Powered bySolverde
Disclaimer

"Ganhar a Taça de Portugal será a cereja no topo do bolo"

Treinador do FC Porto faz o lançamento da final da Taça de Portugal ante o Tondela.

Sérgio Conceição

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
21/05/2022 18:07 ‧ 21/05/2022 por Notícias ao Minuto

Desporto

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição e Pepe estiveram, este sábado, em conferência de imprensa para fazer o lançamento da final da Taça de Portugal frente ao Tondela. 

Sérgio Conceição 

Duas semanas em festa: "Aquilo que eu vi foi que após as folgas, acabaram-se os festejos. Alguns atletas até foram ao Olival na folga, para fazer recuperação, como é o caso do Pepe. A semana foi normal e muito tranquila e dedicada. O que passou, passou. Podemos é lembrar que a Académica já ganhou aqui ao Sporting e o Aves também. Temos que estar alertas. Confiantes mas desconfiados." 

Pode ser o primeiro treinador português a conquistar a dobradinha: "Não ando atrás de recordes pessoais. O importante é trazer mais um título para o museu. Para isso é preciso entrar em campo, jogar e ganhar. E vai ser difícil. Temos de ser a equipa que fomos ao longo da época. Ninguém se cortou em nada. Trabalhámos um pouco mais os penáltis... Eu sei que o Tondela em nove penáltis marcou os nove. Eu não gosto muito de estatísticas, mas estes são pormenores importantes."

Jogadores disponíveis: "Estão todos bem, tirando o Manafá e o Marcano. E o Uribe, que está em dúvida. Mbemba? Aquilo que fui dizendo ao longo destes cinco anos, é que o contrato para mim passa-me ao lado. Não sou dirigente. Se tem contrato, pode jogar. Depende do que fizer nos treinos e da estratégia para o jogo."

Uribe: "Até ao último momento vai ser avaliado e vemos se está em condições para ir a jogo. Só se estiver a 100% é que é titular ou vai para o banco. Há esperanças nesse sentido. O último treino que fez deixou algumas notas positivas. Não é certo que possa ir a jogo, mas há esperança." 

O peso de campeão na Taça: "Peso? Nenhum. A partir do momento em que o árbitro apita é a nossa competência que vai ditar se temos este peso. Se não estivermos no nosso máximo, o Tondela vai aproveitar." 

Relvado: "A relva parece-me em bom estado, apenas falei com os responsáveis porque pareceu-me um pouco alta. Disseram-me que amanhã vai ter dois cortes para ter a medida normal, portanto não será um problema. Está em muito melhor estado do que apanhei aqui há uns meses atrás."

O que falta conquistar?: "Falta-me conquistar o próximo título, porque é sempre o mais importante."

Futuro como treinador do FC Porto: "Olho com confiança, mas desconfiado. Um treinador tem sempre a mala pronta. Ou porque faz as coisas muito bem ou porque tem resultados negativos. O presidente já falou e o meu foco é o jogo de amanhã. Depois vemos o que acontece, mas tenho dois anos de contrato." 

Final no Jamor é mais especial: "Os títulos são sempre especiais. Conquistámos o principal e agora o próximo é sempre o mais importante. Amanhã temos mais uma possibilidade, respeitando a equipa do Tondela, cujo trajeto no campeonato nada interessa. É uma equipa que se sente confortável nos jogos a eliminar. Temos que estar confiantes, mas desconfiados. Eliminámos o Sporting e o Benfica, portanto merecemos estar aqui. Ganhar a Taça será a cereja no topo do bolo." 

Pepe

Melhor temporada da carreira?: "É difícil dizer que é a melhor temporada... Sinto-me feliz por ter esta capacidade de ajudar o meu clube e os meus companheiros. Estou num clube que me proporciona isto. Estar na final da Taça é sempre especial. A minha felicidade é acordar e poder ir treinar para o Olival."

FC Porto mais favorito?: "Não, não... São competições diferentes. A Taça de Portugal tem jogos a eliminar e o Tondela provou o seu valor por aqui chegar. Respeitamos muito o Tondela. Vamos competir contra uma grande equipa que chegou a esta final com mérito." 

Já pensa no final de carreira?: "(risos) Não! O ano passado fiz muitos jogos... Esta época levo 32 ou 33 jogos. Agradeço muito ao treinador, porque exige muito de nós no treino. Sinto-me muito bem por poder competir aos 39 anos. Ele exige muito de mim e dos meus colegas." 

Mbemba vai dizer adeus?: "Nem eu sei se vou jogar (risos) Somos 26 ou 27 jogadores no plantel. Penso que o Manafá está lesionado. Só amanhã sabemos quem vai jogar. O foco foi trabalhar ao máximo. O forte deste grupo é o coletivo."

Terceira final da Taça: "Todas são importantes e todas têm o seu significado. Trabalhámos com muito empenho e no final do jogo queremos poder festejar junto dos adeptos. "

Mais um título a caminho?: "Há que disputar a final, primeiro do que tudo. Respeito muito o Tondela, porque tiveram mérito para chegar aqui. Fico feliz se puder ganhar, porque é o nosso objetivo. Estou aqui para isto. A equipa trabalhou muito durante a semana para conseguir esse objetivo."

 

Leia Também: Mbemba está a "tratar da transferência para outro clube", revela RD Congo

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Mauro Xavier

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas