"Único objetivo é vencer o FC Porto. O resto são cenários e conjeturas"

Nélson Veríssimo lançou o Clássico deste sábado com alguma confiança quanto a um bom resultado.

Notícia

© SL Benfica

Tiago Antunes
06/05/2022 15:01 ‧ 06/05/2022 por Tiago Antunes

Desporto

Nélson Veríssimo

Nélson Veríssimo lançou neste sábado o Clássico deste fim de semana frente ao FC Porto. O treinador do Benfica mostrou-se confiante num bom resultado, ignorou a hipótese de haver um dragão campeão no final da partida e pediu a presença dos adeptos para, 'uma vez mais', ajudarem a equipa.

Alguma surpresa neste jogo: Sim, são duas equipas que se conhecem bem, frutos dos confrontos que já tiveram nesta época e daquilo que tem sido a evolução das duas equipas em épocas anteriores. A preocupação é a forma como nos vamos apresentar amanhã, reconhecer que vamos representar uma equipa de grande nível. Vamos ter de estar ao nosso melhor nível, o objetivo passa por lutar pela vitória. A equipa trabalhem bem na semana, está confiante. Sabemos da importância do jogo, é um Clássico. São jogos imprevisíveis, mas estamos confiantes que vamos dar uma boa resposta. Queremos conquistar os três pontos, independentemente da circunstância que envolve este jogo.

Mensagem de Rui Costa ao plantel: Diariamente está connosco, fala várias vezes à equipa. Não posso atribuir o momento diferenciado relativamente às conversas que o presidente tem com a equipa. Dentro da lógica da intervenção que tem tido ao longo desta época, foi natural a forma como se dirigiu à equipa. Não vejo significado muito relevante em comparação com outras intervenções. Houve uma intervenção do presidente, algo de normal. O importante é saber o que temos de fazer enquanto equipa.

Que Benfica gostava de deixar: Ainda nos faltam dois jogos. Ainda vamos jogar a Paços de Ferreira. Estamos a falar sobre o futuro e não é minha ideia focar nesse futuro. Para mim, o futuro é já amanhã, o jogo que vamos ter contra o FC Porto em casa e depois do Paços de Ferreira.

O que vai acontecer depois do Clássico: Estamos a falar em cenários e de um pressuposto que na minha cabeça não entra. O nosso pensamento, e é a única coisa que temos de ter na cabeça, é a vitória. À medida que o campeonato vai caminhando para o fim, o nosso objetivo já foi fazer 15 pontos, nove pontos e, agora que faltam dois jogos, é fazer seis pontos. É o único objetivo que temos na cabeça, receber o FC Porto em casa e fazer o nosso melhor. O resto são cenários e conjeturas e isso não nos passa pela cabeça.

Motivação extra para impedir festa do título do FC Porto: Nós sabemos que implicações o resultado tem. Acima de tudo, temos de valorizar que vamos ter um Clássico, u7m jogo de características diferentes. Ambas as equipas querem lutar pela vitória. Esse será naturalmente o nosso objetivo. Esta equipa já deu prova noutros momentos que está pronta para os jogos de maior dificuldade. A equipa tem um grande orgulho quando sente que o contexto à volta direciona o resultado para um caminho que não é aquele que achamos que vai acontecer, provámos contra Ajax, Liverpool, em Alvalade. Acreditamos muito no que andamos a fazer, os jogadores acreditam no seu valor. Uma das mais valias desta equipa foi saber adaptar-se ao adversário e potenciar as virtudes próprias. O nosso foco amanhã, independentemente de tudo o que possa estar à volta deste jogo e dos cenários que se falam com alguma insistência, nós sabemos que temos de fazermos amanhã. Vamos estar no final do jogo a festejar uma vitória.

Usou esse trunfo para motivar a equipa: As circunstâncias do jogo podem ditar um cenário. O nosso foco é jogar para tentar ganhar o jogo. É com essa mentalidade que temos de entrar porque o jogo em si, para nós e para o FC Porto, vai ter a carga de um Clássico. É um jogo que desperta diversas emoções, paixões, é um jogo intemporal. Os jogadores sabem disso. A forma como os jogadores estão a responder ao que pedimos na semana de trabalho dá-nos serenidade para o jogo de amanhã.

Tributo ao treinador: O Nélson aqui é o menos importante. Se há algum tipo de tributo, tem de ser feito à equipa.

Mensagem para os adeptos: É ir. O que posso dizer é que, em vários momento ao longo desta época, os sócios já mostraram que podem fazer a diferença e sentimo-lo em vários momentos. Naturalmente, amanhã vão fazer essa diferença. Apelamos a que venham para ver a equipa, para ajudar, e que possam fazer a diferença como 12.º jogador. 

Histórico recente: Temos consciência disso. Alguns jogadores e também eu, como elemento da equipa técnica do Bruno Lage, estivemos presentes na última vitória da equipa do Benfica no Dragão. É um dado estatístico e temos consciência que nos últimos jogos o saldo não é favorável, mas também temos noção que amanhã pode ser diferente. Foi sempre na base da qualidade dos adversários que demos desposta em jogos de nível elevado. A equipa sabe que tem de estar bem amanhã. Vamos tentar explorar aqueles que, no nosso entendimento, são os pontos mais fracos do FC Porto. Vamos dar o conforto à equipa de jogar de uma forma que potencie as características individuais e do conjunto. Estamos convictos que amanhã vamos dar uma boa resposta e que vamos estar a festejar.

Segurança defensiva cresceu mais? É uma questão de balanço. É um facto que nos últimos jogos não temos sofrido golos. Sentimos que a equipa, no processo defensivo, está mais segura. No processo ofensivo, estivemos vinte e poucos jogos a marcar, só não o fizemos frente ao Famalicão. Naturalmente, a equipa foi crescendo ofensivamente, pela ligação e pelas rotinas que fomos criando. Defensivamente, houve maior consistência. Mas cada jogo coloca-nos um problema diferente. Temos conseguido fazer essas micro-adaptações. Amanhã, o FC Porto também vai colocar-nos diferentes questões. Temos de ter em conta a nossa tarefa no global. 

Antevisão

Nélson Veríssimo vai falar nesta sexta-feira à comunicação social. O técnico do Benfica vai lançar o Clássico deste fim de semana frente ao FC Porto, jogo da 33.ª jornada da I Liga, marcado para as 18h no Estádio do Dragão.

Acompanhe a par e passo as declarações do treinador aqui no Desporto ao Minuto.

Leia Também: "Espaço importante onde se ganham títulos é onde se trabalha diariamente"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

NAPA chegam à final da Eurovisão e celebraram com festejo... de Gyokeres

Eurovisão

NAPA chegam à final da Eurovisão e celebraram com festejo... de Gyokeres

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Campeão Neuville tenta responder à armada japonesa no Rali de Portugal

Rali de Portugal

Campeão Neuville tenta responder à armada japonesa no Rali de Portugal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas