Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

República Checa também não quer defrontar Rússia para o Mundial'2022

Polónia e Suécia já tinham tomado a mesma decisão.

República Checa também não quer defrontar Rússia para o Mundial'2022
Notícias ao Minuto

11:00 - 27/02/22 por Lusa

Desporto Decisão

A República Checa anunciou hoje que não vai defrontar a Rússia caso as duas seleções se apurem para a final do 'play-off' para o Mundial2022 de futebol, como forma de protesto contra a invasão da Ucrânia pelas tropas russas.

"A equipa nacional checa não vai jogar caso venha a encontrar a Rússia na eliminatória qualificativa para o Mundial", escreve a federação checa em comunicado, um dia depois de a Polónia, adversário dos russos nas meias-finais do 'play-off', e de a Suécia, que vai defrontar os checos na outra meia-final, também terem anunciado que não pretendem defrontar os russos.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocaram pelo menos 198 mortos, incluindo civis, e mais de 1.100 feridos, em território ucraniano, segundo Kiev. A ONU deu conta de 150.000 deslocados para a Polónia, Hungria, Moldávia e Roménia.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a "operação militar especial" na Ucrânia visa desmilitarizar o país vizinho e que era a única maneira de a Rússia se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos, incluindo o português, e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), UE e Conselho de Segurança da ONU, tendo sido aprovadas sanções em massa contra a Rússia.

Leia Também: Polónia recusa defrontar Rússia no playoff de acesso ao Mundial

Leia Também: Suécia junta-se à Polónia e recusa jogar contra a Rússia

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório