Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Dos elogios de Pep ao reencontro especial. A 'explosão' de Matheus Nunes

Jovem médio do Sporting continua a afirmar-se como uma das melhores unidades do Sporting e recebeu rasgados elogios após duelo com o Manchester City.

Dos elogios de Pep ao reencontro especial. A 'explosão' de Matheus Nunes
Notícias ao Minuto

08:01 - 18/02/22 por Francisco Amaral Santos

Desporto Sporting

Matheus Nunes foi um dos nomes mais falados na primeira noite de Liga dos Campeões em 2022. O Sporting até sofreu uma goleada pesada às mãos do Manchester City (0-5), em jogo da 1.ª mão dos oitavos de final da prova, mas o jogador foi alvo de muitos elogios após o apito final, nomeadamente por parte de... Pep Guardiola. O treinador catalão não escondeu ter ficado particularmente impressionado com o rendimento do médio brasileiro, que escolheu representar a seleção portuguesa, e classificou-o mesmo como um dos "melhores médios do mundo".

Ora, esta é apenas mais uma etapa no caminho de afirmação de Matheus Nunes, sendo que, no próximo domingo, há mais um jogo especial para o jogador de 23 anos. O Sporting recebe, em partida da 22.ª jornada da I Liga, o Estoril, equipa que representou e na qual deu nas vistas antes de se transferir para Alvalade. 

De facto, foi no Estoril que Matheus Nunes começou a dar que falar, apesar de não ter feito mais do que oito jogos ao serviço da equipa principal. No entanto, há um ponto chave que acabaria por se revelar fundamental nesta mudança. A 31 de janeiro de 2018, o Estoril visitou o reduto do Sporting, em jogo da Taça da Liga, e arrancou mesmo uma vitória com um tal de... Matheus Nunes no meio-campo. 

Passados três meses, o Sporting acabaria por anunciar a contratação do então jovem médio, precisamente no último dia do mercado de janeiro em 2019. Matheus Nunes foi integrado na equipa de sub-23, mas, na época seguinte, acabaria por dar o salto, definitivo, para a equipa principal e ser lançado por Rúben Amorim na visita ao Vitória SC (2-2) a 4 de julho de 2020, e logo na condição de titular. 

A partir daí, Matheus Nunes acabou por receber mais oportunidades e ainda realizou 10 jogos pela equipa principal do Sporting até final da temporada. Em 2020/21 prosseguiu numa toada de afirmação total nas primeiras escolhas de Rúben Amorim e foi decisivo em alguns momentos da época que culminou com o regresso ao título de campeão nacional por parte dos leões. Aquele golo frente ao Sp. Braga, na Pedreira, por exemplo, é um dos momentos mais marcantes da campanha do Sporting. 

Na presente temporada, Matheus Nunes não se deixou levar pelos constantes elogios e continua a ser um dos jogadores do Sporting com melhor rendimento em campo e capaz de pegar no jogo nos momentos de maior aperto. A forma como liga o jogo, como consegue transportar a bola e criar desequilíbrios com as suas arrancadas são um autêntico pesadelo para qualquer adversário. Perante isto, o cenário de uma possível permanência na equipa a partir do próximo verão começa a afigurar-se como... improvável. 

Registo da última época prestes a ser superado 

Matheus Nunes contabiliza, até ao momento, 37 jogos e três golos na presente temporada, um registo que o deixa à beira de pulverizar os números rubricados na época transata. Em 2020/21, o médio do Sporting chegou aos 39 jogos e ficou-se pelos três golos. A nível de assistências, Matheus Nunes parece agora mais incisivo e já leva cinco passes para golo, contra três da temporada passada. 

'Agarrado' por Fernando Santos

Muito deu que falar a chamada à seleção nacional de Matheus Nunes. Não por estar em causa a sua qualidade, mas porque também Tite, selecionador do Brasil, decidiu chamar o jogador do Sporting precisamente na mesma altura. Matheus teve, então, que fazer uma escolha, e acabou por optar pela seleção das quinas. 

A 9 de outubro, estreou-se com a camisola lusa na partida de cariz particular frente ao Qatar e também foi a jogo frente a Luxemburgo e República da Irlanda, relativos à fase de qualificação para o Campeonato do Mundo. Em março, espreita nova chamada de Fernando Santos para o importante playoff, que é a derradeira oportunidade da seleção nacional reservar um lugar no Mundial'2022. 

Blindado por 60 milhões de euros

Matheus Nunes será, seguramente, um dos ativos que mais agitará o mercado em Alvalade a partir do próximo verão, mas a direção liderada por Frederico Varandas não facilitará no momento de negociar o jogador. O internacional português renovou no passado mês de outubro até 2026 e a cláusula de rescisão manteve-se intocável nos 60 milhões de euros. 

Leia Também: "Este Sporting não está preparado para defrontar os melhores da Europa"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório