Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Sp. Braga derruba Sheriff 'de penálti' e segue em frente na Liga Europa

Arsenalistas deram a volta à desvantagem da primeira mão e eliminaram os moldavos no desempate por grandes penalidades.

Sp. Braga derruba Sheriff 'de penálti' e segue em frente na Liga Europa

O Sporting de Braga carimbou, ao final da noite desta quinta-feira, o apuramento para os oitavos-de-final da Liga Europa, ao 'devolver' ao Sheriff o 2-0 da primeira mão dos playoffs e selando as contas no desempate por grandes penalidades.

Iuri Medeiros e Ricardo Horta marcaram, ainda na primeira parte, os golos que igualaram a eliminatória. Já nos remates da marca dos 11 metros, os holofotes dividiram-se entre Matheus Magalhães, que defendeu dois, e Francisco Moura, que cobrou o decisivo.

Do dia para a noite

A equipa do Sporting de Braga que se apresentou na Pedreira em nada teve a ver com aquela que viajou para a Moldávia, e, como resultado, os primeiros 45 minutos foram de um autêntico ‘massacre’ para o Sheriff.

A partida até começou dividida, com oportunidades de parte a parte - a de André Horta, ao poste, e a de Edmund Addo, a centímetros do alvo, foram as mais flagrantes - mas, a partir do quarto de hora de jogo, o duelo assumiu sentido único.

Foi, por isso, sem grande surpresa que, aos 17 minutos, os arsenalistas se viram na dianteira no marcador. A passe de Ricardo Horta, Iuri Medeiros tocou para o fundo das redes e deu o mote para a ‘remontada’.

Daí em diante, as chances continuaram a registar-se em catadupa. Os homens de Carlos Carvalhal estiveram sempre mais perto da baliza, mas, pelo meio, um contra-ataque ‘venenoso’ só não deu golo de Momo Yansané graças a uma bela defesa de Matheus.

No entanto, a noite era mesmo dos homens da casa, que repuseram a igualdade na eliminatória à beira do apito para o intervalo. Ricardo Horta ‘trocou de pele’ com Iuri Medeiros, marcou e desatou a ‘loucura’, em Braga.

Sofrer… para depois ‘matar’

No segundo tempo, o ritmo de jogo do Sporting de Braga decresceu significativamente, e, aos poucos, e apesar do claro domínio dos homens da casa, começou a pairar sobre a Pedreira o ‘fantasma’ do cinismo adversário da primeira mão.

Ricardo Horta e Abel Ruiz desperdiçaram oportunidades de ouro para ‘matar’ a partida… e o Sheriff acabou por ‘esfregar as mãos’, já que sabia que tinha uma equipa mais fresca para o prolongamento, dada a pausa no campeonato moldavo.

Ainda assim, a noite era mesmo dos minhotos. No desempate por grandes penalidades, Matheus Magalhães defendeu dois remates. Em sentido inverso, Ricardo Horta, Al Musrati e, finalmente, Francisco Moura marcaram, para acabar com as dúvidas.

Momento do jogo: Aos 24 minutos, o Sheriff dispôs de uma oportunidade de ouro para fazer o 1-1. Completamente isolado, Momo Yansané atirou para uma defesa de 'gigante' de Matheus Magalhães que permitiu ao Sporting de Braga manter o ímpeto com o qual selaria a passagem à próxima fase.

Onzes

Sporting de Braga: Matheus; Yan Couto, Vítor Tormena, David Carmo, Fabiano; Al Musrati, André Horta, Iuri Medeiros; Ricardo Horta, Rodrigo Gomes e Vitinha.

Sheriff: Athanasiadis; Traoré, Petro, Radeljic, Dulanto, Julien; Thill, Addo, Bruno; Yansané e Yakhshiboev.

Antevisão

Sporting de Braga e Sheriff têm agendado, para esta quinta-feira, um segundo encontro, no qual os homens de Carlos Carvalhal estão obrigados a provar que aquilo que aconteceu, precisamente, há uma semana, na República da Moldávia, não passou de um acidente de percurso.

Os arsenalistas partiam como favoritos para a primeira mão dos playoffs de apuramento para os oitavos-de-final da Liga Europa, mas a verdade é que saíram de Tiraspol derrotados, por 0-2, fruto dos golos marcados por Sebastien Thill e Adama Traoré.

Agora, o emblema português (que, pelo meio, foi a Tondela vencer, por 1-0) está obrigado a levar a cabo uma 'remontada', perante os seus próprios adeptos, na Pedreira, se quer evitar o 'adeus' precoce às competições continentais.

O Sporting de Braga-Sheriff será ajuizado pelo árbitro espanhol José María Sánchez Martínez, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h00 (hora de Portugal Continental), através do Desporto ao Minuto.

Leia Também: Sporting de Braga-Sheriff: Pesadelo é para 'detonar' na Pedreira

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório