Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Sporting aproveita 'prenda' do FC Porto e ainda espreita o título

Leões reduzem distâncias para o líder, que perdeu em Braga, e sonho da revalidação continua de pé.

Sporting aproveita 'prenda' do FC Porto e ainda espreita o título
Notícias ao Minuto

22:22 - 25/04/22 por Rodrigo Querido

Desporto I Liga

O Sporting aproveitou da melhor maneira a derrota do FC Porto em Braga e venceu o Boavista, por 3-0, no jogo que encerrou a 31.ª jorna da I Liga.

Matheus Nunes, Abascal, na própria baliza, e Bruno Tabata fizeram os golos do encontro, um resultado que deixa os leões ainda com a esperança de conquistar o título.

Filme do jogo:

Os leões entraram para este encontro sabendo de antemão que podiam reduzir para seis pontos a desvantagem para o líder FC Porto, depois do tropeção dos azuis e brancos em Braga.

Com a oportunidade de ser bicampeão a aproximar-se, Rúben Amorim apostou num onze inicial com quatro mudanças em relação à equipa que começou o jogo no Dragão contra o FC Porto. Porro e Paulinho, ambos suspensos, não foram opção assim como Matheus Reis e Ugarte. Entraram Esgaio, Palhinha, Nuno Santos e Edwards.

Apesar de saberem que precisavam de vencer para ainda sonharem com o título, os verde e brancos começaram a partida com um sobressalto logo aos 21 minutos. De Santis apareceu em ótima posição para alvejar a baliza de Adán, mas o remate saiu intercetado por Neto, que impediu aquilo que poderia ter sido o primeiro golo do Boavista no encontro.

O susto inicial dos axadrezados despertou os campeões nacionais. Logo aos 24 minutos,  Pote obrigou Bracali a uma excelente defesa. Nuno Santos fez um cruzamento tenso para dentro da área e o médio apareceu a rematar com perigo, mas viu Bracalli negar-lhe o golo com defesas a dois tempos.

Os leões tiveram um ascendente no jogo depois da metade da primeira parte e conseguiram chegar ao golo à passagem do minuto 37. Num lance em que a bola sobra para Nuno Santos, o ala cruza para a área. Porozo aborda mal o lance e a bola chega a Pedro Gonçalves que assistiu de calcanhar Matheus Nunes para o primeiro golo da partida.

Após quebrarem o nulo, os lisboetas foram controlando as incidências da partida, circulando bem a bola, e podiam ter chegado ao segundo ainda no primeiro tempo. Uma perda de bola de Makouta permitiu a saída para o ataque dos leões. Edwards soltou em Sarabia e o espanhol atirou em jeito para uma defesa de bom nível do experiente Bracali.

Para o segundo tempo, o Boavista entrou matreiro e a tentar chegar ao golo do empate, um pouco à semelhança do que tinha acontecido na primeira parte quando procuram o golo inaugural. De Santis atirou à figura de Adán, aos 50 minutos, e Makouta fez a bola a passar a centímetros do poste leonino, mas acabariam por ser os leões a ampliar a vantagem num lance confuso.

Foi aos 58 minutos que o Sporting chegou ao segundo no Bessa após um autogolo de Rodrigo Abascal Marcus Edwards cruzou na direita, a bola desviou no central boavisteiro e traiu Bracali. O guarda-redes brasileiro ainda tentou evitar o desvio do companheiro de equipa com uma palmada quase em cima da linha de golo, mas não conseguiu.

O segundo golo do Sporting trouxe alguma tranquilidade aos verde e brancos na partida, que ainda lograram alcançar o terceiro no encontro. Depois de Palhinha ter cabeceado ao poste na sequência de um canto, aos 80 minutos, Tabata foi chamado a converter uma grande penalidade, após falta de Abascal na área, e fechou a contagem para os campeões nacionais aos 83 minutos.

Até ao apito final, os comandados de Rúben Amorim ainda chegaram ao quarto golo por intermédio de Gonçalo Inácio, mas o lance foi anulado. Também o Boavista assustou Adán com um remate de Makouta, mas o resultado acabaria por não sofrer mais alterações até ao apito final.

Com este resultado, o Sporting passa a somar 76 pontos e reduziu para seis pontos a desvantagem para o líder FC Porto quando ainda estão nove pontos em discussão até final da época. Por outro lado, os leões aumentaram para oito os pontos de vantagem para o rival Benfica e ficaram a apenas um de garantir o lugar de acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões.

Já o Boavista somou a segunda derrota consecutiva no campeonato, somando agora 33 pontos na 12.ª posição.

Momento do jogo: O golo de Matheus Nunes desequilibrou a partida a favor dos campeões nacionais. Até então, o Boavista foi discutindo o jogo com os leões e até podia ter aberto o marcador.

Equipas iniciais:

Onze do Boavista: Bracali, Cannon, Porozo, Abascal, Nathan, Vukotic, Makouta, Filipe Ferreira, Malheiro, Gorré e De Santis.

Suplentes do Boavista: Alireza Beiranvand, Hamache, Reymão, Berna, Yusupha Njie, Namora, Ntep, Martim Tavares e Luís Santos.

Onze do Sporting: Adán, Esgaio, Coates, Gonçalo Inácio, Neto, Matheus Nunes, Palhinha, Nuno Santos, Marcus Edwards, Sarabia e Pedro Gonçalves.

Suplentes do Sporting: André Paulo, João Virgínia, Feddal, Rúben Vinagre, Gonçalo Esteves, Ugarte, Daniel Bragança, Tabata e Rodrigo Ribeiro.

Antevisão:

O Boavista recebe, esta segunda-feira, o Sporting, em jogo a contar para a 31.ª jornada da I Liga.

Numa altura em que faltam apenas quatro rondas para o fecho do campeonato, os leões sabem que o resultado do jogo desta segunda-feira pode ter implicações diretas nos já esperados festejos do FC Porto que, caso vença o Sporting de Braga momentos antes e veja o rival ceder pontos, pode celebrar a conquista do campeonato em pleno dia 25 de abril.

Mas não é só o título que se joga no Bessa. É também a luta pela manutenção. O Boavista, apesar de ter superado a barreira dos 30 pontos (tem 33), ainda não garantiu matematicamente a continuidade no principal escalão do futebol português.

O encontro entre Boavista e Sporting tem apito inicial agendado para as 20h30 e pode acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório