Meteorologia

  • 25 MAIO 2022
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 26º

Belenenses SAD e Tondela descem de divisão. Boavista 'salva' o Moreirense

O empate entre beirões e axadrezados permitiu ao Moreirense chegar ao 16.º lugar, que dá acesso ao play-off de manutenção na I Liga.

Belenenses SAD e Tondela descem de divisão. Boavista 'salva' o Moreirense
Notícias ao Minuto

17:41 - 14/05/22 por Ricardo Santos Fernandes c/ Miguel Simões

Desporto I Liga

Tondela e Belenenses SAD vão disputar a II Liga na temporada 2022/23, já o Moreirense vai ter uma última hipótese para se manter no convívio dos ‘grandes’ na próxima temporada.

A equipa beirã empatou, na tarde deste sábado, diante do Boavista, 2-2, o que, em junção com o triunfo folgado do Moreirense frente ao Vizela, por 4-1, empurrou o Tondela para a segunda divisão e os minhotos para o play-off de manutenção. Já a Belenenses SAD, a equipa que menos hipóteses tinha para sobreviver, acabou por empatar a zero em Arouca.

Contas feitas, os pupilos de Sá Pinto terminam na 16.ª posição, com 29 pontos, o Tondela sentado no 17.º posto, com 28, e os azuis com a ‘lanterna vermelha' da I Liga, acabaram com 26 pontos. Os cónegos vão defrontar no ‘play-off’ o terceiro classificado da II Liga, que vai sair deste tridente: Rio Ave, Casa Pia ou Chaves.

Relato das contas pelo 'lugar da esperança':

17h34: TERMINA EM TONDELA! O empate entre beirões e Boavista leva a equipa da Beira Alta à segunda divisão! Muitas lágrimas no Estádio João Cardoso. Moreirense segue para o play-off.

17h30: TERMINA O JOGO NO MUNICIPAL DE AROUCA! Belenenses SAD desce de divisão.

17h29: TERMINA O JOGO EM MOREIRA DE CÓNEGOS! Moreirense vence por 4-1 e espera agora pelo apito final em Tondela.

17h29: GOOOOOOOOOOOLO DO VIZELA! Reduz para 1-4. Nada se altera nas contas da luta pelo 'play-off'.

17h23: GOOOOOOOOOOOOOLO DO BOAVISTA! Loucura total em Moreira de Cónegos. Com este golo, o Moreirense agarra-se ao play-off e é o Tondela que desceria, de forma direta, às catacumbas da II Liga.

17h13: GOOOOOOOOOOLO DO TONDELA! Marca João Pedro. Loucura total na Beira Alta. Este golo mantém os beirões na zona do 'play-off', Moreirense e B Sad na zona de despromoção. E os adeptos do Vizela, tendo em conta a rivalidade com o vizinho Moreirense, também festejam o golo do Tondela.

17h02: GOOOOOOOOOOOLO DO MOREIRENSE! Festival de golos dos cónegos que já vencem por 4-0 ao Vizela. Agora, os minhotos já só estão de coração ligado à Beira Alta. O empate entre Tondela e Boavista dá vantagem ao Moreirense, na luta pelo 'play-off', mas um golo beirão muda tudo.

16h52: Penálti a favor do Boavista revertido pelo VAR! Respiram de alívio os adeptos do Tondela.

16h46: GOOOOOOOOOLO DO BOAVISTA! Marca Gorré! Festeja-se em Moreira de Cónegos, uma vez que com este golo desceriam B SAD e Tondela, já o Moreirense iria ao 'play-off'.

16h39: Já se jogam as segundas partes dos encontros em Arouca, Moreira de Cónegos e Tondela.

16h23: Intervalo nas três partidas. Arouca empata sem golos diante da B SAD. Moreirense a golear em casa o Vizela, por 3-0. E o Tondela a bater o Boavista, por 1-0. Desceriam B SAD e Moreirense, Tondela no play-off.

16h15: GOOOOOOOOLO DO TONDELA! Marca Sagnan. E este golo muda tudo. Beirões no 'play-off', já cónegos e B Sad seriam equipas de 'segunda'.

16h04: GOOOOOOOLO DO MOREIRENSE! Amplia Derik Lacerda (3-0). E, desta forma, a Belenenses SAD já tem o certificado emitido para a II Liga. O conjunto minhoto iria ao 'play-off'. B SAD e Tondela seriam equipas de 'segunda'.

15h50: GOOOOOOOOLO DO MOREIRENSE! Artur Jorge dilata a vantagem dos cónegos. Mantém-se tudo na mesma: o conjunto minhoto iria ao 'play-off'. B SAD e Tondela seriam equipas de 'segunda'.

15h43: GOOOOOOOOLO DO MOREIRENSE! Marca Sori Mané e os cónegos ultrapassam o Tondela. O conjunto minhoto iria ao 'play-off'. B SAD e Tondela seriam equipas de 'segunda'.

15h38: Vermelho direto em Moreira de Cónegas. Vizela com 10, devido à expulsão de Ivanildo Fernandes.

15h33: As partidas Arouca-Belenenses SAD, Tondela-Boavista e Moreirense-Vizela começam com três minutos de atraso.

Antevisão: Tondela, Moreirense e Belenenses SAD encontram-se nos 16.º, 17.º e 18.º postos, respetivamente, sendo que apenas o antepenúltimo classificado evita a descida direta e, com isso, passa para um play-off com o terceiro classificado da II Liga.

Quer isto dizer que os últimos dois lugares culminarão na 'condenação' imediata ao segundo escalão do futebol português, sem qualquer tipo de 'escapatória' por via de um play-off.

Afinal, o que precisam estas equipas para ainda terem alguma esperança? Vamos a contas.

O Tondela entra para a 34.ª jornada com ligeira vantagem, em posição de 'play-off', ao somar 27 pontos, mais um do que os 26 do Moreirense e mais dois por comparação aos 25 da Belenenses SAD.

Dessa forma, os beirões - que reúnem a curiosidade de, à semelhança de Benfica, FC Porto e Sporting, nunca terem descido de divisão, estando na I Liga desde 2015/16 - são os únicos a depender exclusivamente de si para manter a antepenúltima posição e nunca mais do que isso, uma vez que o 15.º classificado, o Arouca, já tem 30 pontos.

Se vencer na receção ao Boavista, o Tondela não precisa de olhar para baixo e assegura o play-off. Em caso de empate, os beirões até podem ver a Belenenses SAD triunfar em Arouca, desde que o Moreirense não vença o Vizela. No entanto, se o Tondela perder, terá de torcer por uma derrota dos cónegos e esperar que a Belenenses SAD não conquiste três pontos.

Para o Moreirense, vencer o Vizela poderá não ser suficiente para evitar a descida direta. Ainda assim, o cenário é viável, desde que o Tondela não derrote o Boavista. Um empate com o rival Vizela também não é descartável, mas só conduzirá os cónegos à posição desejada se o Tondela perder e se a Belenenses SAD não triunfar.

Já as contas da Belenenses SAD são bem mais complicadas, dado que têm a obrigação de vencer em Arouca e, mesmo assim, isso não chegar para o objetivo mínimo. Perante tal cenário, apenas se o Tondela perder e se o Moreirense não ganhar é que a Belenenses SAD poderá evitar a despromoção direta.

De recordar que os jogos que envolvem as três equipas estão agendados para este sábado, pelas 15h30, sendo que o antepenúltimo classificado já sabe que irá marcar encontro com o terceiro classificado da II Liga (ainda por decidir entre Rio Ave, Casa Pia e Desportivo de Chaves) para discutir a última vaga da próxima temporada na I Liga.

Classificação antes da última jornada

16.º Tondela, 27 pontos (lugar de playoff)
17.º Moreirense, 26 pontos
18.º Belenenses SAD, 25 pontos

Leia Também: Nuno Campos diz que o foco são os três pontos na receção ao Boavista

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório