Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

"Único objetivo é vencer o FC Porto. O resto são cenários e conjeturas"

Nélson Veríssimo lançou o Clássico deste sábado com alguma confiança quanto a um bom resultado.

"Único objetivo é vencer o FC Porto. O resto são cenários e conjeturas"
Notícias ao Minuto

15:01 - 06/05/22 por Tiago Antunes

Desporto Nélson Veríssimo

Nélson Veríssimo lançou neste sábado o Clássico deste fim de semana frente ao FC Porto. O treinador do Benfica mostrou-se confiante num bom resultado, ignorou a hipótese de haver um dragão campeão no final da partida e pediu a presença dos adeptos para, 'uma vez mais', ajudarem a equipa.

Alguma surpresa neste jogo: Sim, são duas equipas que se conhecem bem, frutos dos confrontos que já tiveram nesta época e daquilo que tem sido a evolução das duas equipas em épocas anteriores. A preocupação é a forma como nos vamos apresentar amanhã, reconhecer que vamos representar uma equipa de grande nível. Vamos ter de estar ao nosso melhor nível, o objetivo passa por lutar pela vitória. A equipa trabalhem bem na semana, está confiante. Sabemos da importância do jogo, é um Clássico. São jogos imprevisíveis, mas estamos confiantes que vamos dar uma boa resposta. Queremos conquistar os três pontos, independentemente da circunstância que envolve este jogo.

Mensagem de Rui Costa ao plantel: Diariamente está connosco, fala várias vezes à equipa. Não posso atribuir o momento diferenciado relativamente às conversas que o presidente tem com a equipa. Dentro da lógica da intervenção que tem tido ao longo desta época, foi natural a forma como se dirigiu à equipa. Não vejo significado muito relevante em comparação com outras intervenções. Houve uma intervenção do presidente, algo de normal. O importante é saber o que temos de fazer enquanto equipa.

Que Benfica gostava de deixar: Ainda nos faltam dois jogos. Ainda vamos jogar a Paços de Ferreira. Estamos a falar sobre o futuro e não é minha ideia focar nesse futuro. Para mim, o futuro é já amanhã, o jogo que vamos ter contra o FC Porto em casa e depois do Paços de Ferreira.

O que vai acontecer depois do Clássico: Estamos a falar em cenários e de um pressuposto que na minha cabeça não entra. O nosso pensamento, e é a única coisa que temos de ter na cabeça, é a vitória. À medida que o campeonato vai caminhando para o fim, o nosso objetivo já foi fazer 15 pontos, nove pontos e, agora que faltam dois jogos, é fazer seis pontos. É o único objetivo que temos na cabeça, receber o FC Porto em casa e fazer o nosso melhor. O resto são cenários e conjeturas e isso não nos passa pela cabeça.

Motivação extra para impedir festa do título do FC Porto: Nós sabemos que implicações o resultado tem. Acima de tudo, temos de valorizar que vamos ter um Clássico, u7m jogo de características diferentes. Ambas as equipas querem lutar pela vitória. Esse será naturalmente o nosso objetivo. Esta equipa já deu prova noutros momentos que está pronta para os jogos de maior dificuldade. A equipa tem um grande orgulho quando sente que o contexto à volta direciona o resultado para um caminho que não é aquele que achamos que vai acontecer, provámos contra Ajax, Liverpool, em Alvalade. Acreditamos muito no que andamos a fazer, os jogadores acreditam no seu valor. Uma das mais valias desta equipa foi saber adaptar-se ao adversário e potenciar as virtudes próprias. O nosso foco amanhã, independentemente de tudo o que possa estar à volta deste jogo e dos cenários que se falam com alguma insistência, nós sabemos que temos de fazermos amanhã. Vamos estar no final do jogo a festejar uma vitória.

Usou esse trunfo para motivar a equipa: As circunstâncias do jogo podem ditar um cenário. O nosso foco é jogar para tentar ganhar o jogo. É com essa mentalidade que temos de entrar porque o jogo em si, para nós e para o FC Porto, vai ter a carga de um Clássico. É um jogo que desperta diversas emoções, paixões, é um jogo intemporal. Os jogadores sabem disso. A forma como os jogadores estão a responder ao que pedimos na semana de trabalho dá-nos serenidade para o jogo de amanhã.

Tributo ao treinador: O Nélson aqui é o menos importante. Se há algum tipo de tributo, tem de ser feito à equipa.

Mensagem para os adeptos: É ir. O que posso dizer é que, em vários momento ao longo desta época, os sócios já mostraram que podem fazer a diferença e sentimo-lo em vários momentos. Naturalmente, amanhã vão fazer essa diferença. Apelamos a que venham para ver a equipa, para ajudar, e que possam fazer a diferença como 12.º jogador. 

Histórico recente: Temos consciência disso. Alguns jogadores e também eu, como elemento da equipa técnica do Bruno Lage, estivemos presentes na última vitória da equipa do Benfica no Dragão. É um dado estatístico e temos consciência que nos últimos jogos o saldo não é favorável, mas também temos noção que amanhã pode ser diferente. Foi sempre na base da qualidade dos adversários que demos desposta em jogos de nível elevado. A equipa sabe que tem de estar bem amanhã. Vamos tentar explorar aqueles que, no nosso entendimento, são os pontos mais fracos do FC Porto. Vamos dar o conforto à equipa de jogar de uma forma que potencie as características individuais e do conjunto. Estamos convictos que amanhã vamos dar uma boa resposta e que vamos estar a festejar.

Segurança defensiva cresceu mais? É uma questão de balanço. É um facto que nos últimos jogos não temos sofrido golos. Sentimos que a equipa, no processo defensivo, está mais segura. No processo ofensivo, estivemos vinte e poucos jogos a marcar, só não o fizemos frente ao Famalicão. Naturalmente, a equipa foi crescendo ofensivamente, pela ligação e pelas rotinas que fomos criando. Defensivamente, houve maior consistência. Mas cada jogo coloca-nos um problema diferente. Temos conseguido fazer essas micro-adaptações. Amanhã, o FC Porto também vai colocar-nos diferentes questões. Temos de ter em conta a nossa tarefa no global. 

Antevisão

Nélson Veríssimo vai falar nesta sexta-feira à comunicação social. O técnico do Benfica vai lançar o Clássico deste fim de semana frente ao FC Porto, jogo da 33.ª jornada da I Liga, marcado para as 18h no Estádio do Dragão.

Acompanhe a par e passo as declarações do treinador aqui no Desporto ao Minuto.

Leia Também: "Espaço importante onde se ganham títulos é onde se trabalha diariamente"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório