. Temos de tentar aproveitar algum percalço do adversário.

Últimos resultados:

FC Porto: V-D-V-V-V

Tondela: E-E-E-D-E

Últimos onzes:

FC Porto: Cláudio Ramos; João Mário, Pepe e Mbemba e Zaidu; Pepê, Vitinha Grujic e Otávio; Evanilson e Taremi.

Tondela: Trigueira; Eduardo Quaresma, Manu Hernando e Sagnan; Tiago Almeida, Undabarrena, Pedro Augusto e Neto Borges; Salvador Agra, Boselli e Rafael Barbosa.

Ausências:

FC Porto: Manafá e Marcano (lesionados). Uribe (em dúvida)

Tondela: Jota Gonçalves e Khacef (lesionados)

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório