Sporting aproveita 'prenda' do FC Porto e ainda espreita o título

Leões reduzem distâncias para o líder, que perdeu em Braga, e sonho da revalidação continua de pé.

Notícia

© Global Imagens

Rodrigo Querido
25/04/2022 22:22 ‧ 25/04/2022 por Rodrigo Querido

Desporto

I Liga

O Sporting aproveitou da melhor maneira a derrota do FC Porto em Braga e venceu o Boavista, por 3-0, no jogo que encerrou a 31.ª jorna da I Liga.

Matheus Nunes, Abascal, na própria baliza, e Bruno Tabata fizeram os golos do encontro, um resultado que deixa os leões ainda com a esperança de conquistar o título.

Filme do jogo:

Os leões entraram para este encontro sabendo de antemão que podiam reduzir para seis pontos a desvantagem para o líder FC Porto, depois do tropeção dos azuis e brancos em Braga.

Com a oportunidade de ser bicampeão a aproximar-se, Rúben Amorim apostou num onze inicial com quatro mudanças em relação à equipa que começou o jogo no Dragão contra o FC Porto. Porro e Paulinho, ambos suspensos, não foram opção assim como Matheus Reis e Ugarte. Entraram Esgaio, Palhinha, Nuno Santos e Edwards.

Apesar de saberem que precisavam de vencer para ainda sonharem com o título, os verde e brancos começaram a partida com um sobressalto logo aos 21 minutos. De Santis apareceu em ótima posição para alvejar a baliza de Adán, mas o remate saiu intercetado por Neto, que impediu aquilo que poderia ter sido o primeiro golo do Boavista no encontro.

O susto inicial dos axadrezados despertou os campeões nacionais. Logo aos 24 minutos,  Pote obrigou Bracali a uma excelente defesa. Nuno Santos fez um cruzamento tenso para dentro da área e o médio apareceu a rematar com perigo, mas viu Bracalli negar-lhe o golo com defesas a dois tempos.

Os leões tiveram um ascendente no jogo depois da metade da primeira parte e conseguiram chegar ao golo à passagem do minuto 37. Num lance em que a bola sobra para Nuno Santos, o ala cruza para a área. Porozo aborda mal o lance e a bola chega a Pedro Gonçalves que assistiu de calcanhar Matheus Nunes para o primeiro golo da partida.

Após quebrarem o nulo, os lisboetas foram controlando as incidências da partida, circulando bem a bola, e podiam ter chegado ao segundo ainda no primeiro tempo. Uma perda de bola de Makouta permitiu a saída para o ataque dos leões. Edwards soltou em Sarabia e o espanhol atirou em jeito para uma defesa de bom nível do experiente Bracali.

Para o segundo tempo, o Boavista entrou matreiro e a tentar chegar ao golo do empate, um pouco à semelhança do que tinha acontecido na primeira parte quando procuram o golo inaugural. De Santis atirou à figura de Adán, aos 50 minutos, e Makouta fez a bola a passar a centímetros do poste leonino, mas acabariam por ser os leões a ampliar a vantagem num lance confuso.

Foi aos 58 minutos que o Sporting chegou ao segundo no Bessa após um autogolo de Rodrigo Abascal Marcus Edwards cruzou na direita, a bola desviou no central boavisteiro e traiu Bracali. O guarda-redes brasileiro ainda tentou evitar o desvio do companheiro de equipa com uma palmada quase em cima da linha de golo, mas não conseguiu.

O segundo golo do Sporting trouxe alguma tranquilidade aos verde e brancos na partida, que ainda lograram alcançar o terceiro no encontro. Depois de Palhinha ter cabeceado ao poste na sequência de um canto, aos 80 minutos, Tabata foi chamado a converter uma grande penalidade, após falta de Abascal na área, e fechou a contagem para os campeões nacionais aos 83 minutos.

Até ao apito final, os comandados de Rúben Amorim ainda chegaram ao quarto golo por intermédio de Gonçalo Inácio, mas o lance foi anulado. Também o Boavista assustou Adán com um remate de Makouta, mas o resultado acabaria por não sofrer mais alterações até ao apito final.

Com este resultado, o Sporting passa a somar 76 pontos e reduziu para seis pontos a desvantagem para o líder FC Porto quando ainda estão nove pontos em discussão até final da época. Por outro lado, os leões aumentaram para oito os pontos de vantagem para o rival Benfica e ficaram a apenas um de garantir o lugar de acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões.

Já o Boavista somou a segunda derrota consecutiva no campeonato, somando agora 33 pontos na 12.ª posição.

Momento do jogo: O golo de Matheus Nunes desequilibrou a partida a favor dos campeões nacionais. Até então, o Boavista foi discutindo o jogo com os leões e até podia ter aberto o marcador.

Equipas iniciais:

Onze do Boavista: Bracali, Cannon, Porozo, Abascal, Nathan, Vukotic, Makouta, Filipe Ferreira, Malheiro, Gorré e De Santis.

Suplentes do Boavista: Alireza Beiranvand, Hamache, Reymão, Berna, Yusupha Njie, Namora, Ntep, Martim Tavares e Luís Santos.

Onze do Sporting: Adán, Esgaio, Coates, Gonçalo Inácio, Neto, Matheus Nunes, Palhinha, Nuno Santos, Marcus Edwards, Sarabia e Pedro Gonçalves.

Suplentes do Sporting: André Paulo, João Virgínia, Feddal, Rúben Vinagre, Gonçalo Esteves, Ugarte, Daniel Bragança, Tabata e Rodrigo Ribeiro.

Antevisão:

O Boavista recebe, esta segunda-feira, o Sporting, em jogo a contar para a 31.ª jornada da I Liga.

Numa altura em que faltam apenas quatro rondas para o fecho do campeonato, os leões sabem que o resultado do jogo desta segunda-feira pode ter implicações diretas nos já esperados festejos do FC Porto que, caso vença o Sporting de Braga momentos antes e veja o rival ceder pontos, pode celebrar a conquista do campeonato em pleno dia 25 de abril.

Mas não é só o título que se joga no Bessa. É também a luta pela manutenção. O Boavista, apesar de ter superado a barreira dos 30 pontos (tem 33), ainda não garantiu matematicamente a continuidade no principal escalão do futebol português.

O encontro entre Boavista e Sporting tem apito inicial agendado para as 20h30 e pode acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Stephen Eustáquio, jogador do FC Porto, pede namorada em casamento

FC Porto

Stephen Eustáquio, jogador do FC Porto, pede namorada em casamento

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Estaciona o carro na rua? Os cuidados a ter para não arruinar a pintura

Automóvel

Estaciona o carro na rua? Os cuidados a ter para não arruinar a pintura

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas