Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

"FC Porto vai ser o novo campeão, mas com situações que deixaram dúvidas"

A edição 2021/22 da I Liga está perto do fim, restando-lhe apenas três jornadas para se encerrar. O FC Porto é o líder destacado, mas o Sporting vem imediatamente atrás a lamber as feridas e a correr pelo topo da tabela. Apesar de ser matematicamente possível, Litos vê difícil uma recuperação.

"FC Porto vai ser o novo campeão, mas com situações que deixaram dúvidas"
Notícias ao Minuto

07:44 - 27/04/22 por Tiago Antunes

Desporto Exclusivo

O Sporting regressou, na segunda-feira, às vitórias. Os leões conquistaram três pontos numa jornada em que o rival direto na luta pelo título, o FC Porto, perdeu pontos e distância na liderança. Foi um virar de página para os leões que, depois de dois jogos negativos, procuravam dar a volta à situação infeliz que se desenhava nesta reta final de época.

O triunfo verde e branco no Bessa teve as suas parecenças com aquele que foi conseguido frente ao Tondela, mas não fugiu muito à prestação tida frente a FC Porto e Benfica. Em conversa com o Desporto ao Minuto, Litos, antigo jogador dos leões, defendeu essa tese e admitiu que viu em campo uma equipa igual a si mesma, apenas menos pressionada pela importância do calendário.

"O Sporting, em relação a este jogo contra o Boavista, acabou por realizar aquilo que tinha feito, dentro do mesmo sistema, frente ao Tondela, exatamente antes do jogo contra o Benfica. Mas tivemos no Bessa um Sporting que voltou a ser aquilo que era, ao qual nos habituámos. Não teve a referência no ataque, mas voltou a adotar um trio de ataque com muita mobilidade. Não creio que tenha havido diferença nenhuma no comportamento dos jogadores, simplesmente havia menos pressão neste jogo", começou por dizer.

Título nacional vai ter novo dono?

Os jogos contra Benfica e FC Porto não correram de feição para o Sporting que terá assumido a pressão desses encontros. Depois dessas duas derrotas, Litos atribuiu aos leões um novo objetivo para os três jogos que restam da I Liga.

"Foram diferentes confrontos, diferentes adversários, diferentes posturas dos adversários, diferentes objetivos. Teve o dérbi contra um Benfica com uma postura mais defensiva, uma estratégia montada por Nélson Veríssimo que resultou em vitória. O jogo com o FC Porto foi um jogo diferente, o Sporting tinha de assumir mais. Entrou bem, até aos 60 minutos esteve por cima do jogo, mas o adversário, que é uma equipa forte, apareceu. Percebemos que eram dois jogos que acarretavam um grau de responsabilidade e de pressão maior e que o Sporting não conseguiu ultrapassar as dificuldades que os adversários apresentaram. Acho que este é um Sporting que tem tudo, agora, para conseguir o segundo lugar da I Liga que é merecido pela época que foi fazendo", prosseguiu o também antigo jogador.

Notícias ao Minuto Sporting perdeu em casa frente ao Benfica e liderança da I Liga ficou mais longe© Getty Images

O segundo lugar é o novo objetivo porque Litos defende que o campeonato está entregue a novo dono, apesar de 'algumas situações'. O antigo jogador acredita que o título de campeão nacional já não foge ao FC Porto, mesmo depois do desaire no Estádio Municipal de Braga.

"Acho que já não há dúvidas. O FC Porto vai ser o novo campeão nacional. Tem tudo para o ser, independentemente daquilo que foi o resultado em Braga. Depois do interregno da época passada, na qual o Sporting venceu com todo o mérito, o FC Porto vê-se com tudo para ser campeão. Vai sê-lo, acredito eu, com mérito, mas com algumas situações que deixaram dúvidas. Mas, como costumo dizer, no final do campeonato, os mais prejudicados são sempre os mais pequenos. Os grandes são sempre os mais beneficiados e temos de reconhecer isso. O FC Porto merece ser campeão pela postura que teve, tal como o Sporting, apesar de não ter sido capaz de a manter por alguns momentos. Vai acabar por perder o campeonato por culpa própria, pelas derrotas que teve, a mais recente frente a um Benfica que dificultou-lhe a vida", afirmou.

Notícias ao Minuto FC Porto é líder da I Liga com 82 pontos, mais seis que o Sporting© Getty Images

"Sabemos quais os jogos que influenciaram essa distância entre FC Porto e Sporting"

O jogo no Dragão, a contar para a 22.ª jornada da I Liga, ainda pesa na consciência dos adeptos do Sporting. Litos não foge à regra, admitindo que a equipa verde e branca deixou o jogo escapar-lhe das mãos e reconhecendo os duelos que complicaram a vida aos leões neste campeonato.

"O Sporting, nesse jogo frente ao FC Porto, no Dragão, fez 45 minutos extraordinários. Eu não gosto de entrar em conversas sobre a arbitragem, mas é evidente que a expulsão do Coates limitou a equipa e deu a hipótese ao adversário de empatar o jogo. Naquela altura, ganhar seria importante para o Sporting e as coisas seriam diferentes agora, independentemente de todos reconhecermos que o FC Porto está muito forte nesta época. Contudo, desde aí, a distância que se foi mantendo acabou por ser decisiva. Sabemos quais os jogos que foram influentes para essa distância entre primeiro e segundo colocados. Primeiro, foi contra o Santa Clara e, depois, contra o Marítimo, mas é normal. As equipa não podem ganhar sempre. O Sporting habitou mal os adeptos com a época passada, pela série de bons resultados que conseguiu e que lhe permitiu ser campeão. Este ano não foi possível, muito pelo conhecimento que os adversários têm agora da equipa do Sporting", confessou.

Sem título nacional, mas sem problema

O Sporting acaba por não conseguir, na visão de Litos, revalidar o título, apesar de ser ainda matematicamente possível. Mesmo falhados os principais objetivos da época, centrados na I Liga e na Taça de Portugal, a temporada não é, de todo, um fracasso.

"Não foi só a Taça da Liga. O Sporting venceu a Supertaça, teve uma prestação positiva nas provas europeias, onde era considerada 'menina', vai assegurar o segundo lugar no campeonato e o acesso direto à Liga dos Campeões. Não é um mau campeonato, é uma época bem conseguida. Se o Sporting pudesse renovar esse título de campeão, seria agradável, mas está de parabéns pela época conseguida. A qualificação para a Liga dos Campeões da próxima época vai dar à equipa técnica um grande suporte na preparação da nova temporada, em termos de plantel e de planificação", acredita.

Notícias ao Minuto Próxima jornada da I Liga pode ser decisiva para o apuramento direto para a Liga dos Campeões© Getty Images

Rúben Amorim já prepara a nova temporada e Litos deixou no ar aquilo que o Sporting poderá fazer para que o sucesso de 2020/21 se repita. Ainda assim, relembrou que, por muitas apostas que os clubes façam, os projetos dos rivais também têm peso no resultado da temporada.

"O objetivo, evidentemente, será sempre melhorar, e o Sporting deverá sempre lutar para ser campeão. Agora, é óbvio que tem de contar com aquilo que será a aposta dos adversários mais diretos. O FC Porto vai querer revalidar o título que deverá ganhar este ano, o Benfica vai querer preparar uma equipa forte para lutar pelo campeonato, e o Sporting só tem de manter a sua forma de estar, não entrar em loucuras, aproveitar o que for possível da formação e fortalecer a equipa. Com o encaixe da Liga dos Campeões, pode evitar vender muitos dos seus ativos e ser um Sporting cada vez mais forte", concluiu.

Depois de uma vitória que recuperou o astral da equipa, mas que pouco poderá valer nas contas do campeonato, o Sporting vai regressar aos relvados no próximo domingo, em Alvalade, frente ao Gil Vicente. Joga-se, nos últimos três duelos da I Liga, o acesso direto à Liga dos Campeões e, quem sabe, algo mais.

Leia Também: Rúben Amorim chama "vários jovens" ao treino no pós-Boavista

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório