Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

FC Porto devora o Portimonense e já tem o 'espumante' no frigorífico

Dragões estão agora a sete pontos do título

FC Porto devora o Portimonense e já tem o 'espumante' no frigorífico
Notícias ao Minuto

22:19 - 16/04/22 por Miguel Simões

Desporto I Liga

Números expressivos. O FC Porto goleou, este sábado, o Portimonense por 7-0 e igualou a sua melhor vitória no campeonato no presente século. Além de ficar mais perto do título de campeão nacional, o emblema da cidade Invicta ainda colocou uma pressão adicional ao Sporting, que defrontará o Benfica no domingo de Páscoa.

Numa primeira parte de extrema eficácia azul e branca, quatro golos apontados em 21 minutos catapultaram o FC Porto para um resultado 'gordo'. Taremi abriu o ativo, Grujic ampliou, o mesmo Taremi bisou de penálti e Evanilson também quis entrar nas contas.

Sem tirar o pé do acelerador, os dragões insistiram em encostar os algarvios às cordas e continuaram a avolumar a vantagem. Taremi assinalou o hat-trick, Pepe atirou para a meia dúzia e Evanilson fechou as contas com o 7-0 final.

Cada tiro, cada melro

Após uns primeiros minutos algo 'amarrados', bastou ao FC Porto abanar as redes da baliza adversária pela primeira vez que, logo após esse momento, o 'efeito ketchup' tratou de contar a história do que restou do primeiro tempo.

Aos 19 minutos, Taremi deu o melhor seguimento ao passe de Fábio Vieira e inaugurou o marcador de um jogo que mal se saberia no que iria dar, até porque, nove minutos depois, seria a vez de Grujic aproveitar a confusão na área algarvia e fuzilar para o segundo do jogo - o seu primeiro na presente temporada.

Sensivelmente à passagem da meia hora de jogo, Lazaar carregou Otávio sobre as costas e Tiago Martins não hesitou em apontar para a marca de grande penalidade, a qual seria exemplarmente assumida por Taremi, que deixou um recado aos críticos nos festejos, à semelhança do que tinha feito no primeiro golo.

Ainda antes do intervalo, aos 40 minutos, também Evanilson contribuiu para o avolumar dos números e rematou de forma rasteira para o 4-0.

Sem tirar o pé do acelerador...

Sérgio Conceição aproveitou a larga vantagem para mexer na equipa, em função do jogo com o Sporting para a Taça de Portugal, mas nem isso abalou a tendência do jogo, até porque a equipa de Paulo Sérgio (com muitas alterações face a equipas iniciais de jogos anteriores) nem com as indicações ao intervalo conseguiu travar as investidas adversárias.

Logo aos 47 minutos, Taremi apareceu solto na área e cabeceou para o hat-trick na partida, após novo cruzamento de Fábio Vieira. Pouco depois, seria a vez de Vitinha bater um canto diretamente para a cabeça de Pepe, que aumentou a diferença para a meia dúzia de golos.

O sétimo e último golo surgiu à passagem da hora de jogo, por intermédio de Evanilson, depois de ver Taremi rematar ao poste instantes antes. A partir daí, com as substituições, o jogo perdeu a intensidade, mas nem por isso deixaram de haver oportunidades.

Grujic e Toni Martínez ainda estiveram perto de colocar o resultado em 8-0 e, do outro lado, apenas Anderson Oliveira testou as luvas de Diogo Costa.

Com este resultado, o FC Porto soma agora 82 pontos na liderança do campeonato e fica com mais nove pontos que o Sporting, que defrontará o Benfica este domingo. Já o Portimonense é 12.º classificado, com 32 pontos.

Momento do jogo: O quinto golo do FC Porto no reatar da partida. Qualquer tipo de mensagem transmitida ao intervalo pediria a que o Portimonense não deixasse avolumar os números. Regressar dos balneários e demorar segundos a sofrer um novo golo deixa qualquer equipa 'de rastos'.

Onzes

FC Porto: Diogo Costa; Pepê, Mbemba, Pepe e Zaidu; Otávio, Grujic, Vitinha e Fábio Vieira; Taremi e Evanilson

Portimonense: Payam; Lazaar, Dacosta, Pedro Sá, Moufi; Sana, Carlinhos, Henrique Jocú; Anderson, Aponza e Fabrício.

Antevisão

O FC Porto recebe, este domingo, o Portimonense, em jogo a contar para a 30.ª jornada da I Liga, numa altura em que já só faltam apenas cinco rondas para o fecho do campeonato.

Nesse sentido, após o triunfo na deslocação a Guimarães (0-1), os dragões procuram manter o registo vitorioso apresentado recentemente, de forma a manter a vantagem de, pelo menos, seis pontos para o segundo classificado, o Sporting (que recebe o Benfica no domingo de Páscoa).

Já o Portimonense de Paulo Sérgio, após ter estado praticamente quatro meses sem somar os três pontos, conseguiu regressar aos triunfos na passada jornada e certamente terá ganho algum ânimo para o que resta do campeonato.

Certo é que o conjunto de Sérgio Conceição precisa de somar pelo menos 10 pontos (três vitórias e um empate) em 15 possíveis e, para isso, os três duelos caseiros que ainda tem pela frente poderão ser um grande trunfo para o objeto final.

Para isso, a equipa da cidade Invicta (com 12 triunfos e dois empates na fortaleza do Dragão) terá de ultrapassar os algarvios, que levam 14 derrotas consecutivas frente aos azuis e brancos. É preciso recuar até 1987 para relembrar a última vez que o Portimonense conseguiu derrubar o FC Porto, pelo que a história até ajuda os dragões.

O jogo está agendado para as 20h30 deste sábado, será ajuizado por Tiago Martins e pode acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: FC Porto-Portimonense: Regresso à 'santa' fortaleza com título à vista

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório