FC Porto-Portimonense: Regresso à 'santa' fortaleza com título à vista

Dragões precisam de somar 10 pontos em 15 possíveis para se sagrarem campeões nacionais, ainda com três desafios caseiros por realizar.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
16/04/2022 08:01 ‧ 16/04/2022 por Miguel Simões

Desporto

Antevisão

O FC Porto recebe, este domingo, o Portimonense, em jogo a contar para a 30.ª jornada da I Liga, numa altura em que já só faltam apenas cinco rondas para o fecho do campeonato,

Nesse sentido, após o triunfo na deslocação a Guimarães (0-1), os dragões procuram manter o registo vitorioso apresentado recentemente, de forma a manter a vantagem de, pelo menos, seis pontos para o segundo classificado, o Sporting (que recebe o Benfica no domingo de Páscoa).

Já o Portimonense de Paulo Sérgio, após ter estado praticamente quatro meses sem somar os três pontos, conseguiu regressar aos triunfos na passada jornada e certamente terá ganho algum ânimo para o que resta do campeonato.

Certo é que o conjunto de Sérgio Conceição precisa de somar pelo menos 10 pontos (três vitórias e um empate) em 15 possíveis e, para isso, os três duelos caseiros que ainda tem pela frente poderão ser um grande trunfo para o objeto final.

Para isso, a equipa da cidade Invicta (com 12 triunfos e dois empates na fortaleza do Dragão) terá de ultrapassar os algarvios, que levam 14 derrotas consecutivas frente aos azuis e brancos. É preciso recuar até 1987 para relembrar a última vez que o Portimonense conseguiu derrubar o FC Porto, pelo que a história até ajuda os dragões.

O jogo está agendado para as 20h30 deste sábado, será ajuizado por Tiago Martins e pode acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Sérgio Conceição

Lotação esgotada no Dragão: Para nós é um prazer e uma honra grande, e cria um ambiente fantástico termos o estádio cheio. Agora não é por mais ou menos crença na equipa, os adeptos estão sempre apaixonados e a mil por cento com a equipa. A casa cheia não está relacionada com o fim do campeonato, mas pela época que vivemos e pela paixão que os adeptos têm pelo clube.

Sequência de jogos sem sofrer golos: Estou mais alerta e preocupado. É importante continuar esse registo, mas normalmente é quando uma pessoa está por cima que tende a distrair-se e a cometer alguns erros. Sempre que nós fazemos bem as coisas no capítulo defensivo ou ofensivo é importante manter o foco e manter os níveis altos.

Equipa já atingiu a perfeição? Se já tivesse atingido a perfeição tinha marcado quatro golos no último jogo e não tinha permitido tantas ocasiões ao Vitória SC, aí sim estaria a roçar a perfeição. Nós, em cada um dos rivais, encontramos adversidades diferentes e isso depois também descobre nós novas fragilidades e aspetos que não correm tão bem.

Paulo Sérgio

Projeção após regresso aos triunfos: Não somos diferentes hoje em relação a outras semanas e o jogo foi preparado da mesma forma e com a mesma ambição. Caso não tenhamos o resultado que sonhamos, que seja por mérito do adversário e não por qualquer demérito nosso.

Confiança contra o favorito: Teremos de ser profissionais e apresentar um conjunto de problemas ao FC Porto, complicando-lhe a tarefa, sabendo de todo o seu potencial e favoritismo. Quiçá quem sabe se amanhã [sábado] poderá ser o nosso dia. O jogo exige o máximo e mais qualquer coisa e é dessa forma que os atletas têm de estar preparados mentalmente para um jogo que não vai ser fácil, mas em que é possível um resultado positivo.

Luta pelo objetivo: Nada está ainda conseguido e, portanto, é preciso todo o foco no restante do campeonato que está para jogar.

Últimos resultados

FC Porto: V-V-V-E-V

Portimonense: V-D-D-D-D

Últimos onzes

FC Porto: Diogo Costa; Zaidu, Mbemba, Pepe, João Mário; Vitinha, Otávio, Grujic; Fábio Vieira, Pêpe e Mehdi Taremi

Portimonense: Samuel Portugal; Filipe Relvas, Pedrão, Lucas Possignolo; Welinton Júnior, Carlinhos, Henrique Jocú, Moufi; Iván Angulo, Shoya Nakajima e Fabrício.

Ausências

FC Porto: Manafá, Uribe e Bruno Costa (lesionados)

Portimonense: Sapara (lesionado), Lucas Possignolo, Welinton Júnior, Willyan Rocha (castigados) e Najakima (emprestado)

Leia Também: Eis a prenda de Conceição para celebrar os 40 anos de presidência de PdC

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Jogador de 14 anos sofre paragem cardíaca em campo e morre

França

Jogador de 14 anos sofre paragem cardíaca em campo e morre

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Estoril3142
9Casa Pia3141
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Pode evitar todos os radares se utilizar isto durante a condução

Radares

Pode evitar todos os radares se utilizar isto durante a condução

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas