Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

"Clássico na Luz? FC Porto tem um trunfo e Conceição é muito inteligente"

Antigo avançado do FC Porto lança duelo com o Benfica que pode confirmar o título para os dragões. Em exclusivo ao Desporto ao Minuto, Edmílson recusa arriscar um resultado, relembrando que os Clássicos "são sempre jogos imprevisíveis".

"Clássico na Luz? FC Porto tem um trunfo e Conceição é muito inteligente"
Notícias ao Minuto

08:06 - 04/05/22 por Francisco Amaral Santos

Desporto Exclusivo

Edmílson não arrisca um prognóstico para o Clássico entre Benfica e FC Porto, agendado para o próximo sábado no Estádio da Luz, que pode consagrar os dragões como os novos campeões nacionais. Em exclusivo ao Desporto ao Minuto, o antigo jogador brasileiro de 50 anos, que representou os azuis e brancos entre 1995 e 1997, acredita que "tudo pode acontecer", embora sublinhe que a equipa de Sérgio Conceição tem um "trunfo" que vai saber utilizar. 

"Um Clássico é sempre um jogo imprevisível. Acredito será uma partida na qual tudo pode acontecer. O Benfica não vai querer, com toda a certeza, que o FC Porto seja campeão na Luz, porque iria ficar marcado para a história. Vai ser um jogo bastante difícil para as duas equipas, mas o Benfica tem de dificultar a tarefa do FC Porto. Tudo pode acontecer. Não arrisco um resultado", começa por dizer Edmílson, em declarações ao Desporto ao Minuto, prosseguindo. 

"O FC Porto tem um grande plantel, mas acredito que entre em campo mais cauteloso porque sabe que um ponto chega para ser campeão. Vão querer tirar partido disso. O empate na Luz basta para ser campeão", explica o antigo avançado brasileiro. 

Edmílson assume ser natural que os jogadores de Benfica e FC Porto tenham alguma ansiedade antes do Clássico, mas também acredita que tudo passará assim que a bola começar a rolar no Estádio da Luz. 

"São jogos complicados que mexem com os nervos de qualquer jogador. Mas isso é apenas antes do jogo. A partir do momento em que a bola começa a rolar, os nervos dos jogadores desaparecem. Mas antes, sim, os nervos fazem parte. Tanto de um lado como do outro. O Benfica não vai querer que o FC Porto seja campeão na Luz e o FC Porto sabe que basta o empate para garantir o título. Eles vão jogar com esse trunfo, até porque o Sérgio Conceição é um treinador muito inteligente e vai saber jogar com esse mesmo trunfo", salienta. 

Coletivo forte e consistência 

Edmílson acredita que o título não escapará ao FC Porto, mesmo que fique adiado por mais uma jornada, em caso de derrota com o Benfica. O antigo jogador dos dragões, clube que representou por 85 ocasiões e pelo qual marcou 30 golos, destaca a justiça do mesmo, apontando para a consistência dos comandados de Sérgio Conceição ao longo de todo o campeonato, ao mesmo tempo que frisa a importância de um "coletivo forte". 

"O FC Porto foi a equipa mais consistente ao longo de todo o campeonato. Eu tive a oportunidade de ver alguns jogos e vi um FC Porto muito consistente, embora seja normal que num campeonato haja altos e baixos. Se o FC Porto se sagrar campeão no sábado, acredito que o título é merecido", afirma Edmílson, antes de finalizar. 

"O FC Porto vale pelo plantel, que tem jogadores fantásticos. Em janeiro saiu o Luis Díaz, mas os outros jogadores foram cumprindo e mantiveram o padrão de jogo. O FC Porto vale pelo coletivo, embora tenha um ou outro jogador que se destaquem mais. Mas acho que é o coletivo que faz a diferença e é isso que o Conceição incute nos jogadores", conclui o antigo jogador brasileiro que, em Portugal, também vestiu a camisola do Sporting, Portimonense, Nacional, Salgueiros e Guilhabreu.

Leia Também: Francisco Conceição em conversações para renovar com FC Porto

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório