Powered bySolverde
Disclaimer

Ricardo Soares de "corpo e alma" no Gil e a preparar a próxima época

O treinador Ricardo Soares disse hoje estar já a preparar a próxima época do Gil Vicente, na qual o clube vai estrear-se nas competições europeias de futebol, após a conquista do quinto lugar na I Liga.

"Grande parte da segunda parte foi dominada por nós"

© Global Imagens 

Lusa
13/05/2022 16:21 ‧ 13/05/2022 por Lusa

Desporto

I Liga

O triunfo caseiro sobre o Tondela (3-0), na jornada anterior, 'carimbou' o inédito acesso a uma competição da UEFA, no caso à Liga Conferência Europa, e hoje, na conferência de imprensa de antevisão à deslocação ao terreno do Vitória de Guimarães, domingo, na 34.ª e última jornada do campeonato, o treinador assumiu o "sentimento de grande felicidade".

"Conseguimos atingir objetivos relevantes, proporcionámos alegria aos adeptos e a cidade envolveu-se de uma forma fantástica a este feito", referiu.

No final do jogo com o Tondela, Ricardo Soares disse não querer "ficar refém das palavras" quando questionado sobre a sua continuidade, mas hoje frisou ter contrato e estar a trabalhar na próxima época.

"Converso todos os dias com os responsáveis do clube, não preciso ter conversa nenhuma [nos próximos dias para definir a situação]. Tenho contrato com o clube e estamos a preparar a próxima temporada. O que quis dizer é que não quero refém das minhas palavras porque, no futebol, tudo muda de um dia para o outro. Estamos a preparar a próxima época, o campeonato ainda não acabou e vamos pegar nos dossiês com mais força nos próximos dias, sempre num plano de continuidade. Não sei o que se vai passar no futuro, sei que estou de corpo e alma no Gil Vicente e aqui vou continuar", disse.

Se vencer no Estádio D. Afonso Henriques, o Gil Vicente registará um novo máximo pontual no principal escalão do futebol português e esse é, "claramente", um objetivo dos gilistas, disse o treinador.

"Foi uma semana atípica, não podemos esconder a felicidade e os festejos. Isso, às vezes, tem os seus custos, mas não podia deixar que os meus jogadores não pudessem usufruir da proeza e cair no ridículo de ter conversas de 'responsabilidade" e que 'ainda falta um jogo e ainda há recordes por bater' ou que 'ainda temos que vencer porque é o nosso ADN'. Não seria justo para eles. Libertei-os disso, o que não quer dizer que não vamos lutar pela vitória, é nossa intenção chegar ao estádio do Vitória e lutar pelos três pontos, não tanto pelo recorde, mas é justo acabar bem", frisou.

Ricardo Soares deixou ainda uma palavra para o rival Vitória de Guimarães, sexto classificado, clube do qual disse ter recebido várias mensagens de felicitação, tendo destacado a do seu técnico Pepa.

"O Vitória de Guimarães demonstrou ser um grande rival e teve um 'fair-play' que vou registar, deixo aqui o meu apreço pelo Vitória, não esquecerei este momento", disse.

Para Ricardo Soares, a perseguição vimaranense "obrigou à melhor versão" do Gil Vicente, fazendo com que a sua equipa "não adormecesse".

O treinador, que na quinta-feira, em entrevista ao canal 11, confirmou a saída de Samuel Lino para o Atlético de Madrid na próxima temporada, por 6,5 milhões de euros por 80% do passe, admitiu ainda que podem sair vários outros jogadores e que isso obrigará a uma grande reformulação do plantel.

"Faz parte de um clube como o Gil Vicente e também do que é o mercado. Mau era ser como no ano passado em que perdemos os jogadores e o clube não teve rentabilidade. Estou à vontade em relação a isso, se perder jogadores e o clube tiver rentabilidade ficarei feliz porque sei que outros [jogadores] virão. Há sempre estes ciclos, uns ficam, outros partem. Quero é que o Gil Vicente continue a ganhar e a ter uma equipa competitiva", disse.

O técnico variou muito pouco o seu 'onze' base, pelo que, com o objetivo já alcançado, será expectável que outros jogadores possam alinhar de início em Guimarães.

"Todos os jogadores contam, a época marcante na história do Gil Vicente que fizemos foi responsabilidade de todos, que fizeram um trabalho extraordinário, e a minha confiança neles é grande. Vou colocar os melhores para tentar ganhar o jogo, sendo que a minha vontade era metê-los todos", disse.

Gil Vicente, quinto classificado, com 51 pontos, e Vitória de Guimarães, sexto, com 45, defrontam-se a partir das 20:30 de domingo, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, num jogo que será arbitrado por André Narciso, da Associação de Futebol de Setúbal.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Diogo Jota

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Volante roubado e detenções marcaram Fórmula 1 em Silverstone

Fórmula 1

Volante roubado e detenções marcaram Fórmula 1 em Silverstone

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas