Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Taremi calou Alvalade de calcanhar e colocou a obra de Sarabia no bolso

Iraniano marcou e assistiu num encontro em que Sarabia rubricou um golo de enorme classe.

Taremi calou Alvalade de calcanhar e colocou a obra de Sarabia no bolso

O FC Porto venceu o Sporting, nesta quarta-feira, pela segunda vez na história, em jogos da Taça da Portugal realizados em Alvalade, desta feita por 2-1, num duelo relativo à primeira mão da meia-final. 

Todos os golos foram apontados nos primeiros 20 minutos da segunda parte, com Sarabia a adiantar os leões aos 49’, Taremi a empatar de grande penalidade aos 59’ e Evanilson a fixar o resultado final aos 64’. A segunda mão da meia-final realiza-se no Dragão a 20 de abril. 

Três semanas depois, Sporting e FC Porto voltaram a reencontrar-se, num encontro que, à semelhança do último, começou com imagens dispensáveis. O jogo foi interrompido logo aos quatro minutos por causa do lançamento de tochas para a zona da baliza onde estava Adán, por parte de adeptos do Sporting.

Mais petardos do que remates num início de partida intenso, mas sem balizas. Aliás, Adán e Marchesín foram simples espectadores numa primeira parte muito mastigada a meio-campo e com poucos momentos de frisson.

Aos 23 minutos, depois de um bom trabalho de Sarabia na direita, Matheus Nunes aproveitou um corte de Mbemba para atirar uma bomba na zona frontal que sai muito perto do poste, para, aos 36 minutos, Sarabia, ao segundo poste, errar por completo a bola e falhar o primeiro golo em Alvalade. Até ao fim da etapa inicial nota apenas para Pedro Porro que, aos 45+4’, tentou o golo de bandeira, mas errou o alvo.

O início da etapa complementar começou com um grande golo de Pablo ‘Picasso’ Sarabia: Porro finge rematar diretamente num livre direto e faz um passe rasteiro para a entrada da área, onde apareceu o internacional espanhol a esfregar a lamparina mágica.

Dez minutos volvidos, aos 59 minutos, a castigar uma falta de Pedro Porro sobre Evanilson, Taremi restabeleceu a igualdade no bastião dos leões, de grande penalidade. Instantes depois, Evanilson dá a volta ao marcador, após uma assistência de calcanhar de Taremi na sequência de um passe de Pepê para o coração da área. Já nos descontos, Marchesín negou, com uma soberba intervenção, a igualdade a Sebastián Coates.

Momento do jogo: A grande penalidade cometida por Porro sobre Evanilson, aos 59 minutos, e que deu espaço ao início da reviravolta dos dragões.
 

Equipas iniciais:

Onze do Sporting: Adán; Neto, Coates e Gonçalo Inácio; Pedro Porro, Matheus Nunes, Ugarte e Matheus Reis; Nuno Santos, Sarabia e Paulinho.

Suplentes: João Virgínia, Feddal, Tabata, Slimani, Edwards, Ricardo Esgaio e Daniel Bragança.

Onze do FC Porto: Marchesín; Zaidu, Mbemba, Pepe e Bruno Costa; Uribe, Grujic Vitinha e Fábio Vieira; Evanilson e Taremi.

Suplentes: Diogo Costa, Fábio Cardoso, Francisco Conceição, Pepê, Toni Martínez, Otávio e João Mário.

Antevisão:  As imagens que se viram no Estádio do Dragão, há algumas semanas, no desfecho do FC Porto-Sporting, para o campeonato, devem e têm de ser irrepetíveis.

Um cenário de violência entre jogadores, mas que também envolveu membros à margem das quatro linhas, deve constituir uma aprendizagem, para que um mau passado dê origem a um novo presente.

Na antevisão ao Clássico desta quarta-feira, Sérgio Conceição e Rúben Amorim passaram uma mensagem clara e transversal a ambos, sublinhando que o cenário de violência que se viu no anfiteatro azul e branco não se pode repetir e os jogadores têm de se “comportar como homenzinhos”.

Leões e dragões reencontram-se em Alvalade pela terceira ocasião na presente época, depois de empatarem por duas ocasiões para a I Liga. Resultado que também se verificou na temporada transata, sendo o desequilibrador da balança o confronto da Taça da Liga, também em 2020/21, em que o campeão nacional derrubou o emblema da Invcita por 2-1.

Numa eliminatória onde os golos fora contam a dobrar, Sporting e FC Porto procuram ganhar vantagem numa meia-final que ficará resolvida apenas a 20 de abril.

Leia Também: O onze provável do FC Porto para o Clássico da Taça com o Sporting

Leia Também: O onze provável do Sporting para o Clássico da Taça com o FC Porto

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório