Meteorologia

  • 16 OUTUBRO 2021
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 27º

Edição

União Portuguesa de Futebol, antes de se chamar Federação

A União Portuguesa de Futebol (UPF), fundada a 31 de março de 1914, foi o primeiro organismo de cúpula do futebol português, mas só a 28 de maio de 1926 passou a denominar-se Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

União Portuguesa de Futebol, antes de se chamar Federação
Notícias ao Minuto

13:00 - 31/03/14 por Lusa

Desporto Aniversário

Essa denominação foi assumida por deliberação no congresso de 28 de maio de 1926, mas para que essa alteração fosse legal foi preciso reformar os estatutos, os quais, porém, só viriam a vigorar a partir de 03 de dezembro de 1938.

Até essa data, a FPF regeu-se pelos estatutos de 1914, elaborados pelos primeiros dirigentes do novo organismo, entre os quais se notabilizou Luís Nunes, que já tivera ação preponderante na criação da Associação de Futebol de Lisboa, em 1910. Esses estatutos foram as linhas mestras do futebol português até 1938.

No entanto, a realização do primeiro campeonato de Portugal só viria a concretizar-se em 1921, depois de vários adiamentos decorrentes do conturbado período da primeira Guerra Mundial, em pleno coração da Europa, o que explica, parcialmente, a demora no arranque das competições, que se limitavam a jogos entre as seleções de Lisboa e Porto e aos campeonatos regionais nessas cidades.

A UPF organizou alguns encontros entre as seleções das duas principais cidades do país e apresentou a candidatura de Portugal à FIFA, que foi aceite no XII Congresso deste organismo, que decorreu em Genebra, em maio de 1923, a partir do qual Portugal passou a ser um membro efetivo.

O público acorria em massa aos jogos em que intervinham Benfica, Sporting, Belenenses e FC Porto e aos jogos particulares que faziam com equipas de clubes estrangeiros que visitavam Portugal, sobretudo por altura do Natal, Ano Novo e Páscoa.

A UPF nasceu justamente neste clima de paixão pelo futebol e a data de 31 de março de 1914 atribuída para a sua fundação coincide com a implementação dos seus primeiros estatutos, embora a 12 de janeiro do mesmo ano tenha sido publicado um comunicado público a informar o nascimento do novo organismo.

No dia 18 de dezembro de 1921, a seleção portuguesa de futebol defrontou, em Madrid, a sua congénere espanhola, tendo perdido por 3-1. O jogo ficaria para a história porque foi a primeira vez que uma representação nacional de futebol entrava em campo com a camisola das "quinas".

A primeira vitória alcançada por uma seleção nacional aconteceu a 18 de junho de 1925, frente à Itália, graças a um golo solitário marcado por João Maia.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório