Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Sem liberdade para ser campeão. FC Porto perde em Braga e adia festejos

Dragões precisavam de vencer e, depois, esperar que o Sporting perdesse pontos no Bessa para fazer a festa esta segunda-feira.

Sem liberdade para ser campeão. FC Porto perde em Braga e adia festejos
Notícias ao Minuto

19:58 - 25/04/22 por Miguel Simões

Desporto I Liga

O FC Porto escorregou, esta segunda-feira, na deslocação ao reduto do Sporting de Braga, ao ser derrotado por 1-0, resultado que inviabiliza qualquer hipótese de festejar o título no célebre 25 de abril.

Numa primeira parte em que os dragões tiveram mais bola, foram os minhotos a ameaçar o golo de forma mais flagrante, embora cada uma das duas equipas tenha tido uma bola na barra.

O regresso dos balneários trouxe um Sporting de Braga mais eficaz e, logo à primeira aproximação, festejou efusivamente o tento certeiro de Ricardo Horta após contra-ataque, algo que acabaria por valer a primeira derrota dos dragões neste campeonato.

Domínio de um lado, oportunidades do outro

À imagem do que tem sido o FC Porto ao longo desta época, os dragões entraram fortes e pressionantes em busca do primeiro golo no encontro e a verdade é que estiveram mais perto de marcar do que sofrer, mas apenas na primeira meia hora.

O conjunto de Conceição rondou a baliza de Matheus com aproximações de Evanilson, Vitinha e Zaidu, sendo que, pelo meio, ainda ficou a pedir um penálti por bola no braço de Al Musrati. No entanto, a oportunidade mais flagrante junto daquela área surgiu num corte defeituoso de Paulo Oliveira, que quase originou um auto-golo, com a bola a bater na barra.

Aos poucos, a equipa minhota começou a soltar-se e obrigou Diogo Costa a duas defesas a remates dos irmãos Horta, ainda que, pelo meio, Ricardo Horta tenha visto um potente remate de fora da área aos 41 minutos ser travado... pela barra. A verdade é que, apesar do domínio e da posse azul e branca, foram os bracarenses a ir para o intervalo com maior sensação de conforto no encontro.

A anca de ouro de Horta

Tal como tinha acontecido no arranque da partida, também o começo do segundo tempo ficou marcado por uma intensa pressão do FC Porto, algo que valeu, inclusive, o primeiro remate enquadrado com a baliza, numa tentativa de fora da área de Pepê, travada por Matheus aos 52 minutos..

Na resposta, o Sporting de Braga soube sair em transição e inaugurou o marcador ao minuto 54. Al Musrati isolou Abel Ruiz no corredor direito que, já dentro da área, assistiu Ricardo Horta para o primeiro do encontro, empurrando a bola com a anca para o fundo das redes.

Descontente com a fluidez de jogo da equipa, Sérgio Conceição não hesitou em operar uma tripla substituição à passagem da hora de jogo, com as entradas de Toni Martínez, Wendell, Galeno e, a certo momento, fez-se sentir um maior desequilíbrio no último terço.

Dentro do último um quarto de hora, com mais posse e mais bola no meio campo adversário, Galeno. Vitinha e Otávio ainda acumularam ocasiões de golo, mas o resultado não sofreu qualquer alteração.

Com este resultado, o FC Porto mantém os mesmos 82 pontos na liderança do campeonato português, mas pode ver o Sporting reduzir a distância de nove para seis pontos ainda esta segunda-feira, na visita ao Bessa. Já o Sporting de Braga passa a somar 59 pontos na quarta posição, a nove do Benfica e com mais onze que o quinto classificado, o Gil Vicente.

Momento do jogo: O golo que marcou o encontro. Aos 54 minutos, numa transição bem desenhada, Abel Ruiz descobriu Ricardo Horta no interior da área e o português inaugurou o marcador (com a anca), já depois de ter atirado à barra.

Onzes

Sporting de Braga: Matheus; Tormena, David Carmo, Paulo Oliveira; Yan Couto, Al Musrati, André Horta, Castro; Rodrigo Gomes, Ricardo Horta e Abel Ruiz

FC Porto: Diogo Costa; Zaidu, Pepe, Mbemba, Pepê; Grujic, Vitinha, Otávio; Fábio Vieira, Taremi e Evanilson.

Pré-jogo

17h50: Adeptos do FC Porto fazem pedido especial ao plantel às ordens de Sérgio Conceição.

17h45: Temperatura quente, à semelhança do ambiente na Pedreira, no aquecimento das equipas.

17h40: Recorde as palavras de Sérgio Conceição na antevisão ao jogo com o Sporting de Braga.

17h35: Recorde as declarações de Carlos Carvalhal na projeção ao duelo com o FC Porto.

17h25: A perspetiva do relvado a partir do túnel da Pedreira, partilhada pelos dragões.

17h15: O cenário do jogo do final de tarde desta segunda-feira, divulgado pelo emblema minhoto.

17h00: A chegada do plantel azul e branco ao Estádio Municipal de Braga.

16h55: Já são conhecidos os onzes das duas equipas.

Onze do Sp. Braga: Matheus; Tormena, David Carmo, Paulo Oliveira; Yan Couto, Al Musrati, André Horta, Castro; Rodrigo Gomes, Ricardo Horta e Abel Ruiz

Onze do FC Porto: Diogo Costa; Zaidu, Pepe, Mbemba, Pepê; Grujic, Vitinha, Otávio; Fábio Vieira, Taremi e Evanilson.

16h40: Começa a formar-se o aglomerado de adeptos do FC Porto junto à Pedreira. 

16h20: Confira aquela que poderá ser a equipa inicial do Sporting de Braga, lançada por Carlos Carvalhal.

16h10: Confira aquele que poderá ser o onze do FC Porto, lançado por Sérgio Conceição.

15h30: Boa tarde. Faltam duas horas e meia para começar o jogo que pode dar o título ao FC Porto ainda esta segunda-feira, dependendo também daquilo que o segundo classificado, o Sporting, vai fazer no Bessa, diante do Boavista, a partir das 20h30, logo após o Sp. Braga-FC Porto, agendado para as 18h00.

Antevisão

FC Porto pode esta segunda-feira confirmar, em casa do Sporting de Braga, a conquista do 30.º título de campeão nacional da sua história, caso o Sporting falhe a vitória no Bessa perante o Boavista, na 31.ª jornada da I Liga.

Neste dia da Liberdade, os dragões podem fazer a festa da conquista de mais um título, mas, para isso, os homens de Sérgio Conceição precisam de fazer um melhor que o Sporting no Bessa. Mas a deslocação a Braga não será nada fácil para os portistas.

Um triunfo dos ainda campeões em título diante do Boavista adia por uma jornada os festejos do título do FC Porto - os azuis e brancos recebem o Vizela na próxima ronda -, mas uma derrota ou até um empate dos leões perante o Boavista deixa o FC Porto com caminho aberto para confirmar já o título.

E é por isso mesmo que os dragões vão estar de olho no Bessa. No entanto, a festa fora de casa do FC Porto apenas poderá acontecer se a equipa de Sérgio Conceição triunfar sobre o quarto classificado da I Liga, esperando por outro resultado que não a vitória do Sporting em casa do Boavista.

O Sporting de Braga-FC Porto está agendado para as 18h00 desta segunda-feira e contará com arbitragem de Hugo Miguel.

Leia Também: Sp. Braga-FC Porto: Ganhar no Minho e esperar de cadeirinha pelo título

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório