Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Portugal-Turquia: O verdadeiro 'tudo ou nada' por uma viagem ao Qatar

Seleção nacional terá nas mãos uma grande decisão: ou compra bilhetes para o Qatar ou vê o Mundial'2022 no sofá. Tudo vai depender da prestação lusa a partir desta quinta-feira, frente à Turquia.

Portugal-Turquia: O verdadeiro 'tudo ou nada' por uma viagem ao Qatar
Notícias ao Minuto

07:12 - 24/03/22 por Tiago Antunes

Desporto Antevisão

Portugal joga pela vida nesta quinta-feira. A seleção nacional terá uma última oportunidade no playoff para marcar presença no Mundial'2022. A reserva da viagem para o Qatar vai depender, primeiramente, da exibição da equipa das quinas já nesta noite frente à Turquia.

A tarefa começou difícil para Fernando Santos desde o momento da convocatória, quando ficou privado de jogadores importantes como Rúben Dias, Rúben Neves, Nélson Semedo, Renato Sanches, Anthony Lopes e Pepe, o último ainda no grupo com possibilidades de jogar caso Portugal passe esta eliminatória.

Portugal terá, dizem os rankings e os nomes, obrigação de ultrapassar esta eliminatória frente à Turquia e dar luta no acesso ao Mundial do Qatar. Diz ainda o histórico que a seleção portuguesa não costuma ter dificuldades frente à seleção turca. Entre Mundiais, Europeus e amigáveis, Portugal venceu sete vezes, tendo saído derrotado do duelo mais recente, em 2012, ainda com Paulo Bento no comando.

O Portugal-Turquia joga-se nesta quinta-feira no Estádio do Dragão a partir das 19h45, e poderá acompanhar as incidências da partida aqui no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Fernando Santos

Sérvia deixou marcas?: "Obviamente que não tiramos mérito à Sérvia, mas houve demérito nosso. Não jogámos bem. Se tal tivesse acontecido, teríamos conseguido o objetivo. Temos que nos fixar o que é o padrão desta equipa. Tivemos em duas finais e vencemos. Amanhã, é mais uma final, e queremos dar uma alegria aos 11 milhões de portugueses."

Onzes: "Tenho poucas dúvidas. Obviamente não faria sentido ter muitas dúvidas a 24 horas do jogo. Há uma ou outra em determinada posição."

O que espera da Turquia: "É uma equipa com muita qualidade individual. Jogam ao melhor nível. Conhecemos bem o futebol turco e há muita qualidade, quer ao nível do passe ao nível da execução. É uma equipa aguerrida e que joga com o coração. É muito competitiva. Temos que igualar na raça, na entrega e na paixão ao jogo. Teremos que ser igualmente fortes. É uma equipa que tem jogadores importantes. É uma equipa que se dá melhor com o jogo partido e temos de fugir disso. É isso que temos falado e tenho a certeza que os jogadores vão dar uma boa resposta." 

Ausência de Pepe: "Não vale a pena falar deles. Não estão para o jogo, mas estão com o grupo, através de mensagens. Fazem parte dos 11 milhões dos quais amanhã teremos que jogar. Vou escolher a equipa que dá mais equipas. Tenho absoluta confiança nos jogadores que chamei. Amanhã tomarei as minhas decisões."

Jogo de muita pressão: "Aquilo que tem acontecido sempre foi um sinal positivo. Nas duas finais que estivemos, vencemos. Portugal tem dado uma resposta positiva, tirando o último jogo. Estes jogadores têm muita experiência."

Eventual eliminação: "Isso nem é questão que se coloque. Para mim, não. Estou totalmente focado na final de amanhã. A equipa está motivada e concentrada. Estamos aqui por responsabilidade nossa. Já assumimos isso. Isso é passado. Queremos estar no Mundial e para isso temos que ganhar a final com a Turquia."

Stefan Kuntz

Antevisão: Temos bons jogadores e Portugal também. Temos um plano de jogo e temos de concentrar-nos nele. Olhámos para esse jogo da Sérvia [contra Portugal], mas já passou muito tempo. Temos de pensar no futebol dia a dia e, por outro lado, precisamos de ter sorte no jogo [de quinta-feira]

Fernando Santos: Desde 2014 que treina a seleção de Portugal. Claro que tenho o maior respeito pelo meu colega, está em Portugal há oito anos e eu nem estou há oito meses [no cargo de selecionador]. É muito experiente, já trabalhou na Grécia, em vários países e sabe como pode resolver este tipo de jogos [a uma mão]

Defesas prontos para ataque português: Não vamos jogar contra Ronaldo, mas contra uma equipa com 11 jogadores, que são bons e fortes. Estou convencido que os meus defesas estão prontos para o desafio. Não acredito que isso [das três ausências] seja uma vantagem para nós. Os três jogadores que vão jogar [nesses lugares] vão dar o seu melhor, vão dar o seu máximo

Últimos resultados

Portugal: V-V-V-E-D

Turquia: D-E-V-V-V

Últimos onzes

Portugal: Rui Patrício; João Cancelo, Rúben Dias, José Fonte, Nuno Mendes; Danilo Pereira, João Moutinho, Renato Sanches; Bernardo Silva, Diogo Jota, Cristiano Ronaldo

Turquia: Cakir; Zaki Celik, Demiral, Soyuncu, Erkin; Omur, Ozdemir, Calhanoglu; Akturkoglu, Burak Yilmaz, Dervisoglu

Ausentes

Portugal: Pepe

Turquia: -

Leia Também: "Se Portugal melhorar no coletivo, terá condições para ir ao Mundial"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório