Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 12º MÁX 21º

Luis Díaz marca ao cair do pano e deixa Benfica mais longe das 'meias'

Antigo jogador do FC Porto marcou aos 87 minutos e tornou missão das águias muito complicada. A segunda mão está agendada para a próxima quarta-feira, em Anfield.

Luis Díaz marca ao cair do pano e deixa Benfica mais longe das 'meias'

O Benfica perdeu, esta terça-feira, na receção ao Liverpool (1-3), e complicou o sonho de chegar às meias finais da Liga dos Campeões. As águias saíram derrotadas no primeiro de dois duelos com os ingleses e agora têm pela frente a dura missão de dar a volta a eliminatória em Anfield, na próxima quarta-feira. 

Quando o resultado parecia ficar fixado na vantagem tangencial dos ingleses, eis que surgiu Luis Díaz (87') para aumentar, ainda mais, o fosso no marcador e deixar mais longe o sonho do Benfica em chegar às meias finais da Liga dos Campeões. 

Filme de jogo

Odysseas esteve em plano de destaque nos primeiros 15 minutos com três intervenções importantes. O guardião grego antecipou-se a Salah logo nos minutos iniciais e impediu um potencial lance de perigo e mais tarde voltou a ser preponderante ao negar o golo a Naby Keita.

No entanto, o Liverpool acabaria mesmo por chegar ao golo na sequência de um canto. Robertson cruzou e Konate (17') saltou mais alto que tudo e todos, despejando um autêntico balde de água fria na noite já gelada na Luz. 

O Benfica tentou responder ao golo sofrido e Everton teve nos pés a primeira grande oportunidade de golo para a equipa da casa. Lançado por Darwin, o internacional brasileiro entrou a toda a velocidade pelo corredor esquerdo, mas não teve pontaria para atirar enquadrado com a baliza do compatriota Alisson. 

Logo de seguida Odysseas voltou a entrar em ação para impedir o golo de Luis Díaz. O ex-FC Porto apareceu isolado, após passe de Keita, mas o guardião grego ergueu um muro e impediu o segundo golo da partida. 

O jogo continuou na mesma toada até ao intervalo, com o Benfica em busca do empate e com o Liverpool claramente confortável e de olho nos lances de contra-ataque. O segundo golo nasceu depois de uma perdida, na grande área oposta, de Otamendi e Sadio Mané (34') apontou o segundo golo inglês na Luz, após assistência de Luis Díaz. 

O novo tento inglês arrefeceu a reação das águias que, porém, não deixaram de ir atrás do golo. A muralha de Van Dijk e companhia parecia inquebrável, mas do outro lado os sinais de alerta eram constantes. Antes do intervalo, Odysseas voltou a negar o golo a Salah e na resposta Rafa Silva tinha tudo para assistir Darwin para o golo, mas preferiu rematar e atirar... para a bancada. 

O resultado ao intervalo espelhava bem a diferença no caudal ofensivo das duas equipas e o Liverpool parecia ter resolvido a história da noite na Luz nos primeiros 45 minutos. 

A segunda parte começou em alta voltagem e com o Benfica a reduzir distâncias no marcador bem cedo. Rafa cruzou rasteiro, Konate falhou o corte e Darwin (49') não perdoou na cara de Alisson

O golo deixou a Luz ao rubro e o Benfica partiu em busca do empate, aproveitando a onda de calor que vinha das bancadas. 

Aos 59 minutos de jogo, oportunidade de ouro para Everton. O jogador brasileiro apareceu em posição frontal, após bela jogada coletiva das águias, mas rematou pouco colocado e permitiu que Alisson defendesse o remate para canto. 

A partir do banco de suplentes, Jurgen Klopp não estava a gostar do que via na segunda parte e não perdeu tempo em mexer na equipa... a triplicar. Henderson, Firmino e Diogo Jota saltaram para dentro do relvado e tomaram os lugares de Thiago, Mohamed Salah e Sadio Mané. 

Aos 66 minutos o lance mais polémico do jogo. Darwin caiu na grande área, depois de ser tocado por Van Dijk, mas o árbitro entendeu que não havia motivo para a marcação de grande penalidade, numa decisão também ela aprovada pelo VAR.

O Liverpool conseguiu conter as incursões ofensivas do Benfica e voltou a assumir o controlo da partida a partir dos 70 minutos. Por seu turno, as águias iam perdendo gás, mas Rafa Silva esteve muito perto do empate, quando aos 82 minutos quase roubava a bola a Alisson à boca da baliza. 

Até final, o Liverpool limitou-se a gerir o jogo com bola e a aproveitar os espaços concedidos pelo Benfica. Luis Díaz (87') estava com a corda toda e fixou o resultado final já perto do derradeiro apito, deixando a eliminatória muito bem encaminhada para os ingleses. 

Momento do jogo: O golo de Díaz, ao cair do pano, caiu como um balde de água fria nas ambições do Benfica. Um resultado desfavorável de 1-2 não é o mesmo de um 1-3. A tarefa das águias é quase impossível. 

Equipas iniciais

Onze do Benfica: Vlachodimos, Gilberto, Vertonghen, Otamendi, Grimaldo, Rafa Silva, Taarabt, Weigl, Everto, Gonçalo Ramos e Darwin.

Suplentes do Benfica: Helton Leite, Valentino, Morato, André Almeida, Meïte, João Mário, Paulo Bernardo, Diogo Gonçalves, Gil Dias, Nemanja, Seferovic e Yaremchuk.

Onze do Liverpool: Alisson, Alexander-Arnold, Konaté, Van Dijk, Robertson, Fabinho, Naby Keita, Thiago Alcântara,  Sadio Mané, Luis Díaz e Mohamed Salah.

Suplentes do Liverpool: Kelleher, Joe Gómez, Matip, Tsimikas, Henderson, James Milner, Minamino, Oxlade-Chamberlain, Curtis Jones, Diogo Jota, Elliot e Roberto Firmino.

Pré-jogo 

18h20: Estádio da Luz começa a ficar composto para o jogo de mais logo.

18h00: O Liverpool chegou a Lisboa ao final da tarde de segunda-feira. Confira as imagens dessa chegada.

17h41: Abel Xavier, que já representou os dois clubes, acredita que o favoritismo está do lado dos ingleses, mas mantém a esperança numa eventual qualificação das águias.

17h00: Altura de recordar os convocados do Benfica, divulgados ao início desta tarde, e olhar também para aquele que é o onze provável das águias.

16h50: A UEFA recorda, através das redes sociais, todos os golos que foram 'pintando' a campanha do Benfica na presente edição da Liga dos Campeões. 

16h30: Faltam três horas e meia para o apito inicial na Luz e vale recordar aquilo que foi dito pelos dois treinadores nas respetivas conferências de imprensa de antevisão ao embate europeu. 

Antevisão 

A noite desta terça-feira promete ser de grandes emoções no Estádio da Luz. O Benfica recebe o todo-poderoso inglês Liverpool, em jogo da primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões. O favoritismo está, naturalmente, do lado da equipa inglesa, mas o último confronto entre os dois conjuntos na Champions é a prova mais vincada de que há sempre lugares a surpresas. 

No entanto, se compararmos todo o histórico de duelos, o Liverpool parte em vantagem com seis vitórias num total de dez jogos oficiais disputados. Os restantes foram vencidos pelo Benfica, pelo que não se registou qualquer empate, até ao momento, entre as duas equipas.

Estão assim reunidos todos os ingredientes para uma grande noite europeia na Luz, que terá casa lotação esgotada. O pontapé de saída está agendado para as 20 horas e a arbitragem ficará a cargo do espanhol Jesús Gil Manzano. 

Siga, em direto e ao pormenor, todas as incidências desta partida no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Dirk Kuyt avisa Liverpool: "Benfica? Portugueses só querem uma coisa..."

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório