Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"Espaço importante onde se ganham títulos é onde se trabalha diariamente"

Treinador do FC Porto lançou nesta sexta-feira o Clássico frente ao Benfica.

"Espaço importante onde se ganham títulos é onde se trabalha diariamente"
Notícias ao Minuto

12:29 - 06/05/22 por Tiago Antunes

Desporto Sérgio Conceição

Sérgio Conceição fez o lançamento do Clássico deste sábado, frente ao Benfica. O técnico do FC Porto desviou as atenções para a possibilidade de ser campeão no Estádio da Luz e pediu atenção, não apenas a Darwin, como a toda a equipa das águias.

Adversário: Nós preparamos o jogo. Depois, tudo o resto, para nós, não é importante. Preparamos com entusiasmo e não com euforia. São coisas diferentes. Essa preparação passou pela análise ao Benfica nos diferentes contextos, nas diferentes competições, onde a postura foi diferente. Cabe-nos a nós olhar para isso, mas também para a nossa equipa. Não podemos adivinhar qual a estratégia do adversário, então temos de olhar para aquilo que é a nossa tarefa num jogo importante como todos os outros que passaram. 

Jogo de uma vida? É um jogo que vale três pontos importantes naquilo que é um passo decisivo na conquista de um objetivo, para o Benfica, não jogando nada na sua classificação final, é um jogo em que o clube e os adeptos estão sempre empenhado, vivem de títulos como nós, é um clube grande, e, com certeza, quer dar uma boa imagem. Dentro daquilo que é um Clássico do futebol português, há sempre esse lado emocional e que muitas vezes não tem a ver com pontos, mas com o jogo em si e o peso do jogo.

Que Benfica espera? Não podemos adivinhar a postura do Benfica, se tem a equipa num bloco mais baixo ou numa postura mais agressiva. Isso depende também daquilo que fizermos. Temos de perceber o que temos de fazer para levarmos o jogo para o caminho que queremos. Vai haver momentos em que o Benfica vai estar por cima, noutros estará o FC Porto. O importante é que possamos perceber, como equipa, nos momentos em que vamos sofrer mais, o que temos de fazer. São sempre jogos equilibrados e aquilo que o adversário faz tem a ver com aquilo que fazemos.

Mudanças no onze: É sempre importante termos como base a consistência. Podemos fazer golos, mas, mesmo fazendo-os, não é liquido que se ganha o título. O mais importante numa equipa é ser sólida e não depende de um jogador, depende do trabalho da equipa.

Poder conquistar título na Luz traz algo especial? O espaço mais importante onde se ganham campeonatos, e não falo só do nosso, é o local onde se trabalha diariamente. Neste caso, o Olival. As pessoas trabalham aqui diariamente comigo para conseguirmos conquistar esse objetivo. Vamos pensar no jogo, os campeonatos ganham-se em 17 campos diferentes.

Darwin faz pensar a estratégia? Fez parte do trabalho da semana o estar atento aos pontos fortes do Benfica, percebermos o que podemos fazer e trabalhar sobre isso. O Darwin, mesmo jogando na frente, parte muitas vezes da esquerda em direção à baliza. É uma das características, mas há outras. Não podemos esquecer que o Benfica fez três golos contra uma equipa fortíssima fora, fez uma Liga dos Campeões muito acima da média, é uma equipa que vem com resultados positivos, tem individualidades que podem fazer a diferença. Temos de estar atentos a tudo o que é a equipa adversária.

Pepê: Todos os jogadores que chegam ao FC Porto têm o seu tempo normal de adaptação e depois entram quando eu vir que estão prontos para dar o seu contributo. O Pepê teve uma evolução muito interessante, principalmente no compreender o futebol europeu. Neste momento, está numa progressão constante. Como lateral, comete ainda erros defensivos, vamos ao pormenor desse trabalho defensivo, mas, quando achávamos no início que ele era um ala com as suas debilidades, imaginem a evolução dele. Muito contente com ele e com todos os Pepês que chegam aqui e que têm a capacidade de interiorizar as ideias. 

Uribe e Grujic: São jogadores diferentes dentro da mesma posição, mas não muito diferentes. O Vitinha não tem de ganhar outra dimensão porque joga com determinado jogador ao lado. É verdade que o futebol é feito de relações entre jogadores de vários setores, é sempre importante eles conhecerem-se, mas tenho confiança total no Eustáquio, no Marko e em todos os jogadores que podem desempenhar as funções do Mateus.

Belluschi: Não tive oportunidade de ler, mas, se é aquilo que me está a dizer, está dentro da mensagem que eu dei. Ele é treinador agora? Ainda joga afinal. É uma mensagem positiva de um jogador importante que passou pelo FC Porto.

Finais europeias com jogadores treinados por Sérgio Conceição no FC Porto: Não estive atento a esse pormenor. Fico contente quando portugueses chegam a finais europeias e quando jogadores que passaram pelo FC Porto lá chegam. Estou triste por não estar na final da Liga Europa, isso estou.

Antevisão

Sérgio Conceição vai falar nesta sexta-feira à comunicação social. O técnico do FC Porto vai lançar o Clássico deste fim de semana frente ao Benfica, jogo da 33.ª jornada da I Liga, no Estádio da Luz, que poderá decidir o campeão nacional de 2021/22.

Acompanhe a par e passo as declarações do treinador aqui no Desporto ao Minuto.

Leia Também: "O título, a festa, não interessa. Só interessa o jogo e é para ganhar"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório